Desafios do desempenho da polícia no Brasil

  • 0

Deem nota de acordo com o Enem, por favor!

 

É possível afirmar que o trabalho da polícia não se limite só em preservação da lei e da ordem, é também sobre atividades como socorro em situação de acidentes ou catástrofe, o planejamento urbano, a educação de menores e até a assistência social. Com isso, é possível dizer que é uma profissão requerida e importante para todo país. Entretanto, tal profissão sofre com desafios para seu desempenho, como a desvalorização do trabalho da polícia em consonância com a violência policial.

A priori, convém ressaltar que a profissão de polícia está cada vez menos valorizada. Por exemplo os salário de PMs, principalmente do Estado de São Paulo que, segundo o Sindpep ( Sindicato dos Delegados de polícia do Estado de SP), o salário inicial da categoria em São Paulo é de R$ 10.382,48, sendo o pior entre os estados do Brasil. Diante disso, indiscutivelmente, nota-se que infelizmente os governantes não tem dado a devida importância ao cidadão trabalhador militar.

Além disso, outro fator que colabora para a questão é a violência policial.” A violência, seja qual for a maneira que ela se manifesta, é sempre uma derrota” com essas palavras de Jean-Paul Sartre é possível dizer que o abuso de poder e a falta de empatia vinda de alguns policiais que usa força excessiva, ataques verbais e intimação psicológica falha com a realização de sua profissão. Uma vez que o policial está para servir e ajudar o cidadão e não para ser truculento.

Portanto, medidas são necessárias para eliminar gradativamente o problema. Logo, o Governo – poder executivo no âmbito da União – por meio de aulas, palestras e campanhas, deve conscientizar e explicar às comunidades sobre a eficácia da polícia na sociedade, com o intuito de diminuir a desvalorização policial no Brasil. Ademais, o Poder Público, precisa, ainda, estabelecer leis mais severas para punir todos os policiais que usam a violência como “desculpa” para castiga-los sem piedade alguma – por intermédio da aprovação da maioria dos senadores e deputados – com o fito de facilitar os caminhos para a paz social e extinguir a revolta da sociedade.

Compartilhar

2 Correções

  1. É possível afirmar que o trabalho da polícia não se limite só em preservação da lei e da ordem, entretanto, também engloba atividades, como socorro em situação de acidentes ou catástrofes, os planejamentos urbanos, a educação de menores e até a assistência social. Com isso, é possível dizer que é uma profissão requerida e importante para todo país. Contudo, tal profissão sofre com desafios para seu desempenho, como a grande desvalorização do trabalho da polícia em consonância com a violência policial.

    A priori, convém ressaltar que a profissão de policial está cada vez mais sendo desvalorizada, podemos questionar, por exemplo, os salário de PMs, principalmente do Estado de São Paulo que, segundo o Sindpep ( Sindicato dos Delegados de polícia do Estado de SP), o salário inicial da categoria em São Paulo é de R$ 10.382,48, sendo o pior entre os estados do Brasil. Diante disso, indiscutivelmente, nota-se que infelizmente os governantes não tem dado a devida importância ao cidadão trabalhador militar.

    Além disso, outro fator que colabora para a questão é a violência policial.” A violência, seja qual for a maneira que ela se manifesta, é sempre uma derrota” com essas palavras de Jean-Paul Sartre é possível dizer que o abuso de poder e a falta de empatia vinda de alguns policiais que usa força excessiva, ataques verbais e intimação psicológica falha com a realização de sua profissão. Uma vez que o policial está para servir e ajudar o cidadão e não para ser truculento.

    Portanto, medidas são necessárias para eliminar gradativamente o problema. Logo, o Governo – poder executivo no âmbito da União – por meio de aulas, palestras e campanhas, deve conscientizar e explicar às comunidades sobre a eficácia da polícia na sociedade, com o intuito de diminuir a desvalorização policial no Brasil. Toda via , o Poder Público, precisa, ainda, estabelecer leis mais severas para punir todos os policiais que usam a violência como “desculpa” para castiga-los sem piedade alguma – por intermédio da aprovação da maioria dos senadores e deputados – com o fito de facilitar os caminhos para a paz social e extinguir a revolta da sociedade.
    Editei algumas coisas. Nota 800

    • 0
  2. Na introdução você deveria ter usado um repertório cultural.
    Na proposta de intervenção eu não tenho certa mas a parte de castigalos sem piedade alguma ,podem ferir os direitos humanos que pode fazer você zerar.

    Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(120)
    Competência 2 – Compreensão da proposta
    (120)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(160)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(160)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(60)
    Nota:620

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.