Aprendiz

Desafios da educação inclusiva no Brasil

  • 0

De acordo com o documento mais importante do país ,visto no artigo 5º da Constituição Federal é direito social a educação perante a qualquer cidadão. Contudo, por mais garantido em lei ,a complicação de uma grande maioria dando realce as crianças e jovens ,nos mostra que a lei escrita está apenas no papel .

A maior dificuldade apontada pelos responsáveis dessas crianças e adolescentes é a lacuna de acessibilidade já que não há muitas pessoas especializadas na curadoria delas . Além disso é questionável o modo de ensino empregado no Brasil tendo em vista uma certa exclusão não somente com aquelas com deficientes como também aquelas que são portadoras de déficit de atenção .O modelo de aprendizagem no estudo brasileiro levado as crianças e adolescentes é rígido de avaliações e faz limitações ao aprendizado que como uso da fala da coordenadora se Educação Especial de Florianópolis ,Rosangela Machado ,causa sofrimento a criança não valorizando seu real potencial .

Para que essas pessoas tivessem seus direitos inclusos foi criada a LBI(Lei Brasileira de Inclusão) em 2015 com o intuito de apoio as pessoas com deficiência ,estabeleceu-se ainda o Poder Público entre outros projetos tendo como ideia o atendimento educacional especializado atendendo as características dos estudantes exclusos por conta da sua situação.

Entretanto ainda é visto a mínima importância com esses estudantes ,a ação de ajuda deveria vir do governo e escolas onde possam se adaptar e caracterizar-se para essa situação ,colocando a exclusão de lado e vendo que eles assim como todos nós temos direitos .

