Embora a Constituição assegure a educação como direito dos cidadãos e dever do Estado, na atual realidade brasileira não há total cumprimento dessa garantia. Visto que muitas crianças e adolescentes não tem o mínimo acesso a escola, tal fato contribui para um futuro de dificuldades, principalmente na ingressão no meio social e profissional.
Em primeira análise, a privação ao conhecimento afeta a vida de muitos. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 28,2 % da população brasileira não tem acesso à educação. Esse infeliz cenário está atrelado a falta de investimentos -dos órgãos administrativos- destinados a construção de escolas em lugares de difícil acesso, infraestrutura e projetos que facilitem a aprendizagem de crianças com déficit de atenção.
Ressalta-se ademais, que a educação é um meio importante de promover desenvolvimento pessoal e social. Em vista disso, os jovens sem entrada no meio escolar está propicio a um futuro de preconceitos e dificuldades, assim como os 11 milhões de pessoas sem alfabetização que vivem no Brasil. Esses indivíduos enfrentam obstáculos todo dia para serem contratados, e quando são, recebem menos por conta da pouca escolaridade. Nessa ótica, é perceptível o quão prejudicial é a ausência do ensino.
Portanto, pode-se inferir que os desafios do acesso a educação é um tema relevante e que carece soluções. Logo, o Ministério da Educação precisa investir em melhorias no âmbito educacional, através das verbas governamentais deve ser feitas reformas em colégios, assim como a construção de escolas nos lugares de difícil acesso, para que os estudantes tenham uma boa estrutura escolar. Além disso, é necessário que crianças que apresentem déficit de atenção tenha um acompanhamento especial, essa medida pode ocorrer através da preparação de educadores com cursos sobre o assunto. Espera-se com essas medidas neutralizar as dificuldades de acesso ao conhecimento.
Ingridvarela
Gostei bastante da sua redação: ela foi bem escrita, usou diversos conectivos…
Tenho pouquíssimas observações.
1° – achei o terceiro parágrafo um pouquinho confuso, acho que a maneira de organizar as informações não foi a melhor.
2°- você falou sobre crianças com déficit de atenção na conclusão, poderia ter citado também sobre elas em algum parágrafo de desenvolvimento, agregaria muito e faria mais sentido já que você citou elas no final.
Parabéns pelo seu esforço! ❤
Não pare de treinar e já já alcançará seu objetivo!!