O filme ‘’Tudo e Todas as coisas’’ aborda a história de uma adolescente que vive confinada. Em meio a isso, Maddie tem que estudar a distância devido a uma doença rara que possue. Embora tal narrativa seja ficcional, a educação a distância tem sido a solução no Brasil durante a pandemia que o país enfrenta. Entretanto, o sistema tem vários empecilhos, como o despreparo dos profissionais e a falta de investimento do Estado.
A princípio, destaca-se que muitos professores não tem conhecimento dos programas educativos digitais. Conforme a pesquisa realizada em 2020 pelo Instituto Península, 88% dos professores nunca tinham dado uma aula virtual antes da quarentena. Nessa perspectiva, é preciso que seja criado cursos para ensinar a usar as plataformas.
Ademais, cabe mencionar que o Brasil é um país extremamente desigual. Segundo a TIC Domicílios, 20 milhões de residências não tem acesso a internet no Brasil. Diante do exposto, percebe-se que muitos brasileiros não tem alcance a educação virtual. Sob essa perspectiva, é necessário que o Estado torne o estudo possível para todos.
Diante dos fatos mencionados, entende-se a necessidade de propor ações capazes de atenuar a problemática do ensino a distância. Nesse contexto, cabe ao Poder Público criar cursos para instruir os docentes sobre as ferramentas digitais, por meio de verbas governamentais, com o intuito de capacitar os professores. Além disso urge que o MEC em parceria com o Ministério da Fazenda crie espaços comunitários, cumprindo todas as medidas preventivas contra o vírus, por meio de projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, tendo como objetivo que todos alunos possam ter as aulas a distância. Dessarte, espera-se com essas medidas obter profissionais qualificados e que mais estudantes consigam estudar igual a Maddie.
Stefany Almeida da Silva
Parabéns pela redação! Sua introdução está bem elaborada e estruturada.
Apenas no tamanho dos parágrafos que estão desproporcionais em relação ao restante do texto, o que, ao meu ver, dá ideia de que faltou mais alguma coisa que poderia te auxiliar na argumentação e defender sua tese. Recomendo a não utilizar tantos dados numéricos porque a probabilidade destes estarem nos textos motivadores é grande. Além disso, pode ajudar você a acrescentar uma originalidade maior ao texto.
Espero ter ajudado
marialauraoliveira
Competência 1: 200
Competência 2: 120
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 180
Sua introdução está boa, mas achei seus parágrafos de desenvolvimento muito superficiais e sem argumentação, tente usar dados diferentes entre os parágrafos, além de contar a origem do problema, a importância e as consequências, para ter um parágrafo um pouco maior (mais ou menos 6/7 linhas). Você poderia ter abordado os benefícios de EAD e como deveria ser , mas não é.
Sua primeira intervenção está relacionada, mas a segunda não, pois educação a distância supõe-se que estude em sua casa, ainda mais agora com a quarentena.