Regente

Desafios do combate á obesidade infantil.

  • 0

No filme-documentário ‘’muito além do peso’’, é retratado a partir de entrevistas o aumento desordenado da obesidade infantil, que segundo dados colhidos, muitas crianças amam viver mais a sua vida falta sentido, justamente por conta do peso elevado. Todavia, na realidade brasileira, a falta de práticas de esportes e a falta de informações de qualidade, partindo do Ministério da Saúde sobre os riscos que o excesso de gordura produz ao corpo humano, é representada de maneira ampla as bases para a evolução do problema.

Deve-se destacar de início, que a falta da prática de esportes e/ou atividades físicas é representado como um dos complicados do problema. Nesse sentido, segundo Rousseau, na obra ‘’contrato social’’, cabe ao Estado viabilizar ações que visem o bem- estar coletivo. Nesse sentido, nota-se que o Brasil rompe com os contratos expostos pelo filosofo iluminista, uma vez que o sedentarismo está presente na sociedade causa impactos negativos à mesma, como por exemplo, o aumento de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, hipertensão arterial e diabetes, que se agravando em alto nível causas problemas na vida futura.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o advento e a evolução da tecnologia, muitas empresas alimentícias surgiram e como consequências trouxeram consigo produtos enlatados de fácil preparo, o que por sua vez, aumentou significativamente o índice de obesidade infantil e adulta. Visto que, o Brasil por ser representado como um país de alto poder de compras, os cidadãos apresentam cada vez menos tempo de se alimentar corretamente, o traz como consequência a alimentação baseada em gorduras e frituras. Nesse sentido, enquanto houver mentalidade passivam por parte do Ministério da saúde, no que se diz respeito às informações validas aos riscos do excesso de gordura no corpo, o índice de obesidade infantil será em pleno SÉC. XXI representado como um problema que caracteriza a base da estrutura da sociedade brasileira.

Somando os argumentos expostos, fica evidente que existem obstáculos que precisam ser enfrentados, para que o quadro de obesidade infantil seja revertido. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Educação em parceria com o Ministério da saúde, atuar través da criação de projetos que visem a prática de esportes saudáveis destinados á toda a sociedade, vindo como incentivo a expansão de uma vida saudável. Além, da criação e divulgação de palestras que visem transmitir informações válidas sobre os riscos que o consumo exagerado de gordura produz ao corpo humano. Sendo as ações mencionadas divulgadas através das redes sociais, contando com a participação de nutricionistas na execução do mesmo. Dessa maneira, as ações realizadas de forma correta, trarão como efeito uma qualidade de vida elevada à todo da sociedade, refletindo por sua vez na sua vida futura.

 

 

POR FAVOR SE POSSÍVEL CORRIJAM DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIAS DO ENEM.    Obrigada e boa noite =)

Compartilhar

2 Correções

  1. você escreve muito bem e possui domínio de norma culta. seu texto esta coerente com o tema e foi bem desenvolvido. só achei que sua proposta de intervenção faltou uma segunda proposta e fique atento a quantidade de conteúdo para seu texto não ficar muito extenso e não caber nas 30 linhas, alem disso e bom colocar articuladores no inicio dos dois parágrafos do densem volvimento. ( não sei corrigir dando pontos )

    • 1
  2. No documentário ‘’Muito Além do Peso’’

    *(há letras maiúsculas, veja o cuidado)* e *(especifique mais, diga quem é o (a) diretor (a) )*

    é retratado a partir de entrevistas o aumento desordenado da obesidade infantil, que segundo dados

    *(quais?)*

    colhidos, muitas crianças amam viver mais a sua vida

    *(faltou sentido? acredito que tenha faltado alguma palavra, perdeu um pouco de coesão na leitura)*

    , justamente por conta do peso elevado. Todavia, na realidade brasileira, a falta de práticas de esportes e a falta de informações de qualidade, partindo do Ministério da Saúde

    *(salto temporal? mudança brusca de direcionamento)*

    sobre os riscos que o excesso de gordura produz ao corpo humano, é representada de maneira ampla as bases para a evolução do problema. (okay, sua tese! vejamos os riscos e as condutas amplas que são de bases)

    Deve-se destacar *(,)* de início, que a falta da prática de esportes e/ou atividades físicas *(,)* é representado como um dos

    *(fatores)*

    complicados do problema. Nesse sentido, segundo Rousseau, na obra ‘’contrato social’’, cabe ao Estado viabilizar ações que visem o bem- estar coletivo. Nesse sentido, nota-se que o Brasil rompe com os contratos expostos pelo filosofo iluminista,

    uma vez que o sedentarismo está presente na sociedade (causa impactos negativos à mesma, como por exemplo, o aumento de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, hipertensão arterial e diabetes, que se agravando em alto nível causas problemas na vida futura.)

