Estudante

DESAFIOS DE SER IDOSO NO BRASIL NO SÉCULO XXI

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Os idosos, por serem considerados sábios e experientes, ocuparam cargos importantes na Roma Antiga. Conquanto, ao analisar o contexto do Brasil hodierno, vê-se um panorama distante da civilização romana, haja vista, que o público idoso sofre com diversas dificuldades e intolerância no dia a dia. Nessa perspectiva, não há dúvidas de que essa população enfrenta vários desafios, o qual ocorre devido à negligência dos direitos, mas também, ao preconceito e exclusão com a classe idosa. 

A priori, um dos fatores contribuintes para a acentuação dos desafios dessas pessoas, é não execução dos direitos básicos. Embora a população idosa esteja aumentando, por causa do avanço da medicina e expectativa de vida, os preceitos do Estatuto do Idoso, que buscam assegurar bem-estar, dignidade e qualidade de vida, são ignorados pela sociedade. Nesse viés, é imprescindível a modificação desse cenário, tendo em vista a inversão da pirâmide etária afirmada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Entretanto, os idosos desconhecem esses direitos inerentes, dificultando as exigências por melhorias e impossibilitando as denúncias.

Ademais, outro aspecto que é um óbice para esses cidadãos, é o preconceito e exclusão social. Sob esse prisma, Zygmunt Bauman, no conceito de Modernidade Líquida, relata que as relações atuais são fluidas, imediatistas e individualistas. Como consequência desse modelo de organização social contemporâneo, surge a arduidade na inclusão de minorias e favorecimento de preconceitos. A partir disso, é fundamental a participação das instituições de ensino, com intuito eliminar atos intolerantes e fortalecer a ideia de respeito ao idoso, a julgar pelo caráter, também, de formação cidadã que a educação possui.

Portanto, medidas são necessárias para modificar esse quadro. Sendo assim, para que os desafios sejam superados e o respeito com a população idosa seja realidade, urge que o Ministério da Educação (MEC), juntamente às escolas e as mídias, faça um projeto denominado “Respeite o seu futuro”. Esse projeto será executado através de debates nas salas de aulas sobre a temática, exposição nas mídias televisivas e redes sociais do MEC de como denunciar violações e quais são os direitos assegurados. Além disso, a participação desse público na escola, a fim de criar vínculos entre as diferentes gerações. Assim, ideais de valorização da singularidade e apreciação do idoso da Roma antiga, será algo factível no país.

ATRIBUAM NOTA POR COMPETÊNCIA, POR FAVOR! AGRADECIDO!!!

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2 Correções

  1. Minha primeira correção, espero que ajude
    Competência 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
    180: Não possui erros gramaticais, porém, em alguns pontos o excesso de vírgulas dificulta a ideia que você gostaria de passar ao leitor. A correção do enem funciona de forma rápida, em torno de 2 a 3 minutos por redação, logo o corretor não retornará ao texto para ler e entender o que foi escrito.
    *tente usar conectivos em algumas frases no lugar de vírgula*
    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    200: Não foge do tema, apresenta fatores históricos, sociais e filosóficos para construção do tema. Bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    200: Defende bem o seu ponto de vista e desenvolve com argumentações consistentes o seu ponto de vista não só se prendendo ao fator histórico usado inicialmente.
    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    200: Usa de recursos coesivos para conectar um parágrafo ao outro, construindo uma dissertação argumentativa sólida.
    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    200: achei maravilhosa a conclusão, você aponta como fazer, quem iria fazer, a ação a ser tomada e os efeitos que a sua ação resultaria, tudo isso com detalhes dentro de uma quantidade de linhas boas que não é nem muito curta e nem extensa.

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  2. oi,
    gostei muito da sua redação. não percebi nenhum erro ortográfico aparente. sua conclusão também está perfeita, apresenta agente e modo. legal. mas como você mencionou na primeira argumentação sobre o idosos desconhecerem seus direitos, esperava alguma coisa relacionada a isso no final. mesmo assim está muito bom.
    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    Total: 1000.

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