Desafios da segurança pública

  • 1

A Constituição Federal de 1988, prevê em seu artigo 6° o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, a sociedade brasileira não tem gozado de tal benefício na prática quando a questão dos desafios da segurança pública entra em pauta. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro lugar, convém ressaltar o quanto a negligência governamental contribui para esse problema. Uma vez que, devido a falta de investimentos na segurança, grande parte da população de todo o Brasil não se sentem seguras para saírem de suas casas. Segundo o filósofo Platão “O importante não é viver, mas viver bem”. Consoante a isso, é fundamental que o governo se posicione e exerça corretamente o seu papel.

Além disso, a corrupção também é um fator determinante para essa adversidade. Haja vista que, os traficantes das diversas comunidades distribuídas pelo país estão sempre abastecidos de armas de fogo proveniente de uma hierarquia maior. Essa catástrofe acontece devido a associação de ambas as classes. De acordo com dados do G1, o Brasil piora no ranking de corrupção a cada ano. Correspondentemente, medidas reparadoras deverão ser utilizadas diante desse quadro.

Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, é imperioso que o Governo Federal juntamente com todas os órgãos de segurança pública do Brasil, invista em profissionais capacitados para exercer com responsabilidade o seu papel. Também é fundamental que seja feita a criação de bases policiais por todos os bairros brasileiros, destinadas a impedirem o avanço do tráfico. Nesse sentido, a finalidade dessas ações seria proporcionar a cada cidadão brasileiro a alegria de desfrutar dos seus direitos.

Compartilhar

1 Correção

  1. Competência 1: Demostra excelente domínio da língua portuguesa. 200.
    Competência 2: Argumentação consistente, repertório sociocultural produtivo. 200.
    Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema. 200.
    Competência 4: Articula as partes do texto com poucas inadequações e bom repertório de recurso coesivo. 160.
    Competência 5: Elabora muito bem a proposta de intervenção. 200.

    Redação muito boa, só deveria falar da sua tese no parágrafo de introdução.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.