    Dica – o texto depois de Rousseau ficou expositivo, dê uma olhada em conectivos também, pois muitas das ideias ficaram soltas e perderam-se na progressão textual.

    Após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o advento e a evolução da tecnologia, muitas empresas alimentícias surgiram e como consequências trouxeram consigo produtos enlatados *(e)* de fácil preparo, o que por sua vez, aumentou significativamente o índice de obesidade infantil e adulta.

    (salto temporal! mudou rápido o assunto, você comentou sobre a era das catástrofes, mas não transitou bem para Atualidade)

    Visto que, o Brasil por ser representado como um país de alto poder de compras, os cidadãos apresentam cada vez menos tempo de se alimentar corretamente, o *(que)* traz como consequência a alimentação baseada em gorduras e frituras. Nesse sentido (procure outros conectivos ou sinônimos, repetiu mais de uma vez o “nesse sentido”), enquanto houver

    *(mentalidade? será que poderíamos trocar essa palavra por “ineficiência sistemática do Ministério ou algo próximo a)*

    passiva*(m?)* por parte do Ministério da saúde, no que se diz respeito às informações validas aos riscos do excesso de gordura no corpo, o índice de obesidade infantil será em pleno SÉC. XXI representado como um problema que caracteriza a base da estrutura da sociedade brasileira.

    Somando os argumentos expostos, fica evidente que existem obstáculos que precisam ser enfrentados, para que o quadro de obesidade infantil seja revertido. *(ótimo)

    *(Nesse sentido? repetição desse conectivo pela terceira vez, acho),

    cabe ao Ministério da Educação *(,)* em parceria com o Ministério da saúde, atuar
    *(a)*través da criação de projetos que visem a prática de esportes saudáveis destinados á (o correto é “a”, não tem crase antes de “toda/todos/todas/todo”) toda a sociedade, vindo como incentivo a expansão de uma vida saudável.

    *(especifique os projetos e exemplifique-os, fale de um pelo menos)*

    Além *(, não tem essa vírgula)* da criação e divulgação de palestras que visem

    *(usando o verbo “visar” pela segunda vez e próximo do outro, cuidado)*

    transmitir informações válidas sobre os riscos que o consumo exagerado de gordura produz ao corpo humano. Sendo *()portanto/logo/assim/nesse caso)* as ações mencionadas divulgadas através das redes sociais, contando com a participação de nutricionistas (de que forma engajada? como seria a seleção?) na execução do mesmo. Dessa maneira, as ações realizadas de forma correta, trarão como efeito uma qualidade de vida elevada *(à, sem crase)* tod*(o)* da sociedade, refletindo por sua vez na sua vida futura.

    C1 – 100 (há palavras “comidas” ao longo do texto, o que afeta a compreensão textual e sua progressividade na leitura. Além disso, problemas com crases e outras pequenas falhetas)
    C2 – 140 (compreendeu a proposta, mas poderia tratar com maior especificidade e atingir ao ponto de maior produção)
    C3 – 120 (como disse anteriormente, muita parte da coerência e coesão teve problema devido a alguns erros bobos que prejudicaram o sentido e o uso semântico de algumas palavras e colocação de frases)
    C4 – 80 (os conectivos foram algo com maior enfâse aqui, infelizmente, não cumpriu com muito, os que usava se repetia. Estude sobre “conectivos”, vai te ajudar bastante na colocação e redirecionamento ao texto. Atente-se também ao deslocamento e à transição que faz com os assuntos e fatos que expõe)
    C5 – 140 (a conclusão foi boa, mas não tenho certeza se chegaria a 200. faltou mais desenvoltura, acredito que para ter uma conclusão muito boa, deve atender requisitos que, além de especificidade da resolução, apontar quem?, onde?, como? e afim de que?. Quanto ao fechamento, eu gostei!)

    OBS: eu não sou corretor, nem nada, mas passei um tempo em cursinho. Espero que possa ter contribuído em alguma coisa. Gratidão!

    POR FAVOR SE POSSÍVEL CORRIJAM DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIAS DO ENEM.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.