Desafios da inclusão digital no Brasil

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    No filme “Jogador n° 1”, o jogo de realidade virtual -Oasis- atrai o interesse de muitas pessoas ao proporcionar um mundo repleto de aventuras, relacionamentos e experiências a todos. Da mesma forma, fora da ficção, as tecnologias da comunicação e da informação oferecem infinitas oportunidades. No entanto, no Brasil, nem todos fazem uso delas, e assim, a população mais pobre, de lugares remotos e idosa não é incluída digitalmente na sociedade.

    Em primeiro lugar, a internet simplificou diversas atividades cotidianas e criou um grande acervo de conhecimentos; por isso, ela deveria ser usada como uma ferramenta para diminuir as desigualdades sociais e não acentuá-las como é visto atualmente. Sob tal perspectiva, de acordo com o IBGE, em 2018, mais de 40 milhões de brasileiros não tinham acesso à internet, dos quais 20% tinham como motivos os custos altos do serviço e dos aparelhos e a indisponibilidade no local de moradia. Logo, é notável que para democratizar a conexão ao mundo virtual é fundamental que todo cidadão, independente de localização ou condição financeira, tenha a sua disposição aparelhos conectados à rede.

    Em segundo lugar, os idosos constituem uma grande parcela da população brasileira, mas devido às constantes atualizações tecnológicas, eles encontram dificuldades para adaptarem-se às transformações digitais. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de domicílios, realizada em 2018, apenas 38% das pessoas com mais de 60 anos acessava a internet. Ademais, apesar da rede virtual ter a capacidade de garantir mais independência a pessoas nessa fase da vida, a desinformação quanto ao seu uso torna os idosos alvos fáceis de golpes e fraudes. Dessarte, a inclusão digital desses cidadãos é essencial e deve ser realizada informando-os dos seus benefícios e dos cuidados que devem ter nesse meio.

    Portanto, a fim de levar internet à população carente e a todas as localidades urge que o Ministério da Infraestrutura  crie redes de Wi-Fi gratuitas em locais públicos e espaços em que o uso de computadores seja gratuito, mediante parcerias com empresas de telecomunicações que receberão incentivos fiscais. Também, é necessário que as famílias ensinem os idosos a fazer o uso seguro dos aparelhos virtuais, para que eles sejam incluídos virtualmente. Só assim, todos, assim como no jogo Oasis, poderão aproveitar as oportunidades da internet.

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3 Correções

  1. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa=200
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento=200
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista=160
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação=160
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado=160
    Total=880
    Ótima redação Abigail! Identifiquei poucos desvios gramaticais e você fez bom uso dos recursos coesivos. Porém, algumas partes do texto não foram bem articuladas e tornaram-se confusas, além da proposta de intervenção ser pouco detalhada.

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  2. Olá Abigail! Ótima redação, parabéns!
    A estruturação dos parágrafos e do texto em geral está boa, o uso dos conectivos está excelente com bastante diversificação. Sua redação deve estar perto dos 900.
    Só se atente para o paralelismo sintático, por exemplo: “repleto de aventuras, relacionamentos e experiências a todos. “, nesse caso, teria que ser “repleto de aventuras, de relacionamentos e de experiências a todos. Reparei um ou dois erros de vírgula, mas nada que prejudique diretamente seu desempenho. O uso da crase está correto.
    Achei que você poderia ter pincelado melhor sobre seus argumentos na introdução e diversificado mais seus dados, já que usou somente dados estatísticos e o filme na introdução, poderia ter citado algum filósofo ou livro.
    Em relação à conclusão, achei que ficou um pouco incompleta, especialmente na segunda intervenção, sobre a família, não consegui identificar todas as respostas para os principais pontos da conclusão: agente, ação, modo, finalidade.

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  3. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 200
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 160.
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 200
    Total = 960
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 200
    5. Proposta de intervenção = 200.

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