Iniciante

Desafios da polícia de fronteira no Brasil

  • 0

  Segundo dados da ONU, o Brasil é o 5° Maior território do mundo, possuindo assim extensão de fronteira a nível continental. Nesse sentido, o trabalho de controle entre fronteiras é muito mais árduo, visto que, apenas a Polícia Federal é responsável por tal trabalho. Desse modo, facilitando o contrabando e o tráfico para dentro dos limites territoriais do Brasil.

  Em primeiro plano, é importante salientar que a carência de policiais fragiliza a segurança fronteiriça brasileira. Haja vista que, é apenas uma força policial para combater tanto crimes entre fronteira quanto crimes hediondos de facções criminosas, num país que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano de 2016 possuiu mais de cinquenta mil mortes. Dessa maneira, entende-se o quão imperioso é a resolução dessa problemática.

   Ademais, é mister reconhecer que o Brasil possui altos níveis de tráfico em seu território, sendo parte desses produtos contrabandeados de fora do país. Sendo essa problemática fruto da má gestão do que passa pelas fronteiras, prinpalmente tendo em vista que o Brasil faz fronteira com dois grandes produtores de cocaína, Colombia e Peru.

Sob a ótica discutida da falta de força policial nas fronteiras, cabe ao Ministério da justiça e segurança pública junto ao legislativo, por meio de uma proposta de emenda a constituição, dê aos estados a autonomia para que eles possam mediar o controle fronteiriço com suas próprias policias, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos com a fronteira com o México e têm obtido resultados extremamente positivos. Para que assim, as forças da PF brasileira possam se concentrar em diminuir o poder de facções criminosas como o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital.

Compartilhar

1 Correção

  1. I. 200 – boa diversidade de palavras
    II. 80 – algumas partes do texto (2o e 3o parágrafos) se encontram expositivas, argumente mais, apresentando causas e consequências de acordo com o repertório citado, deixando seu ponto de vista claro.
    III. 200
    IV. 160 – é interessante propor as teses na introdução, para o leitor ter a previsão do que será discutido.
    V. 200
    Total – 840

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.