Iniciante

Desafios da Educação a Distância no Brasil

  • 1

O filme “Escritores da Liberdade”, baseado em fatos reais, retrata a história de jovens marginalizados pela sociedade. Por possuírem dificuldades perante o ensino, esses jovens necessitam de um encorajamento para lidar com rastros da desigualdade no meio que vivem. Fora das telas, no Brasil, tal realidade não se encontra distinta, uma vez que esse contraste de classe social impossibilita que o ensino a distância seja alcançado por todos. Nesse contexto nefasto, essa discrepância ocorre devido ao silenciamento das mídias e ao descaso do governo.

 

Em primeira análise, é evidente que muita das vezes a mídia negligencia o debate acerca do ensino a distância. Nessa perspectiva, segundo o escritor Paulo Freire, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção. Sob essa ótica, é válido ressaltar que devido a esse silenciamento, a mídia não executa competência quando se trata dessas possibilidades, haja vista que não basta transferir conhecimento, mas é necessário criar meios para que a EAD alcance a todos. Nesse viés, enquanto existir essa omissão por parte da mídia, os dados de desigualdade no Brasil não serão divulgados, o que desfavorece uma grande parte de famílias carentes. 

 

Ademais, essa divisão se integra ao descaso do Poder Público, o que contribui para a persistência desse panorama. Nesse sentido, a Constituição Brasileira de 1988, assegura que é dever de todo cidadão ter direito a educação. No entanto, na prática, tal garantia é deturpada, pois, quando se diz que a educação é para todos, há uma infração dos direitos humanos, instante esse que o governo não investe em medidas públicas, o que afeta na infraestrutura de instituições educativas e por conseguinte a EAD que necessita de aparelhos tecnológicos. Desse modo, é necessário que medidas sejam tomadas para garantir o acesso a todas as classes. 

 

Diante do exposto, fica clara a necessidade de investimentos na EAD para minimizar essa mendicidade. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação – órgão responsável pelo desenvolvimento educacional do país – garantir à população o direito à educação, conforme a Constituição Brasileira de 1988, por meio de investimentos em recursos na educação base, integrados aos conteúdos comuns e políticas públicas que tornem possível o acesso à internet e aos aparelhos tecnológicos, a fim de promover uma cidadania mais justa e igualitária à todos. Somente dessa maneira o Brasil poderá quebrar contrastes de desigualdade retratado em “Escritores da Liberdade”, o que diminui a segregação social.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, parabéns pelo texto. Você expôs muito bem sua teses, as causas e argumentou bem. Só cuidado para não separar sujeito de verbo na mesma oração. Sua redação ficou muito boa mesmo, mas não sou capaz de avaliá-la quanto às competências e julgar sua nota.

    • 0
  2. 1) Não consegui ver sua tese com clareza. Tente caracterizar melhor a problemática para que não fique com a mesma estrutura de um argumento, por exemplo. Gostei bastante da escolha lexical desse parágrafo, mas achei a citação meio desconectada do restante do parágrafo.
    2) Por que você acha que a mídia está relacionada com essa problemática? Curti muito o seu repertório. A ausência de uma tese clara no primeiro parágrafo contribuiu para que houvesse uma lacuna na sua argumentação. Ainda, o que me chamou a atenção foi que pareceu que você postulou uma tese no último período do segundo parágrafo, o que prova que você realmente sabe a estrutura da arg. diss, tendo apenas cometido um erro na hora de redigir seu texto.
    3) Gostei da citação à Constituição de 88! A questão, novamente, foi a ausência da retomada da tese, o que deixou esse argumento um pouco sem contexto.
    4) Ótima estruturação da proposta! Pecou apenas na retomada da tese, que deveria ter sido feita no primeiro período. Além disso, senti uma leve dificuldade em compreender sua proposta em uma primeira leitura. Pareceu que você estava mais falando sobre a democratização do acesso à educação, do que , propriamente dito, da EAD.
    Continue sempre praticando!
    A PRÁTICA LEVA À PERFEIÇÃO!

    • 0
  3. Olá, Aline!
    Difícil exercer críticas sobre um texto tão bem estruturado e plenamente de acordo com o padrão exigido pelo ENEM.
    Tenho apenas sugestões para que suas produções fiquem ainda melhores: tome cuidado com os períodos muito longos, isso pode fazer com que você erre em relação as vírgulas (não aconteceu no texto acima) e dê um pouco mais de detalhes nos efeitos que a intervenção escolhida surtirá.
    Em relação a nota, a meu ver, com certeza alcançaria 920+.
    Continue assim!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.