Desafios da Educação a Distância no Brasil

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Muito se tem discutido sobre os desafios da Educação a Distância no Brasil. É fato público e notório a dificuldade dos alunos e dos professores com as aulas on-line, especialmente em questão de lidar com recursos digitais. Paralelamente, a desmotivação dos estudantes e o descaso de algumas famílias acarretaram múltiplas complicações.

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, uma citação de Nelson Mandela. Apesar de exaustos e fora de sua zona de conforto, é evidente que os professores nunca desistiram e deram seu máximo para realizar as atividades pedagógicas, aulas gravadas e ao vivo, para continuar o desenvolvimento e a aprendizagem dos jovens.

Todavia, como diria o Rocky Balboa: ”O mundo não é um grande arco-íris”. A grande maioria dos professores tem dificuldade com computadores e celulares, o que torna a adaptação das aulas a distância um tremendo desafio. Além de que em alguns dias a conexão pode não estar estável, tanto na casa das crianças quanto nas suas. Infelizmente, não se é possível no país que todos os professores possuam equipamento de ponta para ajudar no trabalho.

Em suma, o Ministério da Educação (MEC), deve investir em subsídios na área educacional, conscientizar alunos e pais sobre a importância da aula, mesmo sendo a distância, por meio de campanhas nas redes sociais, salientar que a fase ruim vai passar, para que os alunos não fiquem desmotivados. Dessa forma, a Educação a Distância no Brasil deixaria de ser um desafio e como disse Nelson Mandela ser a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.

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4 Correções

  1. 1- introdução:
    sua escrita é bem consistente no que se trata da norma padrão, no final da sua introdução, você trás a tese(desmotivação dos estudantes e o descaso de algumas famílias acarretaram múltiplas complicações), algo bem importante para se mostrar para a pessoa que esta corrigindo o que virá na parte posterior, que no caso é o desenvolvimento.
    2-desenvolvimento 1:
    como eu já esperava, você trata da sua primeira argumentação da tese(desmotivação dos estudantes), isso é de suma importância, porque o corretor já estará guiado. Todavia, a citação notória de Nelson Mandela, acrescenta de forma significativa no seu texto, uma vez que vem como um repertório…
    3- desenvolvimento 2:
    teu desenvolvimento do segundo tópico da tese foi brilhante, muito bem articulado, acredito que se você tivesse colocado a citação de Nelson Mandela no final do parágrafo teria dado uma ênfase mais forte.
    4- conclusão:
    acredito que você tenha usado o método dos 5 fatores:
    1- o agente no caso o MEC(quem faz).
    2- a ação que pode ser feita, que no caso você sugeriu o “investimento”
    3- finalidade que no caso seria a conscientização
    4- o modo, que você já sugere no “por meio”
    5- o detalhamento, com o resto das informações que você preescreve em seguida.
    E sua frase final, como uma frase forte, fecha teu texto de uma forma muito boa.
    Acredito que sua nota seria 920.

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  2. Gostei bastante da sua redação!!
    Ficou muito elaborada e muito completa, apenas te aconselharia a desenvolver mais em alguns parágrafos, por exemplo a introdução poderia abordar mais coisas, ficou muito sucinta e o segundo parágrafo poderia trabalhar mais a citação que você destacou
    Parabéns você tem futuro!!

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  3. Vamos à correção
    INTRODUÇÃO: bem objetiva e projeto de texto evidente ao deixar explícito o que será abordado nos desenvolvimentos, porém não conseguiu contemplar esses aspectos citados, ou seja, comentou : a desmotivação dos estudantes e o descaso de algumas famílias acarretaram múltiplas complicações. No entanto, abordou sobre outro assunto no desenvolvimentos. (Perdeu ponto na competência 3 por isso ).

    Desenvolvimento 1: apresentou área do conhecimento pertinente ao tema e legitimada, todavia não foi produtiva, pois não houve contextualização ( perdeu pontos na competência 2), faltou comprovar que realmente os professores deram o seu melhor, vc poderia fazer isso apresentando dados estatísticos que ajudaria na competência 2 , porque estaria colaborando com sua argumentação, isto é, sendo produtiva .

    Desenvolvimento 2 : Os mesmos problemas relacionados ao desenvolvimento 1 , como falta de produtividade nos repertórios, além de não comprovar que os professores tem dificuldades no uso de aparato tecnológico.

    Conclusão/ intervenção: Muito boa , porém evite usar a palavra “conscientizar” , já que a redação do Enem não considera isso como ação. Ficaria melhor se vc tirasse a parte “conscientizar alunos e pais sobre a importância da aula, mesmo sendo a distância” e “salientar que a fase ruim vai passar, para que os alunos não fiquem desmotivados.”
    Depois da palavra”(MEC)” a vírgula está errada , pois não se separa sujeito do verbo, exceto se vc estivesse usando aposto.

    Competência 1 : 200 pontos ( só encontrei um erro,que foi a vírgula)
    Competência 2 : 120 pontos ( você compreendeu o tema , contudo , seus repertórios culturais não foram produtivos, ou seja , não auxiliou na argumentação)
    Competência 3 : 120(Houve uma escolha ruim dos repertórios e não apresentou um projeto de texto tão coerente, foi muito positivo a retomada da citação do Nelson Mandela na intervenção)
    Competência 4: 120 ( Senti falta do conectivos intraparágrafos)
    Competência 5:200 (apresentou os 5 elementos,)

    Nota Final :760

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  4. Parabéns pela dissertação muito bem explicada, exibindo detalhadamente seu ponto de vista. Acredito que possa melhorar algumas coisas no segundo parágrafo, mas gostei de como você propôs melhorias na conclusão, mostrou que você entendeu corretamente o tema. Apenas o segundo parágrafo que ficou a desejar, mas fora isso, o texto esta ótimo. Boa sorte!

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