Desafios da participação de mulheres no esporte

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No filme ela é um cara a protagonista depois de ter a verba do seu time cancelada se ver obrigada a se passar por seu irmão para provar que mulheres também são boas não futebol. Analogamente acontece na nossa realidade em totalidade ainda se ver muito preconceito enquanto a participação das mulheres no esporte. iquestionavelmente isso se dá ao preconceito enraizado e a falta de verba para as esportistas.
em princípio cabe analisar que a dificuldade de isenção e destaque feminino no esporte podem ser facilmente observadas já que por muito tempo se acreditava que as mulheres que praticassem esportes ficaram masculinizadas. No século XX no período da ditadura foi criada a lei 3199 que impedia as mulheres de praticar esportes por não ser de natureza feminino. Inesperadamente essa lei que durou 38 anos foi apoiada por muitas mulheres que ainda mantém esse pensamento atualmente.
Simultaneamente convém observar que o salário e as atletas femininas ganham em comparação aos atletas masculinos deixam a desejar. Mais precisamente o salário do atleta Neymar é 75 vezes maior que a soma dos salários de 100 atletas juntas, além disso o valor para ver os times no estádio também se difere. Indubitavelmente as mulheres que sonham em trabalhar nessa área tem sua vidas dificultadas já que infelizmente essas ainda precisam lidar com resquícios de machismo e preconceito de tempo passados.
Em virtude dos fatos mencionados cabe ao Ministério da Educação em conjunto com o poder midiático a ampliação de projetos que incentivem a prática de esportes femininos nas escolas, incentivando como é exemplo a formação de times futebolísticos femininos e também a transmissão igualitária do jogos femininos e masculinos em rede nacional. Desse modo atenua – se o impacto nocivo da problemática e a sociedade com o tempo encontrará o desenvolvimento para que a distopia de ela é o cara se restrinja a ficção

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3 Correções

  1. Olá olá, bom dia!!

    Parágrafo 01: o repertório sociocultural deve estar entre aspas e iniciar com letra maiúscula ( “Ela é o cara). Além disso, o nome do filme está errado, caso o corretor tenha assistido o mesmo ( assim como eu) e perceber esse erro, evidentemente descontará pontos seus. Nome do filme: Ela é o cara
    Linha 01: deveria ter vírgula após “cara”
    Linha 01: deveria ter vírgula após “protagonista”
    Linha 01: deveria ter vírgula após “cancelada”
    Linha 01: não é se ver e sim se VÊ
    Linha 02: ” a se passar por seu irmão para provar que mulheres também são boas no futebol”. Essa frase tem uma colocação errada do contexto do filme. A menina se passa pelo irmão para poder ENTRAR no time de futebol. Dessa forma ficaria muito melhor, tá bom? Por que quando você fala que ela quer provar que mulheres são boas no futebol, mas fala também que ela se passa pelo irmão, existe uma contrariedade, já que não tem como ela provar que mulheres são boas no futebol sendo que a mesma está se passando por um homem.
    Linha 03: Analogamente ao que? Poderia ser “Analogamente ao filme”
    Linha 03: deveria ser “ISSO acontece”
    Linha 03: não use primeira pessoa na dissertação argumentativa ( nossa).
    Linha 03: não vi sentido para a frase “em totalidade” estar ali, talvez tenha sido o local onde você a empregou. Poderia ser algo como ” Analogamente ao filme, observar que tal fator ocorre em totalidade na sociedade contemporânea”, ficou melhor mas ainda sim não ficou muito bem empregada, a frase ficaria melhor sem ela.
    Linha 03: mude “ainda se ver muito preconceito” por ” visto que ainda se vê/percebe/observa/nota/ é perceptível…”
    Linha 04: a palavra INQUESTIONAVELMENTE* foi escrita incorretamente, talvez tenha sido apenas um erro de digitação 🙂
    Linha 05: o preconceito está enraizado em que? onde?
    No caso está enraizado NA SOCIEDADE
    Consegui localizar sua tese 1 e sua tese 2

    Parágrafo 02
    Linha 01: A princípio*
    Linha 01: deveria ter vírgula após “princípio”
    Linha 02: observadas onde?
    Linha 02: ficaria melhor se fosse escrito como acreditava-se ( somente uma sugestão para melhor fluidez)
    Linha 03: ficariam*
    Linha 03: deveria ter vírgula após “século XX”
    Linha 03: deveria ter vírgula após “ditadura”
    Linha 04: lei n° 3199*
    Linha 04: deveria ter virga após ” lei 3199″
    Linha 04: de praticarem**
    Linha 04: por não ser CONSIDERADO da natureza feminina* muito importante inserir esse considerado, por que vai ficar claro que é algo em que as pessoas supostamente acreditavam, mas não uma verdade. A frase sem essa palavra deixa uma livre interpretação de que isso é uma verdade, tá bom?
    Linha 05: deveria ter vírgula após “inesperadamente”
    Linha 05: a informação de que a lei durou 38 anos não é tão relevante, mas caso você queira permanecer com ela no parágrafo, a mesma deveria estar entre vírgulas
    Linha 05: a frase ” que ainda mantém esse pensamento atualmente” pode ser substituída por “por muitas mulheres que, atualmente, ainda mantêm esse pensamento.
    Linha 06: mantém para singular e mantêm para plural

