Estudante

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

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De acordo com a historiografia, o ensino a distância no Brasil iniciou por volta de 1900 através da modalidade de ensino por correspondência, porém com o avanço da tecnologia e, principalmente, a popularização da internet a educação à distância se modernizou. No entanto, a falta de conscientização do corpo social em relação a qualidade do ensino, junto a dificuldade encontrada por muitos em ter acesso a internet de qualidade, são uns dos problemas encontrados no EAD.

Primeiramente, salienta-se que os cursos a distância ainda enfrentam resistência pela população, mesmo com o aumento de alunos matriculados em cursos online, como afirma dados do Ministério da Educação – que de 3,3 milhões de alunos registrados entre 2003 e 2013, mais de um terço correspondia a cursos online- a percepção social em relação à qualidade dos cursos a distância é negativa. Tendo em vista que algumas pessoas veem a educação a distância com receio e acreditam que não há qualidade no ensino.

Ademais, segundo o filosofo Immanuel Kant, “ o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele” nesse viés, é notório que o acesso à educação de qualidade está associado com a formação do homem como cidadão. Dessa forma, os cursos online têm o intuito de democratizar o acesso à educação. Todavia, pesquisa feita pela Fundo das Nações Unidas para a Infância, mostra que 4,8 milhões de crianças e adolescentes não tem acesso a internet de qualidade no Brasil, o que negligencia essa minoria, impedindo-os de usufruir de direitos básicos previstos na constituição Federal.

Diante do exposto, conclui-se que medidas são necessárias para resolver esse imbróglio. Por isso, cabe ao Ministério da educação em parceria com o órgão responsável pela avaliação da qualidade de ensino das universidades o INEP, conscientizar a população da importância da educação a distância, por meio de avaliações periódicas dessas instituições e a divulgação dessas informações através de mídias sociais, outdoors entre outros, a fim de acabar com o preconceito que existe sobre essa modalidade. Além disso, O governo junto com a iniciativa privada deve democratizar o acesso à internet, mediante politicas pública que permitam o acesso a plataforma de estudo de forma gratuita, para que assim o EAD continue progredindo e alcançando cada vez mais pessoas.

 

OBS : Ficou um pouco grande porque eu tinha escrito no caderno .

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2 Correções

  1. Oiiee, não muito boa com redação, mas vou corrigir.
    Sua introdução está ótima, com repertório histórico e tese bem expressada.
    Seus desenvolvimentos estão muito bons e bem argumentado.
    Não vir erros de gramática.
    Seu texto está bem elaborado!
    Sua conclusão está completa.
    Eu daria uma nota de 960 a 980

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  2. Utilizou elementos coesivos e também contexto histórico na introdução, deixando claro os assuntos a serem tratados no desenvolvimento, esses por sua vez, foram muito bem desenvolvidos nos parágrafos que se seguiram. Citou filósofo em adequação com o tema.
    Evite utilizar palavras de difícil significado, a exemplo de “imbróglio”, lembre-se que seu texto tem que ser entendido por qualquer pessoa. A respeito da conclusão, foram utilizados dois agentes, e conforme o novo modelo ENEM eles não são aceitos, pode-se causar ambiguidade. Em resumo, texto muito bem escrito, bom desenvolvimento de ideias e sem erros ortográficos.
    960

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