Mestre

Desafios da Mobilidade Urbana Sustentável no Brasil

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Com a ascensão de Juscelino Kubitschek ao poder, no Brasil, iniciou-se a política de abertura econômica, a qual teve como uma de suas consequências a invasão da indústria automobilística no país. No entanto, não houve o planejamento urbano adequado para este evento, o que corrobora a problemática de inserção da mobilidade sustentável nos dias atuais. Nesse sentido, compreende-se que esse desafio advém de questões históricas e políticas.

Em primeiro plano, convém ressaltar que, historicamente, o Brasil apresenta dificuldades no planejamento de seu espaço. Segundo Washington Luís – último presidente da república velha –, “Governar é construir estradas”. Porém, sem o devido projeto ideal, essa ideia traz consigo empecilhos, como estradas defeituosas, acidentes, congestionamentos, entre outras situações que agravam a vida do brasileiro. Logo, devido a esses contrastes preexistentes, torna-se difícil a implementação de um modal sustentável, pois exige readequação de outro já deteriorado.

Outrossim, é válido destacar as políticas públicas como consequências desses eventos. Sob esse viés, nota-se que é insuficiente os meios de transportes sustentáveis nas cidades, isto é, há predominância de veículos particulares movido à combustão. A par disso, o impacto ao meio ambiente é maior e a acessibilidade das pessoas aos meios de transportes alternativos se encontra reduzido. Dessa forma, é de extrema necessidade ações políticas que alterem essa dinâmica comprometedora.

Destarte, são necessárias medidas para solucionar esses impasses. Portanto, urge que o Estado, através das Secretarias de Desenvolvimentos Urbano, elabore o projeto de readequação do espaço, por meio de investimentos que, bem aplicados, busquem alterar essa realidade das cidades, tal como inserindo patinetes elétricos e transportes públicos sustentáveis de qualidade, com o fito de mitigar o caos que se encontra, em prol de um sistema que atenda às necessidades humanas a favor do meio ambiente. Desse modo, resolver-se-á a questão e o país fluirá melhor com modais eficientes.

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4 Correções

  1. Acredito que abordar a chegada das automobilísticas como “invasão” seja um equívoco, sabendo que houve influência do Estado para isso.
    Cuidado com os pronomes: esse retoma um termo, este introduz.
    Há erros de concordância tembém, principalmente no terceiro parágrafo.
    Senti falta de um maior embasamento por meio de dados e estatísticas, bem adaptável ao tema, como, por exemplo, algo relacionado ao número de acidentes, adicionado ao primeiro parágrafo.
    Na conclusão, creio que poderia ter adicionado uma proposta de apoio, algo relacionado ao incentivo do uso de meios de transporte alternativos.
    No geral, a argumentação está clara e coerente, com as ressalvas feitas acima.
    Num modelo de correção ENEM, acredito que a nota ficaria entre os 750 e 850 pontos.

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  2. Excelente texto, Mateus!
    Apenas duas ressalvas: diversifique o repertório sociocultural de modo a utilizar diferentes áreas do saber, isso enriquecerá o seu texto. Em relação ao segundo parágrafo, senti as ideias um pouco confusas: muitas ideias lançadas e pouco desenvolvidas.
    A conclusão está excelente e muito bem detalhada!
    Em termos de nota acredito que sua redação alcançaria em média 880 pontos.
    Continue assim, você é portador de grande potencial.

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  3. COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA
    PONTUAÇÃO:200
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO:200
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA: 200
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO : 200
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL :160
    DICA: Diversifique seu repertório sociocultural

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  4. COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA
    PONTUAÇÃO:200
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO:200
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA: 200
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO : 200
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL :160
    ESPERO TE AJUDADO ;D

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