Iniciante

Desafios da Inclusão de Autistas no Brasil

  • 0

No drama sul-coreano “Uma Advogada Extraordinária”, acompanhamos a vida da jovem “Woo Young Woo”, que possuí o Transtorno do Aspecto Autista (TEA), onde é discriminada por seus colegas de trabalho por duvidarem de sua capacidade. Assim, como na obra citada, fora da ficção os desafios da Inclusão de autistas no Brasil é uma batalha decorrente, devido a conceitos preconceituosos perpectuados ao longo da história humana. Dessa forma, é preciso salientar ainda, que a sociedade atual carece de informações sobre o assunto.

Como a principal característica desta síndrome é o isolamento, os responsáveis apenas classificam como um traço de personalidade e tardam a buscar uma ajuda profissional. Ainda que indivíduos com TEA estejam inseridos em um ambiente familiar saudável, precisarão enfrentar o preconceito externo. A falta de informação faz com que algumas pessoas vejam os autistas como indivíduos problemáticos que não se encaixam na estrutura existente, por isso a inserção de personagens com TEA em obras ficcionais ajuda a desmitificar a questão.

De acordo com o capítulo V da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD), o ingresso de uma criança autista na escola é um direito garantido por lei, mas na prática não ocorre, porque o sistema educacional tem matrizes curriculares que tratam a educação como meio de “decorrar” datas e fórmulas, segregando os que não se encaixam no padrão, o que embassa mais o preconceito na qual estão submetidas. Torna-se evidente que medidas precisam ser tomadas para mudar este cenário no Brasil.

Em razão disso, cabe ao Ministério da Educação em parceria com o Governo Federal, transformar o ensino público em uma educação funcional, que preparem os alunos para a vida externa, como melhoramento de infraestruturas e a especialização de professores como escrito na lei, a fim de proporcionar aos autistas uma educação de qualidade, a qual eles merecem, Ademais, as empresas televisivas e mídias sociais, incluir em novelas, filmes e seriados, exemplos de pessoas autistas como realmente são, no intuito de disserminar na população o entendimento do TEA, e o mais importante, apoio da sociedade, fazendo com que o autista sinta-se acolhido e respeitado.

Compartilhar

2 Correções

  1. Ótima redação!!!! bons repertórios
    …………………………………………………………
    …………………………………………………………
    …………………………………………………………
    …………………………………………………………
    Com profundamento e bem objetiva!!!!

    • 1
  2. Parabéns pelo repertório usado de forma coerente.
    (Não sei se foi erro de digitação, mas tem algumas palavras com erros ortográficos.)
    Na sua intervenção social eu acrescentaria que os pais e ou responsáveis devem conscientizar seus filhos a se adaptar e respeitar de forma harmônica pessoas com TEA.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.