De acordo com a Unesco, os índices de abandono e repetência das escolas no país são os mais elevados da América Latina. De maneira análoga a isso, podemos destacar os desafios da educação a distância. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos: a dificuldade no aprendizado e os problemas de conexão.
Em primeiro plano, podemos destacar a dificuldade no aprendizado como um dos desafios do ensino a distância. Desse modo, há muitos alunos que apresentam falta de entendimento sobre determinados assuntos. Mediante a isso, é registrado que houveram somente 28 notas 1000 na redação do Enem, destarte, das 27 milhões de redações, 87 mil foram zeradas. Dessa forma, conclui-se que isso ocorreu em tempo de “pandemia”, onde a aula online predominou como principal forma de aprendizado.
Além disso, é notório que problemas com a conexão da internet é bem frequente, nota-se isso, principalmente, durante as aulas online. Consoante a isso, temos a citação do pensador Paulo Freire ” se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Sendo assim, com o número excessivo de pessoas abandonando a educação por conta da internet , logo, a sociedade poderá entrar em declínio e, por consequência, aumentar o número de analfabetos no Brasil e em todo o mundo. Portanto, devemos buscar formas de atenuar o revés.
Enfim, fica evidente a necessidade de medidas que venham amenizar os desafios do ensino a distância. Logo, cabe ao ministério da educação junto com as mídias televisivas, por intermédio de campanhas publicitárias, desenvolverem projetos estatais para alertar aos pais sobre a situação do EAD no Brasil, a fim de consolidarmos uma educação de valor no nosso país. Somente assim, teremos uma nação equânime.
ignorem a quantidade de linhas , pois, terá menos de 25.
Por favor, deixem a nota, se possível por competência (quem avaliar por competência, vai receber “a melhor correção”).
Já faz um tempo que fiz essa redação, dessa vez eu revisei e modifiquei algumas partes.
se quiserem, eu corrijo de volta.
Fiquem com deus!!!!!
Thamirysbds
Oi dnv :)
INTRO ——————-
-> nem vou falar da primeira pessoa, acho que já deixei bem claro na outra correção kk
-> não tem muito o que corrigir nessa introdução, você atendeu bem: trouxe citação, tese + tema e problemáticas. Na verdade, só pra dizer que faltou alguma coisa, você não puxou a temática pra atualidade. E, se me permite uma dica, deixe essas citações que envolvem dados para os seus desenvolvimentos. Na introdução diga algo mais “”leve””, um livro, uma música, um filósofo, uma analogia…. Algo que chame mais a atenção, deixe as citações “pesadas” ou “sérias” para os desenvolvimentos :)
D1 ——————-
-> rapaz, evite esse conectivo inicial
-> que Enem? o de 2020? 2019? 2018? …? (traga especificação para confirmar)
-> “onde a aula online” o “onde” é adverbio de lugar ou pronome relativo, porém, apesar de estar atuando como pronome, ambos os casos devem ser utilizados quando você estiver se referindo a local físico. Se tem dúvidas em usar o “onde” como pronome, basta trocar por “cujo, no qual, o qual, em que, que…” dá no mesmo :)
-> Victor, assim….acho que você foi bem precipitado em “acusar” o ensino a distância como a causa das poucas redações nota 1000 (sua citação). Pois é preciso ver além disso, já que você também citou a “pandemia”. Nem todo mundo tem acesso fácil a internet, assim como nem todo mundo tinha “cabeça” para estudar em meio a tudo que aconteceu por conta da pandemia. Então, sua contextualização ficou um pouco “fora da realidade”. Você poderia ter mencionado a dificuldade do acesso à internet ou mesmo focado no caso da pandemia e as dificuldades “psicológicas” vivenciadas (já que seu D2 foi sobre internet). Ademais, na conclusão não pode ter adendos, você nem tinha falado na pandemia antes…
-> ontem mesmo eu reclamei para uma “aluna” minha que estou auxiliando em redação, pois ela, assim como você, gosta muito de usar conectivos de conclusão ao longo do parágrafo. Se você só vai concluir na tese de fechamento, então deixe os conectivos conclusivos pro final do parágrafo, quanto mais diversificado seu texto ficar, de conectivos, melhor será a nota na sua C4.
D2 ——————-
-> “notório” e “nota-se” é a mesma coisa, não precisava da repetição
-> “com o número excessivo de pessoas abandonando a educação por conta da internet” de onde você tirou essa informação? Se não apontar a fonte, não tem validez. Outra coisa, isso é uma espécie de generalização, não faça isso, até porque esse não é o principal motivo do “abandono”, pois, como eu ja disse, nem todos têm acesso e os que tem não deixam de acessar a aula por conta de problemas de conexão.
