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Desafios da prática de leitura na sociedade brasileira

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O escritor britânico Oscar Wilde afirma: “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”. Nessa perspectiva, é preciso dar o primeiro passo em relação à prática de leitura na sociedade brasileira, pois ler não é um hábito comum entre grande parte dos indivíduos e há desafios a serem enfrentados. Desse modo, a falta de incentivos nas escolas e a desigualdade social favorecem a problemática.

Diante desse cenário, a falta de incentivo à leitura nas escolas é um desafio contribuinte com o problema. Segundo Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo. Nessa linha de raciocínio, os livros são uma ferramenta a ser usada para tornar o mundo melhor, no entanto, falta incentivo até mesmo nas escolas, uma vez que estão focadas em aplicar provas e atribuir notas aos alunos, sem preocupação de tornar os estudantes leitores e fazer da leitura um hábito comum entre os indivíduos.

Outrossim, a desigualdade social na sociedade também é um desafio a ser combatido para a consolidação da prática da leitura. No início do século XX, no Brasil, antes do ensino primário se tornar obrigatório, apenas ricos tinham acesso à educação e, consequentemente, aos livros. Hodiernamente, décadas depois, o acesso aos livros ainda é majoritariamente elitizado, visto que pessoas de classes sociais mais baixas não têm o hábito de leitura, não só por falta de recursos financeiros para comprar livros, mas também por falta de tempo para a atividade. Sendo assim, observa-se que a desigualdade social é um obstáculo a ser enfrentado.

Portanto, o Ministério da Educação deve incentivar a prática de leitura no Brasil, por meio de projetos de leitura, que sejam realizados nas escolas com crianças e adolescentes, a fim de que se torne um hábito comum no corpo social. Ademais, cabe ao governo federal combater a desigualdade social, por intermédio de políticas públicas, que visem alcançar principalmente as classes sociais mais baixas, com o intuito de garantir o acesso aos livros como um direito de todos. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo citado por Oscar Wilde.

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3 Correções

  1. Olá, Graziele.
    Gostei muito da sua redação. Você discorreu muito bem sobre o tema, demonstrou ter domínio da norma padrão da língua portuguesa escrita. Seu texto fluiu muito bem, também demonstrou ter um repertório bastante rico. Continue assim e você irá garantir a nota tão almejada, bons estudos!!!!!!

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  2. De modo geral deve elaborar melhor a dissertação após de uma citação
    Ex para IN Nessa perspectiva é preciso que a sociedade brasileira inicie um processo de imersão na cultura literária,
    Deve parafrasear o texto, portanto usar palavras sinônimas, pronomes etc para evitar a repetição ao longo do texto

    OBS sou estudante do ensino médio, fato que deve ser pontuado

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  3. 1° parágrafo: “…pois ler não é um hábito comum entre grande parte dos indivíduos, sendo assim um desafio a ser enfrentado”
    Ademais, fez uma ótima introdução por meio de uma citação, e conduziu o parágrafo muito bem e ainda apresentou seus argumentos e tese na introdução, ainda utilizou três períodos, trazendo uma perfeita organização das ideias, coesão e coerência.

    2° parágrafo: reafirmou o primeiro argumento.
    Sugiro que comece seus desenvolvimentos assim:
    ex: ” Em primeira análise, é perceptível que a falta de incentivo à leitura nas escolas é um desafio contribuinte com o problema.”
    Procure utilizar conectivos intraprágrafos:
    ex: ” Ainda, segundo Nelson Mandela…”
    coloque a citação entre aspas!
    ex: ” Nesse contexto, os livros são uma ferramenta a ser usada para tornar o mundo melhor”

    3° parágrafo: ” Em segunda análise, a desigualdade social na sociedade também é um obstáculo a ser combatido para a consolidação da prática da leitura.”

    4° parágrafo: Não se esqueça de reafirmar sua tese na conclusão para encaminhar a sua conclusão perfeitamente fechando suas ideias.
    é sempre bom também você deslocar o seu operador argumentativo conclusivo:
    ex: Percebe-se, portanto, a necessidade de órgãos, como, o Ministério da Educação de incentivar a prática de leitura no Brasil…”
    e acho que só faltou o detalhamento na sua conclusão!

    Esse é o caminho, apesar de alguns detalhes pude compreender seus argumentos e propostas com clareza, meus parabéns, e rumo ao sucesso!

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