DESAFIOS DA PARTICIPAÇÃO DO JOVEM NA POLÍTICA BRASILEIRA

  • 0

A jovem ativista sueca Greta Thunberg de dezesseis anos, foi reconhecida mundialmente no ano de 2018, devido ao seu protesto fora do prédio do parlamento sueco em cobrança de ações contra a crise climática. A pouca idade da ativista e seu interesse por mudanças dos contextos de seu país, reforça a importância da participação de jovens em contextos sociais e políticos. Dessa forma, torna-se fulcral refletir a respeito dos desafios dos jovens à participação da política.

Compreender os impasses que afastam a juventude da participação do cenário político se faz necessário. Segundo o IBGE, aproximadamente 3 milhões de brasileiros não possuem sequer, certidão de nascimento. A Invisibilidade do Registro Civil é uma problemática que contribui para o distanciamento do jovem dos contextos políticos.

No entanto, demais fatores como desigualdade social, educação, bem como o partidarismo familiar, também influenciam em tal problemática. Para Rousseau, “Uma sociedade só é democrática quando ninguém for tão rico que possa comprar alguém e ninguém seja tão pobre que tenha que se vender a alguém.” Por certo, a influência familiar é um forte vetor que contribui para a alienação do jovem eleitor à raiz partidária familiar.

Logo, é fulcral que o Ministério da Educação, por meio de campanhas e palestras nas escolas construam o senso político crítico em seus alunos, para que estes saibam como opinar e assim escolher seus ideais políticos. Tal qual que o Governo por meio de propagandas e ações públicas, oriente às pessoas que não possuem o registro civil, a importância deste para cidadania e a maneira como se possa obter tais documentos, para que assim se possa propiciar a participação do jovem à política.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá! Olha, não nehuma expert em correções, mas vou tentar corrigir a sua de acordo com os meus conhecimentos, ok?

    Bom repertório, que se encaixou muito bem no tema.

    Proposta de intervenção previsível, mas bem articulada, contando com os 5 elementos (ação, agente, modo, detalhamento e finalidade).

    Apesar de sua redação apresentar boa estrutura do texto dissertativo-argumentativo, recomendo tomar cuidado com a pluralidade de temas, pois isso prejudica muita a coerência e coesão textual.

    • 1
  2. Oi
    Eu ainda estou estudando então não sou especialista nisso, mas vou apostar algumas coisas que eu percebi e que podem ajudar na sua redação espero estar ajudando.
    Introdução: Achei bem completa e muito boa a citação, só que você não apresentou o tema de forma muito evidente, ficou um pouco bagunçado, num geral poderia ter usado outra sequência das informações que você apresentou, que aliás são bem completas. Poderia também ter colocado mais conectivos.
    Argumento 1: Tá bem raso, tem várias informações e você cita vários problemas, mas não dá foco e nem se aprofunda em nenhum deles, poderia escolher um e dar mais enfoque no seu parágrafo, desenvolver melhor, talvez citando várias informações, mas todas relacionadas à um único problema. Novamente eu teria colocado mais conectivos.
    Argumento 2: Achei melhor desenvolvido que o anterior, focando apenas em uma problemática, mas a citação ocupa quase todo o parágrafo q também não está muito aprofundada.
    Conclusão: Muito bem desenvolvida, citou agentes sociais e tal, só trocaria “fulcral” pois já foi usada na redação.
    No geral eu aconselho reorganizar o primeiro parágrafo e se aprofundar nos argumentos, e também prestar mais atenção nos conectivos, contam muito na nota do ENEM e quase não foram usados
    Espero tem ajudado

    • 1
  3. Oi, bom dia ^^

    – Introdução: bom repertório, que se encaixou muito bem no tema, mas achei sua tese um pouco escondida e faltou deixar em evidência que sua redação vai focar no Brasil.

    – D1: faltou desenvolvimento, você não explicou qual a relação da falta de registro civil com a falta de participação dos jovens na política.

    – D2: novamente, você não explicou o efeito que a família tem na participação política dos jovens, seu tópico frasal ficou incoerente, pois você trouxe vários elementos (desigualdade social, educação, partidarismo familiar), mas só desenvolveu a questão da família. A frase de Rousseau se encaixaria melhor se você tivesse focado no aspecto econômico da problemática.

    – Conclusão: proposta de intervenção previsível, mas bem articulada, contando com os 5 elementos (ação, agente, modo, detalhamento e finalidade). Recomendo trocar a palavra fulcral por um sinônimo, como necessário ou fundamental.

    – Geral: apesar de sua redação apresentar boa estrutura do texto dissertativo-argumentativo, recomendo tomar cuidado com a pluralidade de temas, pois isso prejudica muita a coerência e coesão textual. Tenha sempre um foco e assunto em mente para cada parágrafo:

    – Introdução: apresentar o problema
    – D1 e D2: causa e consequência, ou importância e porque não é “levado a sério” (lei seca, por exemplo), etc
    – Conclusão: resolver o problema

    ~ Boa sorte ^^

    • 1
  4. Olá, Junior. Tudo bem? Ok, vamos lá.
    1º parágrafo:
    -boa introdução e contextualização. Acredito que nessa parte não tenho nenhuma consideração a fazer, acredito que conseguiu preencher bem a funcionalidade da introdução.
    2º parágrafo:
    -Interessante mencionar a questão do registro civil, mas deu entender que tu estava focando mais nisso que na questão política em si, sabe?
    -Seria interessante ter iniciado o parágrafo com um tópico frasal, por exemplo: a principio, inicialmente, etc.
    3º parágrafo:
    -mencionar a família foi uma ótima estratégia. No entanto, acho que tu não conseguiu alinhar bem o pensamento do Rousseau com a temática familiar.
    4º parágrafo:
    -Repetição da palavra fulcral (por ser uma palavra não muito cotidiana, se torna bastante chamativa. Portanto, a repetição da mesma se torna bem notório). Recomendaria a troca por uma semelhante.
    -Interessante proposta de intervenção.
    Por fim, meu parabéns. A estruturação da sua redação está ótima. Só tem que tomar cuidado para não acabar apenas tangenciando o tema ou não alinhar corretamente as ideias. Falo isso porque também tenho bastante dificuldade nessa parte.Meus parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.