DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

  • 0

A série “Grey’s Anatomy” retrata os conflitos vivenciados no “Hospital Seattle Grace”. Ao longo da trama, nota-se que alguns pacientes lidam com diversos problemas por não possuírem dinheiro o suficiente para pagar os exames e tratamentos necessários, esse cenário demonstra a relevância de se ter uma saúde gratuita fornecida pelo Estado. Fora da ficção, na sociedade brasileira, a saúde pública apresenta diversos desafios para ser efetivada, sendo consequência direta da carência de investimentos do Governo e dos problemas com as prevenções.

Em primeiro lugar, a infraestrutura dos hospitais públicos é afetada pelo descaso do Governo Federal. Nesse contexto, John Locke, filósofo contratualista, afirma que é dever do Estado, em razão do pacto social, promover a qualidade de vida dos indivíduos. Sendo assim, a superlotação e a falta de aparelhos essenciais para os atendimentos acontecem frequentemente e está associada ao baixo investimento na saúde. Logo, por apresentar essas adversidades os indivíduos sofrem consequências, tendo que enfrentar filas enormes, exames cancelados e a falta de diagnósticos que podem acarretar o desenvolvimento da doença.

Além disso, as medidas que são necessárias para evitar o aparecimento de enfermidades não foram totalmente concretizadas. Com isso, pode-se perceber que a sociedade brasileira enfrenta dificuldades para a precaução, sendo indiretamente ou diretamente. Assim, a prevenção indireta ocorre com o saneamento básico que evita o contágio dos indivíduos, e a prevenção direta ocorre com a promoção de atividades que evitam o aparecimento de doenças ou a descobre no início, sendo mais fácil a intervenção de cuidados. Entretanto, nas comunidades carentes o fornecimento de água potável é falho, e há indivíduos que não possuem disponibilidade para fazer uso das atividades fornecidas para a precaução.

Dessa maneira, é necessário que a ausência de investimento e os desafios da prevenção sejam corrigidos para que a saúde pública seja acessível para todos os indivíduos. Portanto, compete ao Estado elaborar um projeto que promova a expansão dos hospitais. Essa ação deve ser feita por meio de verbas governamentais, uma vez que poderá atender mais enfermos, com o objetivo de garantir a saúde da população brasileira. Somente assim, o Governo Federal poderá fornecer qualidade de vida aos brasileiros, assim como John Locke propôs.

Compartilhar

6 Correções

  1. Olá
    Redação muito bem estruturada,você demonstrou um domínio.
    A introdução ficou muito boa pois faz o leitor ter vontande de continuar lendo.
    A sua compreensão o que pode ser melhorado.
    Seu desenvolvimento foi bem claro quanto ao tema.
    Pode-se notar sua forma de desenvolver as idéias de forma coerente.
    Continue assim para obter resultados mais excelentes.

    • 1
  2. esse é um tema muito importante, e seus argumentos foram bem colocados, parabens.
    a estruturaa tambem ta muito boa, acho legal citar serie ou filme na introdução, ficou otima so ficou um pouco grande, na minha opiniao. Ah, outra coisa muito boa foi a questao de como vc abordou o assunto, achei bastante interessante. e tambem a citacao do filosofo “Nesse contexto, John Locke, filósofo contratualista, afirma que é dever do Estado, em razão do pacto social, promover a qualidade de vida dos indivíduos.” achei incrivel

    • 1
  3. Primeiramente gostaria de parabenizá-la pela redação.
    Vou lhe dar uma dica: no primeiro parágrafo você citou a série “Grey’s Anatomy” que retrata as dificuldades dos pacientes em não possuírem uma condição financeira estável para pagar o atendimento no hospital. Você poderia ter comparado o fato de que em muitos lugares existe um atendimento excelente, porém não gratuito. E que em outros existe atendimentos que são oferecidos gratuitamente, porém sem nenh qualidade. Seria interessante fazer uma comparação entre essas duas realidades e oferecer uma solução para ambas.
    (Na sua conclusão você poderia dar mais exemplos de como o governo federal poderia resolver esses problemas).

    • 1
  4. Ótima redação, parabéns.
    Gostei da estrutura ao aplicar a tese bem clara no primeiro parágrafo, mas achei que você deveria explorar mais exemplos como uma alusão histórica, por exemplo.
    Me senti um pouco perdida no segundo parágrafo, mas gostei da abordagem de diversas informações. Tenta separa-las melhor da próxima vez.
    No terceiro parágrafo, as ideias foram mais distintas e conseguiu aprofundar bem no foco do teu tema.
    por fim, a conclusão foi boa, só achei um pouco carente pois os problemas que você apresentou eram maiores que tua intervenção.
    Em média: entre 750 e 800. Parabéns!

    • 1
  5. Abordou muito bem o tema foi coerente se organizou ótima redação desenvolveu bastante só na parte da conclusão que você deu uma travada mais com o tempo você aprimora os seus conhecimentos bom continue andando no caminho certo rumo a nota máxima . Ah eu achei perfeito o fato de você comparar uma série ao cotidiano isso enriqueceu mais a beleza da sua redação

    • 0
  6. Argumentos bem colocados. Parabéns. Amo Greys e esses pontos que você colocou são cruciais e muito importantes. Retratou muito bem a dificuldade de pacientes de classe mais baixa ao visitar um hospital. Achei sua conclusão ótima, infelizmente o sistema de saúde brasileiro é triste. Concordo com você, as autoridades deveriam investir mais na saúde publica, expandindo hospitais e fornecendo mais medicamentos e aparelhos para o tratamento dos pacientes.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.