    Parágrafo 03
    Linha 01: deveria ter vírgula após “simultaneamente”
    Linha 01: que o salário QUE AS* ( pode ter sido apenas um erro de digitação)
    Linha 01: deveria ter uma vírgula após “ganham”
    Linha 02: deveria ter vírgula após “masculinos”
    Linha 02: deixa**
    Linha 02: deveria ter vírgula após “precisamente”
    Linha 03: de onde foi retirada a informação sobre o jogador Neymar?
    Linha 03: ponto final após “juntas” e inicia a próxima frase com letra maiúscula
    Linha 03: deveria ter uma vírgula após “além disso”
    Linha 04: deveria ter vírgula após “indubitavelmente”
    Linha 05: deveria ter vírgula após “dificultadas*
    Linha 06: DO machismo E DO preconceito

    Parágrafo 04
    Linha 01: deveria ter vírgula após “Ministério da Educação”
    Linha 02: deveria ter vírgula após “midiático”
    Linha 03: deveria ter vírgula após “incentivando”
    Linha 03: “como é exemplo” é uma frase redundante, somente o “como” já estava bom!
    Linha 04: DOS jogos
    Linha 04: deveria ter uma vírgula após “desse modo”
    Linha 05: “com o tempo” deveria estar entre vírgulas
    Linha 06: “Ela é o cara” **
    Linha 06: DA ficção

    Faltou o meio/modo da sua proposta de intervenção, somente isso.

    Primeira dica: ESTUDE VÍRGULA!!!
    Amg, consegui contar somente DUAS vírgulas no seu texto inteiro, isso vai causar um prejuízo ENORME na sua nota final, por que um texto que, por exemplo, dê 25 linhas, não pode de forma alguma ter somente duas vírgulas. Então, a princípio, esse é o ponto que você mais tem que melhorar
    Você utiliza repertorios socioculturais variados, o que é ótimo! Porém, as informações e a sua opinião estão confusas e mal desenvolvidas ao longo do texto.
    Exemplo: consegui localizar sua tese 1 e 2
    No parágrafo 2 ( desenvolvimento 1) você quase não falou sobre o preconceito, que foi sua tese 1.
    No parágrafo 3 ( desenvolvimento 2) você não falou sobre sua tese 1 – falta de verba – e sim sobre a diferença de salários entre jogadores e jogadoras.
    Se sua tese 1 é sobre o preconceito enraizado, então no parágrafo 2 você deveria ter falado sobre isso. Se sua tese 2 é sobre falta de verba, então no parágrafo 3 você deveria ter falado sobre isso. Sobretudo, isso deixou seu texto bagunçado justamente por não ter uma linha de raciocínio constante e sim misturada, com várias ideias introduzidas ao mesmo tempo, no mesmo texto, e mal desenvolvidas e exemplicadas.
    Tenta montar um projeto de texto antes de escrever seguinte a lógica que falei acima (tese 1 —-> parágrafo 2 e tese 2 ——> parágrafo 3).
    Desenvolva mais sua opinião no texto, é isso que eu como leitora quero, seu ponto de vista sobre o assunto.
    Ademais, sua conclusão estava quase completa em relação aos itens que o Enem exige, falou só o meio

    Parabéns pelo texto e siga as orientações acima. Boa sorte!

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  2. Olá!
    □ Competência 1: Demonstrar conhecimento da norma culta da língua escrita.
    ▪︎ Nessa competência você apresenta desvios gramaticais notáveis, como regência, vírgula, pontuação, ortografia, etc.
    ☆ Recomendação: Reveja morfologia, sintaxe, etc.
    □ Competência 2: Abordagem / gênero
    ▪︎ Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta um bom domínio do texto dissertativo-argumentativo
    □ Competência 3: Defesa / Coerência
    ▪︎ O texto possui uma boa organização, pois aborda o tema de forma adequada. Porém, cuidado com desvios que deixam lacunas que podem causar dúvida no leitor.
    ☆ Recomendação: Deixe mais argumentativo e menos expositivo. Seu objetivo é convencer o leitor
    □ Cocompetência 4: Coesão e articulação
    ▪︎ Boa articulação entre as partes do texto, mas com algumas inadequações.
    ☆ Recomendação: Conectivos são fundamentais nessa competência e um repertório diversificado faz toda diferença.
    □ Competência 5: Proposta de intervenção
    ▪︎ Proposta de intervenção bem elaborada, mas não está totalmente completa.
    ☆ Recomendação: Reveja os 5 itens necessários para a C5 – Agente, ação, meio, finalidade, detalhamento.

    ■ Lembre-se: A estrutura vale MUITO! Sua redação não está ruim, mas precisa de alguns ajustes que farão a diferença na sua nota.
    Não gosto de dar notas, mas caso precise de números:
    C1: 120
    C2: 200
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 160
    ▪︎ Total: 760

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  3. A redação existe variedades de conectivos que é ótimo para uma redação!!! Detalhou bem o problema e trouxe uma proposta objetiva, tem coerência, utilizou o Agente Social, utilizou repertório que aperfeiçoou ainda mais.

    Na citação do filme, deveria incluir aspas : “Ela é um cara”.
    Incluir parágrafo no início da Introdução, do Desenvolvimento e da Conclusão, sem esquecer de colocar em letra maiúscula.

    Tirando isso, ao meu ver, sua redação está perfeita!!!

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