A Constituição de 1988 menciona que as integrações regionais são uma das prioridades econômicas do Brasil. Contudo, no país, diversos acordos regionais atuais são considerados imperfeitos ou fracassados. Nesse sentido, isso se deve à negligência governamental, que resulta no desalinhamento de interesses políticos e econômicos entre os países membros.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a negligência do governo perante a temática é um problema. Nessa perspectiva, cabe exemplificar a política café com leite da República Oligárquica, na qual os estados São Paulo e Minas Gerais tinham um alinhamento político que revezava entre paulista e mineiro para presidente, porém, em um dos mandatos, houve um conflito político entre os dois estados que desencadeou na Revolução de 1930 e, posteriormente, na Era Vargas. Dessa forma, a corrupção presente no governo dos países acarreta no rompimento desses acordos, mesmo que tivessem alto potencial e possibilitem a resolução de problemas econômicos dos países membros.
Consequentemente, não há interesses políticos e econômicos em comum entre os países alienados. Sob esse viés, tal realidade não ocorre em uniões regionais como o NAFTA(Tratado de Livre Comércio Norte-Americano) composto por Canadá, México e Estados Unidos, os três países chegaram ao acordo de eliminar as barreiras alfandegárias entre seus países, para uma melhor comercialização. Entretanto, no Brasil e em outros países latino-americanos, há uma falta de interesse nas alienações regionais, possibilitando a interpretação de que cada governo possui independência e é autossuficiente.
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Economia deve motivar integrações regionais alinhadas aos interesses de todos os países membros, por meio de propostas e contratos, que devem ser assinados pelo líder de Estado caso o país membro possua interesse naquele acordo, sem rompimento por motivos superficiais, como perda de interesse. Assim, tal ação terá a finalidade de desencadear novas integrações regionais entre o Brasil e seus países vizinhos.
Por favor, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!
Essa será a última redação que enviarei aqui! Domingo agora será o primeiro dia de vitória, com a prova de Linguagens, Humanas e Redação. Agradeço a cada correção que os membros da comunidade fizeram às minhas redações, vocês ajudaram muito. Obrigado a todos e boa sorte nesse ENEM, a aprovação vem!! :)
LarissaPer04
Primeiramente sua redação ficou muito boa! Eu gostei bastante que você soube demonstrar domínio com relação a sua argumentação do tema retomando sempre na tese que visa estabelecer uma coerência e coesão para o texto o que é muito bom principalmente na visão de um redator, sua argumentação e conclusão estão muito boas também o que mostra segurança quanto ao seu ponto de vista do modelo apresentado ao tema proposto.
C1:180
C2:200
C3:200
C4:200
C5:180
NOTA:960
Boa sorte no Enem amanhã vai dar tudo certo viu Deus sabe de todas as coisas, fique tranquilo e com com tudooo a aprovação VEMM!!!