Desafios da inclusão de autistas no Brasil
No mundo atual, em meio a preconceitos, exclusão e muita desigualdade, tem sido um desafio a inclusão de pessoas portadores de necessidades especiais na sociedade. Ainda que seja estabelecido que há oportunidades e direitos iguais, na realidade é presenciado o contrário.
Transtorno do Espectro Autista (TEA) apesar de ter sido descrito em 1911, não teve reconhecimento pelas pessoas desde este ano para entender a doença, eram tratados como um tipo de “demência” e havia muito preconceito, como atualmente ainda há. A sociedade tem pouco conhecimento sobre este transtorno, o que gera muita desigualdade e exclusão para os autistas, que são julgados e vistos de uma forma diferente.
Apesar do pouco reconhecimento, atualmente são emergidas diversas formas para a inclusão destes na sociedade, com projetos sociais que ajudam a socialização, oportunidades de empregos e algumas escolas adotam um tipo de educação especial para que possa ser viável para todos. As famílias tem acolhido seus filhos (as), parentes ou próximos que tem esse espectro, o que é um grande avanço porque facilitam o desenvolvimento deles na sociedade.
Dada estas informações, conclui-se que o autismo ainda não é aceito por todos, mas há a necessidade desta aceitação, cabe a sociedade o cuidado para que os portadores vivam bem e confortáveis com o mundo, e se sintam aceitos onde for, para que eles tenha oportunidades em diversas áreas, mostrando que nenhum rotulo é uma limitação.
MireleSIniciante
Desafios da inclusão de autistas no Brasil
Compartilhar
0Leidiane
Oiê boa tarde, tudo bem?
Então, achei o tema da sua redação muito bom, e gostei do seu texto, a estrutura está muito boa. De um modo geral, notei que está faltando a tese, você precisa específica as causas que vai tratar nos seus desenvolvimentos e isso, eu não vi. Então coloque as causas para o leitor sabe o que você vai tratar nos parágrafos de desenvolvimentos.