DESAFIOS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NO BRASIL

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    No que se diz respeito à profissão de professor no Brasil, conseguimos enxergar diversos desafios e dificuldades. Nesse contexto, questões como os problemas físicos, psiquiátricos e o bem estar desses profissionais, além da falta de incentivo em nosso país são de extrema importância e assuntos que devem ser discutidos.

    Em primeiro lugar, segundo o Sindicato Estadual de Profissionais da Educação (SEP), revela-se que as doenças psiquiátricas são a principal causa de afastamento dos professores, sendo um número maior que 50%, além da forte presença da síndrome de burnout. Dados esses que trazem à tona os sérios riscos de saúde que essas pessoas enfrentam e também a negligência dos órgãos governamentais ao lidar com esses fatores.

    Além disso, destaca-se a falta de incentivos monetários e na estrutura do local de trabalho, No Brasil, os professores lidam com salários muito inferiores em relação a outros países como a Finlândia, Coréia do Sul e Hong Kong, que por sua vez, apresentam índices de educação e satisfação muito elevados. Há também o fato de que em escolas falta uma estrutura básica para que se possa trabalhar, o que também contribui no stress desses profissionais.

    Portanto, torna-se nítida as dificuldades dessa profissão principalmente nos quesitos saúde e faltas de incentivo. É mister que, o governo, com intermédio do Ministério da Educação e da Saúde, crie programas visando acompanhamento psicológico e que haja um maior investimento em salário e estrutura. Pois somente assim, amenizaremos o terrível quadro presente em nosso país.

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3 Correções

  1. Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos.

    Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 160 pontos.

    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120 pontos.

    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 160 pontos.

    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 120 pontos.

    Nota final = 680 pontos.

    Comentários – introdução:
    Não há a presença de um contexto para relacionar o tema (isso afeta na C-02 e C-03). Você faz uso da 2ª pessoa do plural no termo “conseguimos”, o que não é próprio para uma dissertação-argumentação, é importante se manter na 3ª pessoa; também apresenta uma repetição de palavras com mesmo sentido em “desafios e dificuldades” (isso afeta a C-01).

    Comentários – desenvolvimentos 1 e 2.
    No D1 você inicia com um repertório, o ideal seria começar com o seu tópico frasal, retomando a tese da introdução (isso afeta na C-02). Conectivos com a mesma ideia de “Em primeiro lugar” não são mais aceitos pelo ENEM para estabelecer ligação com a introdução, tente usar “Diante disso” e seus sinônimos (isso afeta na C-04). O parágrafo está amplamente expositivo, ou seja, não há uma argumentação bem construída, apenas a apresentação de dados e uma tentativa de relacioná-los (isso afeta na C-03).
    Já no D2, há um erro com o uso de letra maiúscula em “No Brasil” (isso afeta na C-01). Construção incorreta no trecho “em escolas”, o adequado seria “nas escolas” (isso afeta na C-01). E também a ausência de uma argumentação solidificada (isso afeta na C-02 e C-03).

    Comentários – proposta de intervenção:
    Construção incorreta no trecho “com intermédio”, o correto seria “por intermédio” (isso afeta na C-01); a proposta está sem o modo que a ação será realizada, detalhamento e finalidade (isso afeta na C-05). Por fim, sem retomada de contexto que não foi apresentado na introdução (isso afeta na C-02 e C-03).

    Gostou? avalie como a melhor correção! ;)
    Bons estudos.

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  2. Introdução:

    Poderia começar com alguma referência mais concreta, em vez de apenas uma afirmação. Contudo, você soube articulá-la, além de introduzir os dois núcleos da sua tese.

    Desenvolvimento:

    2° parágrafo: apesar de empregar dados e demonstrar uma posição, não havia conectivos (e.g., já que, visto que, porque, etc.) que designassem uma posição concreta com relação à alusão mencionada, atenuando o caráter dissertativo do texto.

    3° parágrafo:

    apesar de empregar dados e demonstrar uma posição, não havia conectivos (e.g., já que, visto que, porque, etc.) que designassem uma posição concreta com relação à alusão mencionada, atenuando o caráter dissertativo do texto.

    Conclusão:

    Usufruiu bem da retomada do tema. Respondeu as perguntas (quem, o que, como, e para que), além do detalhamento.

    nota: 800

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  3. Boa tarde, vamos lá
    I- para começar a introdução, use um repertório sócio-cultural, cumprindo assim, os elementos da introdução: repertório, tema e tese.
    D1 e D2- poderia se aprofundar mais nos argumentos, mas em geral ficaram ótimos
    C- na conclusão ficou faltando cumprir os 5 elementos, que são: ação, agente, meio/modo, detalhamento e finalidade, como vemos abaixo:

    Portanto, torna-se nítida as dificuldades dessa profissão principalmente nos quesitos saúde e faltas de incentivo. É mister que, o governo, com intermédio do Ministério da Educação e da Saúde (agente), crie programas visando acompanhamento psicológico e que haja um maior investimento em salário e estrutura. (ação) Pois somente assim, amenizaremos o terrível quadro presente em nosso país. (finalidade)

    Mas em geral, você domina bem e tiraria uma boa nota, e como estamos no ínicio do ano, ainda há tempo de evoluir pra tirar um 900+, boa sorte!

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