Desafios da educação à distância no Brasil

  • 0

O mito da caverna, de Platão, descreve a realidade de pessoas que se recusavam a observar a realidade em virtude do medo de sair da sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma temática no que diz respeito aos desafios da educação à distância. Diante disso, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude do individualismo e da má influência midiática.

Em primeiro plano, é preciso atentar para o individualismo presente na questão. Na obra “Modernidade Líquida”, Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. A tese do sociólogo pode ser observada de maneira específica na realidade brasileira, no que tange aos desafios da educação à distância. Essa liquidez que influi sobre a questão da educação à distância funciona como um forte empecilho para sua resolução.

Outro ponto relevante, nessa temática, é a má influência midiática. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não pode ser convertido em instrumento de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na consolidação do problema, tratando-0 com negligência.

É evidente, portanto, que tais entraves precisam ser solucionados. Assim, especialistas no assunto, com o apoio de ONGs também especializadas, devem desenvolver ações que revertam a má influência midiática sobre os desafios da educação à distância no Brasil. Tais ações devem ocorrer nas redes sociais, por meio da produção de vídeos que alertem sobre as reais condições da questão, comparando com o tratamento que a mídia dá com relatos de pessoas que de fato vivenciaram tal problema. É possível, também, criar uma “hashtag” para identificar a campanha e ganhar mais visibilidade, a fim de conscientizar a população sobre as consequências do tratamento que determinados meios de comunicação dão ao assunto. Talvez, assim, seja possível construir um país de que Platão pudesse se orgulhar

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, boa noite!
    Sua redação ficou ótima, bem estruturada, adorei as citações, soube escolher obras populares e que tem muito a ver com o assunto. Inclusive só entrei para corrigir sua redação por causa do começo da sua introdução que me chamou muito a atenção.
    A dissertação ficou coerente com o tema, também da para perceber que você tem o domínio da forma padrão na língua portuguesa.
    Caprichou no tamanho dos parágrafos, ficou muito bom e fácil de ler.
    Parabéns! Mas não se empolgue sempre temos o que melhora.

    • 2
  2. Introdução: “O mito da caverna, de Platão, descreve a realidade de pessoas que se recusavam a observar a realidade em virtude ” Gostei da citação, mas achei desnecessário colocar Platão entre vírgulas, do mesmo modo que repetir a palavra realidade em sequência, busque por sinônimos. Eu trocaria o “Fora da alusão” por “Fora da teoria, ou da filosofia”. Fora isso, sua introdução está bem estruturada e boa para argumentação nos desenvolvimentos.
    Desenvolvimento 1: Gostei da citação e da maneira que você encaminhou ela, só faltou exemplificar e argumentar melhor a comparação entre a obra e a realidade, famoso “causa e consequência”.
    Desenvolvimento 2: Achei desnecessário “, nessa temática,” entre vírgulas. Gostei da citação também só faltou você trabalhar melhor a comparação de causa e consequência com o tema de novo kkkk.
    Conclusão: Desnecessário “, portanto,” e “,também,” entre vírgulas kkk. Fora isso faltou um agente sólido para resolver o seu problema, ficou muito vago quem resolveria isso. Último mas não menos importante, nunca use “talvez” na conclusão da redação, você demonstra incerteza quanto a correção dos problemas, eu sugiro variar por “somente assim, os problemas podem ser amenizados”… É melhor e mais coerente com o que é cobrado no Enem.
    De 0 a 1000, eu daria 700-750

    • 1
  3. Olá, gostei muito das citações, muito bem embasada a redação, gostei do uso dos conectivos e você tem uma escrita bem forte , ficou muito boa a divisão de períodos, o que não tornou a leitura cansativa, e cada parte foi realmente um grande impacto.Gostei bastante da conclusão. Achei muito bem estruturada, em todos os pontos. Parabéns.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.