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Desafios da educação à distância no Brasil

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Na série animada “Rick and Morty”, da Netflix, são retratadas as aventuras vividas por um tio e o seu sobrinho dentro de um universo multidimensional. No último episódio, a narrativa revela uma cena peculiar: Rick apresenta a Morty, através de um tablet, o sistema educacional do planeta em que esteve recentemente, onde a maioria dos alunos aprendem em um calabouço fechado e, quando se instala uma intensa crise climática periódica, apenas uma pequena parcela consegue aprender à distância. Fora da ficção, fica claro que a realidade ilustrada na série pode ser relacionada àquela do Brasil no que tange a EAD, tanto pela inflexibilidade do modelo de ensino vigente quanto pelos indicadores socioeconômicos da sociedade.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a normatização do atual sistema de aprendizagem constitui-se em um entrave para a democratização da educação à distância no país. Segundo o escritor Gilberto Dimenstein, em seu livro “O cidadão de papel”, o povo brasileiro possui direitos positivados dentro de um documento, mas não gozam de tais benesses no plano material, ou seja, não os veem sendo aplicados pelo Estado de forma integral. Paralelamente, percebe-se que um desses direitos, o que se refere à educação, não é garantido pelo governo pelo fato de promulgarem regras e normas que dificultam o acesso à EAD e permitem com mais facilidade o modelo tradicional. Logo, nota-se claramente a questão burocrática para a resolução de tal impasse.

Além disso, pode-se analisar a pauperização de diversos setores da sociedade como um fator impeditivo no que concerne a problemática discutida. Nas palavras do intelectual Paulo Freire, “a educação se tornou um bem da burguesia”. Nessa perspectiva, é patente que o hodierno sistema de ensino privilegia a maioria em detrimento de uma minoria de estudantes marginalizados, os quais vivem em uma situação de vulnerabilidade social e, por isso, não possuem poder aquisitivo para adquirir acesso a uma plataforma de estudos virtual. Por exemplo, é possível observar esse fenômeno na presente pandemia do novo coronavírus. Destarte, questões de ordem financeira também se enquadram como um entrave.

Portanto, é mister que sejam tomadas medidas para amenizar o quadro atual. Para diminuir as desigualdades sociais e permitir a EAD a uma parcela maior da população, urge que o Congresso Nacional aprove, mediante pressão pacífica e ordeira de movimentos estudantis, leis e regulamentos que aumentem em 10% o auxílio do Bolsa Família para que famílias mais humildes possam disponibilizar recursos materiais para o ensino de seus filhos. Não só, o Ministério da Educação e da Cultura deve facilitar, por intermédio de portarias no Diário Oficial, a implementação da educação à distância no território tupiniquim. Somente assim, será possível que o Rick, ao nos visitar, conte outra história ao Morty.

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3 Correções

  1. Introdução: O repertório sociocultural ficou muito grande, procure ser mais conciso e direto. Rick e Morty são avô e neto, não tio e sobrinho; é um erro pequeno e provavelmente o corretor não perceberia, mas cuidado ao apresentar as informações. O tema foi apresentado, porém faltou deixar claro que isso é um problema. Você apresentou os dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes, o que contribui para o projeto de texto.
    Desenvolvimento 1: O tópico frasal resumiu bem o que será tratado. Foi feito um uso produtivo do repertório. Achei que faltaram marcas de autoria para melhorar a sua argumentação e não deixar o parágrafo tão expositivo.
    Desenvolvimento 2: Ao começar a citação, tem que usar letra maiúscula: “A educação…”.
    Assim como no parágrafo anterior, achei que faltou deixar mais claro sua posição em relação ao problema, com o uso de adjetivos, por exemplo. A última frase do texto ficou meio repetitiva, já que aborda o mesmo do tópico frasal apenas com outras palavras.
    Conclusão: A primeira proposta de intervenção apresenta os cinco elementos. A retomada do repertório da introdução contribuiu para o projeto de texto.
    Nota: 920
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

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  2. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom!
    Compreensão da proposta de redação. …Bom! Acho que fugiu um pouco do tema…
    Seleção e organização das informações. … Regular, fuga.
    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Regular. Sugere-se conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres. Desvios de finalidades das entidades do Estado, além de contravenção, podem infringir o Artigo 8 da declaração universal dos direitos humanos: “Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela Constituição ou pela lei.”

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  3. Introdução:
    Ficou grande, tente ajustar isso.
    Deixei claro o que faz da temática um problema.
    “no que tange à” crase***

    Desenvolvimento 1:
    A educação à distância não é efetivada, pois o direito à educação só é tem garantia no papel, além de ser muito burocrático, ótimo! Fale qual a consequência disso. Por exemplo, há uma discrepância desse acesso concorda? nem todos têm acesso à internet, muito menos à aparelhos tecnológicos, isso acaba fomentando as desigualdades sociais! Outro ponto importante, é o despreparo de muitos docentes que não sabem lidar com as novas tecnologias. isso acontece pelo fato do modelo de ensino ser arcaico, o mesmo de séculos atrás. Século 21-> tecnologia-> capacitação

    Desenvolvimento 2:
    Explique como se dá esse privilégio por parte do sistema de ensino.

    Intervenção: Você fez 2 propostas
    Proposta 1:
    Agente: Congresso Nacional
    Ação: Aumentar o Bolsa Família
    Modo:? seria por verbas governamentais?
    Efeito: Para que famílias mais humildes possam disponibilizar recursos materiais para o ensino de seus filhos.
    Proposta 2 está incompleta, considerei apenas a primeira.

    C1:160
    C2:200
    C3:160
    C4:200
    C5:160
    FINAL: 880

    É só detalhe agora. Sucesso!

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