-> busque responder aquelas questões argumentativas que eu listei na outra correção, elas te servirão de orientação para melhorar, ainda mais, sua problematização
CONCLUSÃO ——————-
-> acho que esqueci de corrigir isso na outra redação:
“cabe ao ministério da educação junto com as mídias televisivas” toda vez que você colocar um 2° agente para trabalhar em parceria/paralelo com o 1°, este deverá vir isolado entre vírgulas. Ademais, o verbo para indicar a ação, deverá vir no singular, pois se remete apenas ao 1° agente. Ah, e coloque em maiusculo. Então, ficaria assim:
“cabe ao Ministério da Educação, junto com as mídias televisivas, por intermédio de campanhas publicitárias, desenvolver projetos”
-> faça retomadas e detalhe sua ação ou meio/modo e, novamente, seja criativo na proposta de intervenção.
C1: 160 (1° pessoa e uso do “onde”. Queria muito ver quais foram esses erros de crase que a Sandrielly disse, porque eu não vi nenhum hahahah. Você soube usar “àqueles”, pra mim isso já foi suficiente pra perceber seu domínio na crase)
C2: 160 (traga repertórios especificados e saiba fazer uma correta contextualização, sem generalização ou senso comum)
C3: 140 (problematize mais e mostre seu posicionamento)
C4: 120 (coesão com citações e conectivos)
C5: 160 (seja criativo e detalhe sua proposta)
= 740 [representativa]
Sandrielly_00
Oii, primeiramente, parabéns!
Na introdução= A sua tese está bem sólida e durante o percurso textual é sustentada. Na parte que você fala da UNESCO, aí sim poderia usar parêntese para explicar o que é, exemplo; Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Ou ao contrário.
No desenvolvimento 1= Já citou o primeiro problema da tese, ótimo! Faltou o ano em que ocorreram essas 28 notas 1000 no ENEM, embora eu saiba que foi 2020, mas precisa está como uma informação mais detalhada, poderia perder ponto na C2.
Dessa forma, conclui-se que isso ocorreu em tempo de “pandemia”, onde a aula online predominou como principal forma de aprendizado. Poderia ser melhor executado esse período e sem as aspas, como: Dessa forma, conclui-se que esse fato ocorreu em um ano pandêmico, onde a aula on-line predominou como principal forma de aprendizado.
No desenvolvimento 2= Já citou o segundo problema da tese, ótimo! Só o último período que ficou curto.
Conclusão= Atende aos 5 elementos, ótimo!
No geral os erros foram de crase, letra minúscula no ministério da educação, pleonasmo ‘junto com’, o ano do Enem e períodos curtos.
C1= 160
C2= 200
C3= 200
C4= 200
C5= 200
NOTA= 960
Pauloh_fp
Olá, vou deixar minha correção salientando que não sou especialista, portanto, essa correção é apenas uma opinião, ok? Só não vou corrigir por competências pq não manjo mto dashudashdas
INTRODUÇÃO:
-ótima introdução, contudo, você poderia explicitar melhor seu segundo período: como isso acontece?
-é legal arranjar uma maneira de citar o tema durante a sua redação, deixando extremamente claro sobre o que você está falando, imagine que o corretor vai tentar corrigir pensando que ele não sabe sobre o que aquela redação está falando, deixe claro ao leitor
D1:
-d1 praticamente perfeito, trocaria apenas os conectivos, tenta usar o “Dessa forma” mais pro final do desenvolvimento, vai ficar mais legal
D2:
-cuidado com a concordância: os problemas com a internet SÃO bem frequentes
-o argumento foi ótimo, mas a citação não ficou muito bem encaixada, já que você está falando de problemas com a conexão, o problema não é a citação, mas a maneira de encaixá-la
-deixa pra usar portanto na conclusão, opte por outros conectivos
CONCLUSÃO:
-particularmente, não gosto muito de “enfim”, fica meio informal e tudo mais, trocaria por “portanto”
-Ministério da Educação tem letra maiúscula
-gostei da proposta, mas acho que faltou detalhar um pouco mais, assim como a sua introdução
-tu poderia retornar à sua alusão inicial aqui no último período, ficaria massa!
No mais, acho que é isso, você é bem claro na sua escrita, isso te favorece muito. Te daria 820-860. Vou escrever uma redação ainda hoje, se puder, pode corrigi-la também? Parabéns e continue estudando :)