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Desafios da educação à distância no Brasil

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O escritor britânico Oscar Wilde afirma: “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”. Nessa perspectiva, é preciso dar o primeiro passo para superar os desafios da educação à distância no Brasil, pois apesar de haver perspectivas sobre seus benefícios, ainda há obstáculos a serem combatidos. Desse modo, a exclusão digital e a dificuldade de adaptação favorecem a problemática.

Diante desse cenário, a exclusão digital é um desafio para a consolidação do ensino à distância. Assim, segundo a Organização Mundial da Saúde, o acesso às novas tecnologias é um direito humano do século XXI. No entanto, esse direito não tem sido cumprido, visto que a falta de acesso à Internet ainda é um problema na sociedade brasileira, fato que dificulta o ensino remoto. Dessa forma, isso ocorre porque há pouco investimento governamental para garantir a inclusão digital e, consequentemente, a educação à distância é impossibilitada pela exclusão digital.

Outrossim, a dificuldade de adaptação por parte dos estudantes à modalidade digital também é um problema a ser combatido. Na novela infanto-juvenil “Poliana Moça”, transmitida pela emissora SBT, os alunos precisaram ficar em casa e tiveram dificuldade em se adaptar ao modelo digital, pois perderam a concentração, a motivação e têm receio de interagir com os professores e colegas de classe. De maneira análoga, fora da ficção, os estudantes enfrentam os mesmos empecilhos e não estão adaptados, mesmo que especialistas afirmem que a educação remota traz benefícios como flexibilidade e inovação, demonstrando necessidade de estímulos ao modelo.

Portanto, o governo federal deve garantir o acesso à tecnologia para todos, por meio de um redirecionamento de verbas públicas, que possibilite acesso a ferramentas como celulares e computadores e redes de Internet, a fim de atenuar a exclusão digital. Ademais, cabe ao Ministério da Educação incentivar o ensino à distância, por intermédio de campanhas que mostrem os benefícios da modalidade, com a participação de instituições que trabalhem com o ensino remoto, com o intuito de estimular os alunos a se adaptarem à educação à distância. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo citado por Oscar Wilde

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1 Correção

  1. Vou tentar corrigir sua redação, desculpa se houver equívocos.

    Introdução:
    “O escritor britânico Oscar Wilde afirma: “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”. Nessa perspectiva, é preciso dar o primeiro passo para superar os desafios da educação à distância no Brasil, pois apesar de haver perspectivas sobre seus benefícios, ainda há obstáculos a serem combatidos. Desse modo, a exclusão digital e a dificuldade de adaptação favorecem a problemática.”

    Repetições de termos aparentes.. Busque por sinônimos de palavras..

    OUTROS PROBLEMAS: “a dificuldade de adaptação”.
    Adaptação a quê? O autor em que deixar claro para o leitor sobre o que se refere

    Eu mudaria para:

    De acordo com o pensador britânico Oscar Wilde, o primeiro passo é o mais importante na evolução de uma nação. Nesse prisma, é preciso dar o primeiro passo para superar os desafios da educação à distância no Brasil, pois apesar de haver perspectivas sobre seus benefícios, ainda há entraves a serem combatidos. De maneira efetiva, hão de ser analisadas as causas do impasse, as quais destacam-se: a exclusão digital e a dificuldade de adaptação dos estudantes brasileiros com a tecnologia.

    D1:

    “Diante desse cenário, a exclusão digital é um desafio para a consolidação do ensino à distância. Assim, segundo a Organização Mundial da Saúde, o acesso às novas tecnologias é um direito humano do século XXI. No entanto, esse direito não tem sido cumprido, visto que a falta de acesso à Internet ainda é um problema na sociedade brasileira, fato que dificulta o ensino remoto. Dessa forma, isso ocorre porque há pouco investimento governamental para garantir a inclusão digital e, consequentemente, a educação à distância é impossibilitada pela exclusão digital.”

    Vc repetiu muitos termos iguais, procure por sinônimos e mais conectivos. Seu D1 acabou ficando um pouco confuso também.

