No famoso conto “João e Maria”, uma casa feita de doces atrai dois irmãos para a armadilha de uma bruxa. Assim como nessa história, fora da ficção os alimentos também podem representar um perigo para as crianças, visto que o consumo exacerbado de açúcares e de gorduras é uma das causas da obesidade infantil – sério problema de saúde recorrente entre os infantes do país. Acerca disso, a má alimentação e a falta de exercícios físicos, que caracterizam o estilo de vida moderno, são desafios que precisam ser enfrentados para combater essa problemática.
A partir desse cenário, pode-se afirmar que os produtos naturais têm perdido espaço nos lares brasileiros para os ultraprocessados, os quais contribuem para o acúmulo de gordura corporal. Sob tal perspectiva, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família e da sociedade zelar pela proteção da vida dos menores. No entanto, nota-se que a alimentação oferecida às crianças pelos pais não garante tal cuidado, uma vez que suas refeições são ricas em carboidratos e lipídios, e pobres em nutrientes. Tal situação preocupante é um reflexo do cotidiano atual, no qual devido à falta de tempo, os alimentos industrializados são preferíveis por sua praticidade e sua acessibilidade. Logo, mudanças alimentares são essenciais para evitar que problemas de saúde associados à obesidade afetem os futuros adultos.
Outrossim, o sedentarismo é outro fator que compromete o funcionamento equilibrado do organismo das crianças. Nesse sentido, essa conjuntura pode ser analisada conforme os dados de 2019 da OMS, que constataram que cerca de 85% dos jovens brasileiros entre 11 e 17 anos são sedentários. Isso porque as tecnologias da informação mudaram drasticamente a rotina dessa parcela da população, a qual substituiu a prática de atividades físicas pelo uso excessivo dos meios virtuais. Como consequência, as calorias antes gastas em brincadeiras como futebol e pega-pega, por exemplo, permanecem no corpo na forma de gordura até o ponto de serem um fator de risco para o surgimento de enfermidades. Com base nisso, fica claro que as crianças precisam equilibrar o uso da internet com a realização de exercícios.
Portanto, medidas são necessárias para a resolução desse problema. A fim de proporcionar um estilo de vida saudável e combater a obesidade entre as crianças, urge que o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, crie campanhas de conscientização nas escolas, mediante palestras com nutricionistas, as quais terão como público-alvo pais e alunos que serão informados sobre refeições equilibradas e com preparo compatível com uma rotina ocupada. Ademais, a prática de esportes deve ser incentivada nos meios de comunicação. Só assim, como João e Maria não foram vítimas da bruxa, as crianças também não serão da obesidade.
Projeto Redação
Oie, espero que a minha correção te ajude.
Introdução:
▪︎No famoso conto “João e Maria”, uma casa feita de doces atrai dois irmãos para a armadilha de uma bruxa. Assim como nessa história, fora da ficção [1] os alimentos também podem representar um perigo para as crianças, visto que o consumo exacerbado de açúcares e de gorduras é uma das causas da obesidade infantil – sério problema de saúde recorrente entre os infantes do país. Acerca disso, a má alimentação e a falta de exercícios físicos, que caracterizam o estilo de vida moderno, são desafios que precisam ser enfrentados para combater essa problemática.
Obs.:
▪︎1- Ausência de vírgula.
Desenvolvimento 01:
▪︎A partir desse cenário, pode-se afirmar que os produtos naturais têm perdido espaço nos lares brasileiros para os ultraprocessados, os quais contribuem para o acúmulo de gordura corporal. Sob tal perspectiva, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família e da sociedade zelar pela proteção da vida dos menores. No entanto, nota-se que a alimentação oferecida às crianças pelos pais não garante tal cuidado, uma vez que suas refeições são ricas em carboidratos e lipídios, e pobres em nutrientes. Tal situação preocupante é um reflexo do cotidiano atual, no qual devido à falta de tempo, os alimentos industrializados são preferíveis por sua praticidade e sua acessibilidade. Logo, mudanças alimentares são essenciais para evitar que problemas de saúde associados à obesidade afetem os futuros adultos.
Obs.:
▪︎Perfeita a sua argumentação, só te dou uma dica: aconselho fazer o tópico frasal mais pequeno.
Desenvolvimento 02:
▪︎Outrossim, o sedentarismo é outro fator que compromete o funcionamento equilibrado do organismo das crianças. Nesse sentido, essa conjuntura pode ser analisada conforme os dados de 2019 da OMS, que constataram que cerca de 85% dos jovens brasileiros [1] entre 11 e 17 anos [2] são sedentários. Isso porque as tecnologias da informação mudaram drasticamente a rotina dessa parcela da população, a qual substituiu a prática de atividades físicas pelo uso excessivo dos meios virtuais. Como consequência, as calorias antes gastas em brincadeiras como futebol e pega-pega, por exemplo, permanecem no corpo na forma de gordura até o ponto de serem um fator de risco para o surgimento de enfermidades. Com base nisso, fica claro que as crianças precisam equilibrar o uso da internet com a realização de exercícios.
Obs.:
▪︎1 e 2- Ausência de vírgulas.
▪︎O restante está perfeito.
Conclusão:
▪︎Portanto, medidas são necessárias para a resolução desse problema. A fim de proporcionar um estilo de vida saudável e combater a obesidade entre as crianças, urge que o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, crie campanhas de conscientização nas escolas, mediante palestras com nutricionistas, as quais terão como público-alvo pais e alunos que serão informados sobre refeições equilibradas e com preparo compatível com uma rotina ocupada. Ademais, a prática de esportes deve ser incentivada nos meios de comunicação. Só assim, como João e Maria não foram vítimas da bruxa, as crianças também não serão da obesidade.
Obs.:
▪︎Perfeitaaa, se melhorar estraga.
Nota:
c1: 160
c2: 200
c3: 200
c4: 200
c5: 200
Total: 960
EllenAmoriim
Oii Abigail, segue minha correção.
Você elaborou uma redação e tanto em! Só senti falta de saber mais sobre o repertório, por qual motivo eles foram atraídos pelo doce? Poderia colocar: Evidenciando assim, que o consumo de doces é… Por exemplo. E assim você ligava ao tema da redação. Caso seu texto seja sobre um problema no Brasil, tenta colocar após o tema que tal óbice ocorre em território brasileiro.
Bom projeto de texto, ideias bem organizadas.
Repertórios bons.
Bom uso dos conectivos.
Conclusão bem feita, mas acho que o detalhamento não bateu muito bem com o repertório da introdução, esse empasse pode ser resolvido ao acrescentar mai informações como disse antes.
Nota:
C1 – 180
C2 – 200
C3 – 200
C4 – 200
C5 – 200
TOTAL: 980