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Desafios da literacia familiar

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  Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas. Entretanto, no Brasil contemporâneo, observa-se o oposto da ideia apresentada pelo autor, haja vista os desafios para a consolidação da literacia familiar, que embora importante, apresenta empecilhos para a sua efetivação. Dessa forma, configuram-se como obstáculos o despreparo dos responsáveis e a falta de estímulo governamental.

  É válido ressaltar, de início, que o despreparo dos responsáveis acaba sendo um empecilho para a concretização do letramento na infância. Nesse sentido, sob a perspectiva do sociólogo francês Èmile Durkheim, a educação é o conjunto de ações exercidas das gerações adultas sobre as que ainda não atingiram a maturidade para a vida social. Dessa forma, é evidente que, no Brasil, não há um estímulo à leitura e a escrita por parte dos familiares, isso se deve, principalmente, pelo fato de não existir politicas públicas eficientes no que tange à orientação dos familiares. Como resultado, as crianças que não são letradas na infância se tornam potenciais desempregados, o que fomenta as desigualdades sociais.

  Outrossim, o baixo alento governamental torna a problemática persistente. Nesse viés, sob a ótica de Jean Jacques Rousseau, cabe ao Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo. Todavia, no Brasil, a dificuldade em consolidar o letramento na infância rompe com o ideal iluminista do filósofo, haja vista que em pleno terceiro milênio muitos indivíduos não conseguem gozar da cidadania plena, devido a falta de estímulo na infância. Logo, é fundamental mudar esse quadro.

  Portanto, é imprescindível que, para liquidar a problemática, cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio de verbas destinadas à educação, estruturar as escolas de todo o país, a partir de materiais educativos gratuitos, como livros e brinquedos, que serão distribuídos à comunidade, além de palestras ministradas por docentes e psicólogos que visem à orientação dos responsáveis, com o fito de efetivar a literacia familiar. Só assim, o tecido social brasileiro se aproximará, cada vez mais, da obra utópica de Thomas More.

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3 Correções

  1. Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas. Entretanto, no Brasil contemporâneo, observa-se o oposto da ideia apresentada pelo autor, haja vista os desafios para a consolidação da literacia familiar, que(1) embora importante, apresenta empecilhos para a sua efetivação. Dessa forma, configuram-se como obstáculos o despreparo dos responsáveis e a falta de estímulo governamental.
    1 – vírgula
    É válido ressaltar, de início, que o despreparo dos responsáveis acaba sendo um empecilho para a concretização do letramento na infância. Nesse sentido, sob a perspectiva do sociólogo francês Èmile Durkheim, a educação é o conjunto de ações exercidas das gerações adultas sobre as que ainda não atingiram a maturidade para a vida social. Dessa forma, é evidente que, no Brasil, não há um estímulo à leitura(2) e a escrita por parte dos familiares, isso se deve, principalmente, pelo(3) fato de não existir politicas públicas eficientes no que tange à orientação dos familiares(7). Como resultado, as crianças que não são letradas na infância se tornam potenciais desempregados, o que fomenta as desigualdades sociais.
    2 – evite generalizações: “não há, de modo geral, estímulo à leitura e à(crase aqui) escrita…”
    3 – isso se deve ao fato
    7 – Explique melhor o que são essas políticas públicas voltadas à orientação familiar.

    Outrossim, o baixo alento governamental torna a problemática persistente. Nesse viés, sob a ótica de Jean Jacques Rousseau, cabe ao Estado(5) viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo. Todavia, no Brasil, a dificuldade em consolidar o letramento na infância rompe com o ideal iluminista do filósofo, haja vista que em pleno terceiro milênio muitos indivíduos não conseguem gozar da cidadania plena, devido a(4) falta de estímulo na infância. Logo, é fundamental mudar esse quadro.
    4 – crase
    5 – Argumente o por que de ser responsabilidade governamental o letramento na infância, e mostre de forma concreta de que forma o Estado não tem contribuído para isso.
    Portanto, é imprescindível que(6), para liquidar a problemática, cabe ao(agente) Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio(meio) de verbas destinadas à educação, estruturar as escolas de todo o país(ação), a partir de materiais educativos gratuitos, como livros e brinquedos(detalhamento), que serão distribuídos à comunidade, além de palestras ministradas por docentes e psicólogos que visem à orientação dos responsáveis(detalhamento 2), com o fito de efetivar a literacia familiar(finalidade). Só assim, o tecido social brasileiro se aproximará, cada vez mais, da obra utópica de Thomas More.
    6 – é imprescindível que… ?(ficou incompleto)

