Durante o governo de Vargas, conhecido como Estado Nova, existiam leis que proibiam as mulheres de praticar qualquer esporte que fosse contra sua “natureza”. Apesar da constituição atual não ter mais essas leis, as mulheres ainda enfrentam diversos desafios no mundo do futebol. Nesse contexto, destaca-se a desvalorização dessa modalidade pela comunidade brasileira e as disparidades salariais e de tratamento entre o futebol feminino e masculino.
Em primeira análise, a socióloga Simone de Beauvoir definiu em sua obra, “O Segundo Sexo”, que mulher séria na sociedade o outro do homem, portanto não existiria em si mesma, apenas em comparação com ele. Em consequência, dentro do futebol não é diferente, o módulo feminino do esporte é, geralmente, visto como “o outro” do módulo masculino, logo, a população não o valoriza. Assim, o futebol feminino encontra-se marginalizado sem ter a mesma importância nacional que o masculino tem.
Outrossim, a Confederação Brasileira de Futebol – CBF- determina em seu Manual de Licenciamento dos Clubes, que todo time na primeira divisão do Campeonato Brasileiro deve ter um time feminino adulto ou de base. Entretanto, mesmo que tal medida os obrigue a investir nessa modalidade, as direções dos clubes acabam destinando capitais insuficientes para esta, o que gera disparidades salariais e de tratamento entre o time “principal” e o feminino. Dessa forma, é insuficiente apenas obrigar a criação de times de mulheres, é preciso criar formas de investimentos eficientes, para que o modo seja, então, valorizado.
Diante desses aspectos, medidas precisam ser tomados para superar esses desafios. Portanto, fica imperativo a CBF, em parceria com grandes empresas, gerar maior valorização dessa forma do esporte por meio de investimentos que levem o futebol feminino as TVs brasileiras, bem como assegure igualdade salarial a fim tornar essa modalidade também importante no cenário nacional. Desse modo, superando a ideia de que esse módulo é “o outro” do masculino.
Nathallyz
-> “Estado Novo”. 1º erro de letra em uma palavra, não é suficiente para perder pontos na Competência 1.
-> “Mulher séria na sociedade”. 2º erro de letra no desenvolvimento 1, não é suficiente para perder pontos.
-> “Portanto,”. Falta de vírgula após um conectivo. Após 3 erros os pontos da competência 1 caem para 160 pontos.
-> “Em si mesma, apenas em comparação…” Falta de vírgula, a frase fica desenfreada e confusa.
-> Evite usar a expressão “muitas vezes”. Isso é uma marca de oralidade, fere a Competência 1.
Sua introdução está caminhando para ficar MUITO boa há alguns erros que podem facilmente ser evitados. Poderia ser mais elaborado, como:
“Durante o governo de Vargas, conhecido como Estado Novo, haviam leis sancionadas que proibiam a participação feminina em quaisquer classe esportiva que contrariasse sua “natureza”. Não obstante, apesar da gradativa mudança de pensamento atual, as mulheres ainda enfrentam diversos desafios no mundo esportivo, principalmente no futebol. Nesse contexto, destaca-se a desvalorização dessa modalidade pela comunidade brasileira e as disparidades salariais e de tratamento no que tange tal esporte.”
– Sua tese está bem definida, mas erros de gramática estão frequentes, tem muitas palavras repetidas em uma mesma parte do texto.
” Em primeira análise, a socióloga Simone de Beauvoir difiniu em sua obra, “O segundo sexo”, que a mulher seria, na sociedade, a outra face do homem, isto é, não existiria em si mesma, mas apenas em comparação a ele. Em consequência disso, essa perspectiva também se aplica ao futebol, uma vez que o modelo feminino neste é visto, majoritariamente, como “a outra face” do masculino. Assim, este encontra-se marginalizado e sem receber a devida importância nacional, seguindo em desi-
gualdade.”
– Toda vez que for passar a redação a limpo circula as palavras repetidas, se elas se repetirem mas em partes diferente, ex.: Esporte estar na introdução, em um desenvolvimento e na conclusão, ficará bem distribuido. Mas você repetiu “futebol” 2 vezes na introdução e 2 vezes no D.1. Além de ter repetido a palavra “modelo” quando se poderia usar um pronome.
– Seu D.2 está MUITO bem articulado, mas evite usar aspas na redação do ENEM. Mas há uma contradição, não é necessário mais investimentos, mas sim que eles sejam distribuidos de forma igualitária.
– A sua conclusão está muito simples, lembre-se, a conclusão tem uma competência SÓ DELA, ela, por si mesma, vale 200 pontos, então foque nela.
Diante desses aspectos, logo, medidas precisam ser tomadas para superar esses desafios. Portanto, cabe a CBF, em parceria com empresas privadas, gerar maior valorização dessa forma de esporte, por meio de investimentos, campanhas publici-
tárias, principalmente em mídias sociais, com a finalidade de facilitar o acesso a este pela população, além de, por atuação do Poder Público, por intermédio de fiscalizações e multas, assegure, desse modo, a igualdade mitigada no governo
Vargas.”
Então a distribuição de nota seria:
– Competência 1: 140 pontos.
– Competência 2: 160 pontos.
– Competência 3: 140 pontos.
– Competência 4: 140 pontos.
– Competência 5: 140 pontos.
Total: 720 pontos.
Você cometeu erros que são fáceis de mudar, mas sua estrutura está boa, não ache a nota baixa, foque na melhora.