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá Larissa, tudo bem?
    Então, eu vou te dar algumas sugestões antes da análise em si.
    O ideal é você usar no mínimo 3 frases por parágrafo, e escrever como se você não fosse parte da sociedade, sabe? Como se você fosse um alien de passagem que está analisando a sociedade humana, pois você não pode usar palavras como “nós”, “usamos”, opte por usar palavras como “é usado”, “é perceptível”, nesse sentido, entende? Use e abuse das vírgulas e pontos, e não escreva como se você estivesse conversando com alguém, use uma linguagem mais clara e, formal.
    Beleza, agora eu vou comentar parágrafo por parágrafo.
    INTRODUÇÃO
    *É ótimo começar com uma contextualização do tema, com um repertório, como você mesma fez, mas eu devo confessar, eu quase não entendi o que você queria dizer, a escrita ficou um pouco confusa, acho que relendo você consegue perceber isso. Lembre-se: o corretor de uma redação do Enem não se esforçará para entender seu ponto de vista, ele tem muuuitas redações para ler;
    *Lari, senti falta da explicitação do tema da redação, e da sua tese em si… Sugiro que em todas as suas futuras introduções, você escreva o título no meio da introdução mesmo, por exemplo: “Entretanto, percebe-se uma falta de efetividade do artigo citado, resultando-se em maiores desafios à educação inclusiva no Brasil.” Depois de citar o tema, é recomendado também você escrever um resumo do seu desenvolvimento, se você for usar uma causa do problema em cada parágrafo, ou uma causa em um e uma consequência em outro, por exemplo, é legal você citar quais são, tipo assim: “Nesse âmbito, a (causa 1) e a (causa 2) permanecem sendo terrenos férteis para a permanência da problemática, logo, é necessário compreendê-la e solucioná-la.” Aí a causa 1 vai no primeiro parágrafo de desenvolvimento, e a causa 2 no segundo (nesse exemplo).
    DESENVOLVIMENTO 1
    *Comece o parágrafo com um conectivo (aqui tem um site bem legal com uma tabela deles: https://duvidas.dicio.com.br/conectivos/#:~:text=Conectivos%20s%C3%A3o%20palavras%20ou%20express%C3%B5es%20que%20ligam%20frases%20e%20ora%C3%A7%C3%B5es.)
    *Você não disse que grupo de crianças e adolescentes precisam de educação inclusiva, e não há exatamente uma curadoria de certas deficiências (além do mais, vários adultos também precisam de educação inclusiva, não limite o grupo);
    *Explique o método de ensino usado no Brasil, e como ele exclui pessoas, citar não é suficiente, Lari;
    *Ao aplicar um repertório na redação, priorize o sentido e a autoridade dele, ao invés do nome de quem o diz (é mais fácil você decorar repertórios coringa do que simples citações, entende?). E quando for escrevê-lo, use aspas em caso de citação da fala, ou introduza-o bem, se não o leitor fica muito perdido e não vai saber o que é sua opinião, e o que é opinião da pessoa do repertório.
    *É legal delimitar o tópico frasal (frase que introduz seu parágrafo com um breve resuminho da sua opinião) e a mini conclusão do parágrafo (frase que finaliza sua opinião).
    DESENVOLVIMENTO 2
    *Você usou apenas um ponto e uma vírgula nesse parágrafo, explore mais, Lari;
    *Diga que grupo é excluído, como, o que isso causa, problematize a questão;
    *O seu repertório deve ser produtivo, ou seja, deve ter ligação com sua tese (opinião) e o argumento que você usa, além do mais, a sua redação deve ser uma problematização do tema, se você mostrar dados que comprovem que ele está sendo resolvido, perde a problematização, sabe?
    *Qual situação, Lari? (Da última frase), você precisa deixar bem clara, já que você não explicou antes.
    CONCLUSÃO
    *De novo, você usou apenas uma frase, explore mais;
    *É legal colocar o tema da redação no início da conclusão, e dizer que deve ser solucionado, sim;
    *É nesse momento que deve vir a proposta de intervenção, contendo agente, ação, meio, finalidade e o detalhamento de algum desses pontos, e na sua conclusão você apenas colocou agente e ação, ficou incompleta…
    *Na última frase, coloque isso mesmo, um fechamento ao texto, retomando sua introdução, para ficar amarradinho e sucinto.
    COMPETÊNCIAS
    C1: 40 (Contei um alto número de erros de português, Larissa, dê uma olhadinha extra em vírgulas e acentos.)
    C2: 80 (Desculpe, mas não entendi seus repertórios como produtivos, Lari).
    C3: 80 (Faltou coesão na sua escrita).
    C4: 120 (Contei alguns conectivos no texto, mas lembre-se de iniciar toda frase com um)
    C5: 80 (Não há uma proposta de intervenção clara).
    TOTAL: 400

    Continue praticando, Lari, você tem muito potencial, acredito em você! Deus te abençoe!

    • 1
  2. Oi, tudo bem? Irei citar alguns erroa da sua redação.
    – estude mais vírgula, pois falta vírgula em muita palavra
    – desenvolvimento 1: falta vírgula de novo, mas gostei da sua argumentação. Porém, seu texto está com pouco repertório sociocultural, e você perde pontos por isso
    – desenvolvimento 2: sua argumentação do desenvolvimento 1 está boa, mas em compensação, você não argumentou quase nada no Desenvolvimento 2
    – sua proposta de intervenção está incompleta, estude mais sobre proposta de intervenção.

    NOTA: 80
    160
    120
    100
    140
    NOTA FINAL: 600

    • 1
  3. Olá boa, tarde!
    Irei avaliar alguns quesitos de sua redação.
    Na modalidade escrita você demostra um bom domínio da linguá, mas peço para que se atente a pontuação.
    Sobre o tema, realmente não é um tema fácil, contudo você desenvolveu bem.
    O que me incomodou foi nos quesitos coesão e coerência, pois poderia ter usado os conectivos no início de cada paragrafo, para dar uma fluidez melhor nas ideias. Ex.: “PRIMEIRAMENTE, a maior dificuldade apontada pelos responsáveis dessas crianças e adolescentes”… poderia ter usados esses tipos de conectivos para alcançar a coesão.
    Na conclusão o problema se repete pela falta de conectivo de conclusão, pois você usou um que normalmente e adversativo.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.