    Síntese: Recomendo estudar cuidadosamente seus erros na redação, não somente confiar no modelo. Principalmente: vírgula, crase, generalizações e aprofundamento argumentativo.

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  2. Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊

    Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas. Entretanto, no Brasil contemporâneo, observa-se o oposto da ideia apresentada pelo autor, haja vista os desafios para a consolidação da literacia familiar, que embora importante, apresenta empecilhos para a sua efetivação. Dessa forma, configuram-se como obstáculos o despreparo dos responsáveis e a falta de estímulo governamental.
    É válido ressaltar, de início, que o despreparo dos responsáveis acaba sendo um empecilho para a concretização do letramento na infância. Nesse sentido, sob a perspectiva do sociólogo francês Èmile Durkheim, a educação é o conjunto de ações exercidas das gerações adultas sobre as que ainda não atingiram a maturidade para a vida social. Dessa forma, é evidente que, no Brasil, não há um estímulo à leitura e a escrita por parte dos familiares, isso se deve, principalmente, pelo fato de não existir politicas(1) públicas eficientes no que tange à orientação dos familiares. Como resultado, as crianças que não são letradas na infância se tornam potenciais desempregados, o que fomenta as desigualdades sociais.

    (1) políticas

    Outrossim, o baixo alento governamental torna a problemática persistente. Nesse viés, sob a ótica de Jean Jacques Rousseau, cabe ao Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo. Todavia, no Brasil, a dificuldade em consolidar o letramento na infância rompe com o ideal iluminista do filósofo, haja vista que em pleno terceiro milênio muitos indivíduos não conseguem gozar da cidadania plena, devido a(2) falta de estímulo na infância. Logo, é fundamental mudar esse quadro.

    (2) crase

    Portanto, é imprescindível que, para liquidar a problemática, (3)cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio de verbas destinadas à educação, estruturar as escolas de todo o país, a partir de materiais educativos gratuitos, como livros e brinquedos, que serão distribuídos à comunidade, além de palestras ministradas por docentes e psicólogos que visem à orientação dos responsáveis, com o fito de efetivar a literacia familiar(4). Só assim, o tecido social brasileiro se aproximará, cada vez mais, da obra utópica de Thomas More.

    (3) essa parte ficou estranha. Sugestão: mude o “cabe ao” por “o”
    (4) sua proposta de intervenção tem os cinco elementos necessários

    Parabéns pela redação!!!!! Acredito que ela consiga a pontuação máxima, dependendo do critério do corretor com relação a quantidade máxima de desvios gramaticais aceitáveis (eu encontrei apenas 3). Já na argumentação, não encontrei nenhum problema. Achei que vc explicou tudo o que era preciso, além disso, argumentou com o apoio de repertórios socioculturais pertinentes (exceto o de Thomas More, que eu achei muito genérico) e produtivos. A coesão intra e interparágrafos é feita muito bem e a proposta de intervenção cumpre com o esperado.

    Se possível, depois corrige uma minha, pfv 😊

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  3. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Ótimo! Evitou repetições de palavras com sinônimos.
    Compreensão da proposta de redação. …Ótimo!
    Seleção e organização das informações. … Ótimo! Foi bom na coesão e coerência.
    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Ótimo!
    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Ótimo! Sempre é bom conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres.

    Sua redação está com nota quase 100%!

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