Desafios das grandes cidades no Brasil

  • 0

Durante o governo de Juscelino Kubitschek houve uma grande evolução nas cidades brasileiras com a implementação do seu projeto “50 anos em 5”. Entretanto, esse desenvolvimento ainda é recorrente hodiernamente e infelizmente acarreta consequências negativas para a população, como as altas taxas de poluição e as dificuldades na mobilização dos indivíduos.

Em primeiro plano, a Carta de Pero Vaz de Caminha redigida no século XVI apresenta como os portugueses ficaram impressionados com a fauna e a flora do Brasil. Deveras, com a modernização das cidades iniciou a utilização de instrumentos responsáveis pela liberação de poluentes, principalmente do dióxido de carbono. Assim sendo, essa degradação ambiental afeta diretamente na sociedade que sofre complicações como aumento de temperatura e problemas diários de saúde.

Em segundo plano, no livro “Quarto de Despejo” Carolina Maria de Jesus retrata como a cidade de São Paulo é má arquitetada, ocorrendo casos de engarrafamentos e acidentes entre automóveis. Dessa maneira, a escassez de planejamento é um fator relevante para que assim cresça o número de indivíduos que vivem à margem da sociedade, como as favelas. Por conseguinte, a enorme dificuldade que as pessoas que vivem em grandes metrópoles encontram de se mobilizar de um local para outro.

Destarte, em busca de melhorias cabe aos Governos federais e municipais juntamente com o Ministério da Educação e os meios midiáticos o incentivo por meio de propagandas e anúncios para que a população diminuem o uso de instrumentos poluidores como os automóveis e demais meios poluentes, com o objetivo dos efeitos colaterais da poluição sejam cessados. Enfim, para que desse modo os planos de Kubitschek ainda possam seguir continuidade de forma sustentável e eficiente.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    A sua introdução está ótima, o uso do Governo de Kubitschek, você soube usar bens o repertório e explicá-lo. Porem, nos D1 e D2 há pouco desenvolvimento e complemento de sua ideia.
    Erros de português também está presente em alguns trechos.

    espero ter ajudado, bons estudos!! :)

    • 0
  2. Introdução boa, porém senti falta da segunda tese.
    Na parte dos desenvolvimentos, vi alguns erros de português e pontuação, porém, seus argumentos estavam ótimos e bem escritos.
    Já na conclusão, novamente temos erros de gramática, como o uso de “Governos federais” no plural; “diminuem” no lugar de “diminua”, além de falta de vírgulas em alguns pontos.
    C1: 120
    C2: 160
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 200
    Nota: 840

    • 0
  3. Boa introdução, trouxe a tese, apresentação dos argumentos e repertório.
    Mudaria os conectivos dos parágrafos. Exemplo: D1 – “Em primeiro plano”; D2 – “Em segunda análise”
    Esqueceu da vírgula no segundo desenvolvimento. (Em segundo plano, no livro “Quarto de Despejo”, Carolina Maria de Jesus retrata…)
    No trecho “para que assim cresça o número de indivíduos que vivem à margem da sociedade, como as favelas.” parece que o indivíduo citado é a favela, ficou ambíguo. Tenta colocar “moradores das favelas”, algo do gênero. Ou então “vivem à margem da sociedade, como nas favelas”.
    Realmente não sei se “governo federal” tem plural, mas acredito que não. Na dúvida, eu escreveria a conclusão assim:

    Destarte, em busca de melhorias nas condições das cidades brasileiras, cabe ao governo, na figura do Ministério do Meio Ambiente, fazer uso dos meios midiáticos, com propagandas e anúncios que incentivem a diminuição de instrumentos poluidores, como os automóveis, com o objetivo de frear efeitos colaterais acarretados pela poluição, para que desse modo os planos de Kubitschek possam ter continuidade de forma sustentável e eficiente.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.