De certo, o Brasil possui uma grande lacuna que precisa ser debatida quando se fala de mobilidade urbana sustentável. Com a população nacional crescendo cada vez mais, é evidente a necessidade de diminuir o uso de transportes que utilizem combustíveis fósseis, tanto para o bem do planeta como para o do ser humano.
Sobretudo, após o processo de industrialização, no século 20, deu-se inicio a urbanização no Brasil, dando abertura ao êxodo rural descontrolado. Além do mais, de acordo com a Instituição Brasileira de Geografia e Estatística, cerca de 80% dos brasileiros vivem nas capitais, o que é um fator que ajuda a dificultar a utilização de locomoções sustentáveis. Portanto, o grande uso de carros, motos e ônibus se torna inevitável e, consequentemente, a quantidade de gases poluentes e o tráfego congestionado aumenta.
Ademais, o estresse diário com a demora no trânsito e a grande taxa de ar poluído, além do gasto para manter um veículo motorizado, afeta a saúde física e mental dos cidadãos. Por outro lado, ao trocar o carro por uma bicicleta, de acordo com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, um cidadão da capital de São Paulo pode economizar mais de 400 reais no mês, melhorando também sua condição física. Contudo, essa troca, mesmo que sustentável, não é inclusiva visto que pessoas com deficiência não poderiam fazê-la.
Dessarte, cabe as Prefeituras investirem em planos de mobilidade municipais que priorizem meios de transportes ecológicos, ampliando as ciclovias e investindo em ônibus sustentáveis. De tal maneira, por mais que as metrópoles estejam superlotadas, será controlada a quantidade de gases poluentes liberados como também será incentivado o exercício físico, além de possibilitar que PCDs contribuem por um mundo sustentável.
Aprendiz_trainne
Olá, bom dia!
Gostei muito! Você escreve bem :) Texto bem argumentado. Tema pertinente e legal.
A única coisa que talvez seria legal acrescentar é um repertório na Introdução… assim ajudará a melhorar até a simetria do seu texto.
No geral posso dizer que ficou muito boa a redação.
Sua nota com certeza estaria entre 900 a 950.
Penso assim; Parabéns. :)
Breno
*Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
Correção: 200.
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
Correção: 200.
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
Correção: 160.
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
Correção: 200.
*Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
Correção: 160.
[920]
Louisa
Olá, tudo bem? De início não sou uma corretora profissional, ok?! Mas vamos começar.
Seu texto está muito bom, rico em vocabulário e na boa desenvoltura do assunto. Porém, apresentou um pequeno erro de escrita em “deu-se inicio a urbanização no Brasil” no qual era para ter escrito com acento a palavra INÍCIO, coisa simples que na maioria das vezes o corretor deixa passar, mas é importante estar atentx com isso.
Em relação à sua conclusão:
-ela ficou boa, mas você só deixou evidente quatro fatores os quais foram o agente, ação, detalhamento e o fim. E assim, deixou uma pergunta em aberto: por qual meio/modo as prefeituras irão fazer os planos de mobilidade?
Doug.s.F
Muito bem escrita, únicas ressalvas, tipo, faltou um repertorio na introdução, você podia correlacionar com a algum filme ou serie(recomendo) de resto, cuidado com o segundo desenvolvimento, vc puxou novos caminhos na explicação como na inclusão, n é ruim, porém deixa ela vaga assim, o corretor pode entender como fuga do tema e te tirar ponto, falo pq ja vi algo do tipo ! no mais ta ótimo, corrige a minha se possível.