Estudante

Desafios da educação inclusiva no Brasil

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OBS : Talvez fique grande aqui, pq escrevi no word. Coloquem notas por compt por favor, obrigada!! :)

A educação é a base sólida de uma estrutura maior, considerando que iniciamos o processo de formação enquanto cidadãos, e consequentemente começamos a reconhecer quais são as nossas responsabilidades perante a sociedade. Porém, o acesso à educação encontra-se “limitado”. Tendo em vista que à falta de profissionais especializados e ações socioculturais, ocasiona a dificuldade de inclusão de uma parcela da população na educação brasileira.

 

No século XIX, portadores de deficiência eram vistos como incapazes, não havendo no momento algo que trouxesse esperança para mudar essa realidade. Somente no fim da década de 60 houve uma tentativa de inserir essas pessoas na sociedade, porém os portadores de necessidades especiais deveriam adaptar-se à sociedade já organizada. Nesse contexto, a desigualdade era retratada como um problema individual, afastando a responsabilidade política e social de assegurar os direitos fundamentais, como por exemplo, o direito a educação, desses indivíduos. Atualmente, mesmo com a promulgação da constituição de 1988, que diz “A educação é direito de todos e dever do Estado e da família”, à falta de professores especializados para o desenvolvimento intelectual desses jovens, contribui na evasão dessas crianças das escolas.

 

De acordo com Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Sob esse viés, ações socioculturais educativas faz-se importantíssimas ao ponto de gerar expectativas de vida, àqueles que possuem algum tipo de difusão, seja ela física ou mental, assim, rompendo com os paradigmas educacionais que perpetuam na sociedade, gerando sentimento de inferioridade, que por fim, contradiz o direito de igualdade ressalvado na constituição.

 

Portanto, cabe ao Ministério da Educação, promover cursos gratuitos de capacitação para professores e funcionários das escolas públicas, tornando esses profissionais aptos para interagir na educação desses portadores de limitações. Outrossim, é de importância que a sociedade tenha consciência de que para uma sociedade mais inclusiva, necessita-se da participação de toda a população. Cabe ao Ministério da Cultura, promover campanhas socioeducativas, por meio de palestras em escolas, campanhas televisionais, permitindo que alunos, pais e responsáveis dialoguem sobre diversidade. É uma iniciativa para incentivar a empatia e o respeito, dessa forma, solucionando o estranhamento que pode vir da inclusão dessas crianças às escolas.

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5 Correções

  1. Parabéns, sua redação está muito boa.Sua introdução está muito bem elaborada, explicitando o que há de ser necessário, desenvolvimento impecável fazendo referências necessárias, coerência e coesão certinhas e conclusão, ok também! Só tenho a lhe falar da desproporcionalidade dos parágrafos, isso consta na organização do seu texto, aprimorando esse aspecto, facilitará.

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  2. Oiii, vamos para sua correção:
    Sua introdução está ótima, sugiro que retire as aspas usadas na palavra “limitado”. Isso, porque essa é a sua tese, portanto, você deve aparentar certeza no que está afirmando, ao usar as aspas parece que você não quer se responsabilizar pelo que está defendendo.
    Não há problema nenhum em deixar a palavra limitado sem aspas, certinho?
    Se você não se sente confortável em usar, troque por um substantivo adequado. Ok?
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    Sugestão de reescrita:
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    A educação é a base sólida de uma estrutura maior, considerando que iniciamos o processo de formação enquanto cidadãos e, consequentemente, começamos a reconhecer quais são as nossas responsabilidades perante a sociedade. (SE ISSO E A CITAÇÃO DE ALGUÉM, COLOCAR O AUTOR) Porém, o acesso à educação encontra-se limitado, visto que afalta de profissionais especializados e ações socioculturais ocasiona a dificuldade de inclusão de uma parcela da população na educação brasileira.
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    • Desenvolvimento:
      Cuidado com a repetição de palavras, como ‘sociedade’ por exemplo.
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      REESCRITA:
      No século XIX, portadores de deficiência eram vistos como incapazes, não havendo no momento algo que trouxesse esperança para mudar essa realidade, somente no fim da década de 60, houve uma tentativa de inserir essas pessoas na sociedade. Porém, os portadores de necessidades especiais deveriam adaptar-se ao modo de vida já organizado. Nesse contexto, a desigualdade era retratada como um problema individual, afastando a responsabilidade política e social de assegurar os direitos fundamentais, como, por exemplo, o direito a educação desses indivíduos. Atualmente, mesmo com a promulgação da constituição de 1988, que diz “A educação é direito de todos e dever do Estado e da família”, a falta de professores especializados para o desenvolvimento intelectual desses jovens, contribui na evasão dessas crianças *nas escolas.
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      De acordo com Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Sob esse viés, ações socioculturais educativas fazem-se importantíssimas, com o intuito de gerar expectativas de vida positivaa para aqueles que possuem algum tipo de difusão (analisar o significado da palavra para o contexto), seja física ou mental. Assim, rompendo com os paradigmas educacionais que perpetuam na sociedade, espera-se abolir o sentimento de inferioridade, que contradiz o direito de igualdade ressalvado na constituição.

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