Iniciante

Desafios da Educação a Distância no Brasil (Modelo ENEM)

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a Educação a Distância no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse sentido, diante de uma realidade instável e temerária que mescla conflitos nas esferas políticas e educacionais, analisar seriamente as raízes e os frutos dessa problemática é medida que se faz imediata.

Precipuamente, é fulcral pontuar que os desafios da Educação a Distância no Brasil derivam da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação do Ministério da Educação, a falta de autonomia dos estudantes nos estudos faz com que estes tenham dificuldades ao estudar sem a presença física de um professor. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Ademais, é imperativo ressaltar a dificuldade de adaptação aos recursos digitais enfrentada pelas pessoas mais velhas como promotora do problema. De acordo com o filósofo prussiano Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Partindo desse pressuposto, a falta de educação digital a essas pessoas torna o Ensino a Distância ainda mais difícil, tendo em vista que este é realizado através da internet. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que essa dificuldade de adaptação contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

Portanto, medidas exequíveis são necessárias para mitigar essa problemática. Para isso, as instituições educacionais deverão abordar a importância da autonomia nos estudos, explicitando seus benefícios e sua importância para o futuro, mediante palestras, projetos e debates, a fim de incentivar os alunos a desenvolverem tal habilidade. Além disso, cabe ao Ministério da Educação oferecer educação digital às pessoas mais velhas através de aulas gratuitas ministradas em escolas e universidades, de modo a atenuar essas dificuldades de adaptação aos recursos digitais. Somente assim essa problemática será resolvida e viveremos em um Brasil análogo à realidade apresentada em “Utopia”.

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