    Eu mudaria para:

    Diante desse cenário, a exclusão digital torna-se um empecilho para a consolidação do ensino à distância. Nesse viés, segundo a Organização das Nações Unidas, o acesso à tecnologia não só é um direito humano, mas também economicamente fundamental. No entanto, essa garantia equânime do uso do meio digital não tem sido cumprida, visto que a inclusão digital no Brasil não vai bem, tampouco o ensino conectado à internet. Sendo assim, um grande desafio para a consolidação do ensino à distância na sociedade brasileira. Certamente isso ocorre porque há pouco investimento governamental para garantir o acesso à tecnologia no país, como por exemplo distribuir computadores em escolas públicas para que os estudantes possam ter um ensino remoto de qualidade. Desse modo, assegurando o direito humano de democratização da tecnologia, conforme garante a Organização das Nações Unidas.

    D2:

    “Outrossim, a dificuldade de adaptação por parte dos estudantes à modalidade digital também é um problema a ser combatido. Na novela infanto-juvenil “Poliana Moça”, transmitida pela emissora SBT, os alunos precisaram ficar em casa e tiveram dificuldade em se adaptar ao modelo digital, pois perderam a concentração, a motivação e têm receio de interagir com os professores e colegas de classe. De maneira análoga, fora da ficção, os estudantes enfrentam os mesmos empecilhos e não estão adaptados, mesmo que especialistas afirmem que a educação remota traz benefícios como flexibilidade e inovação, demonstrando necessidade de estímulo ao modelo”

    Gostei do repertório sociocultural, mas não precisava especificar em qual canal de televisão é vinculada a novela.
    “se adaptar” o verbo precisa concordar com o sujeito alunos.
    os aluno tem receio de interagir por quê? É preciso esclarecer isso ao leitor.
    “[..] estudantes enfrentam os mesmos empecilhos e não estão adaptados.” Não estão adaptados ao quê? O autor não pode deixar vácuos no texto, tem que redigir um texto lúcido para os leitores.

    Além disso, falta detalhamento nos argumentos.

    OUTROS PROBLEMAS:
    “especialistas”. Especialistas em quê? é preciso especificar isso ao leitor.

    Eu mudaria para:

    Ademais, a dificuldade de adaptação por parte dos estudantes à modalidade digital também é um problema a ser combatido, bem como mostra na novela infanto-juvenil “Poliana Moça”, na qual os alunos precisaram ficar em suas casas e tiveram dificuldade em se adaptarem ao modelo digital de tal forma que perderam a concentração nas aulas, como resultado os personagens têm receio de tirar dúvidas sobre a aula com os professores e colegas de classe. Embora seja uma obra ficcional, a novela apresenta características que se assemelham ao atual contexto do Brasil, já que os estudantes brasileiros enfrentam os mesmos problemas e não estão adaptados ao ensino digital, apesar de especialistas de tecnologias da informação afirmarem que a educação remota traz benefícios como qualificações de ensino acessíveis e a redução de custos para as famílias. Nesse sentido, demonstrando a necessidade de estímulos para ingressar-se ao meio digital.

    Proposta de intervenção:

    Portanto, o governo federal deve garantir o acesso à tecnologia para todos, por meio de um redirecionamento de verbas públicas, que possibilite acesso a ferramentas como celulares e computadores e redes de Internet, a fim de atenuar a exclusão digital. Ademais, cabe ao Ministério da Educação incentivar o ensino à distância, por intermédio de campanhas que mostrem os benefícios da modalidade, com a participação de instituições que trabalhem com o ensino remoto, com o intuito de estimular os alunos a se adaptarem à educação à distância. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo citado por Oscar Wilde

    o Governo Federal por ser uma autoridade, assim como o Ministério da educação escreve-se com letras inicias maiúsculas.
    Muito legal vc ter resgatado o repertório sociocultural da introdução.

    ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA CONCLUSÃO;

    Agente: *Governo Federal*, Ministério da Educação.
    Modo: Garantir o acesso à tecnologia para todos – Incentivar o ensino à distância.
    Meio: Redirecionamento de verbas públicas; Campanhas que mostrem os benefícios da modalidade.
    Detalhamento: Que possibilite acesso a ferramentas como celulares e computadores e redes de Internet – Com a participação de instituições que trabalhem com o ensino remoto, com o intuito de estimular os alunos a se adaptarem à educação à distância.
    Finalidade: A fim de atenuar a exclusão digital – Espera-se, com isso, dar o primeiro passo citado por Oscar Wilde.

    A conclusão em si ficou bem bagunçada e confusa, 120 pontos na C5.

    Continue praticando, vc tem potencial.

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