Aprendiz

Desafios da doação de sangue no Brasil

  • 0

GALERA SOU APENAS UM INICIANTE E MEU FOCO É EM CONCURSO PÚBLICO, PODEM SER SINCEROS EM RELAÇÃO AO TEXTO E SE POSSÍVEL ATRIBUIR UMA NOTA DE 0 A 10. E POR FAVOR SEJAM SINCEROS, TEVE ALGUMAS FRASES E PALAVRAS QUE USEI QUE FIQUEI EM DÚVIDA SE COLOCAVA OU NÃO, E A PONTUAÇÃO ACREDITO QUE TENHA MUITA COISA ERRADA. OBRIGADO!

 

No Brasil, há empecilhos que dificultam o processo de ser solidário, como acontece em relação a doação de sangue, já que, segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,6% da população brasileira doa sangue. Dentre essas dificuldades, pode-se destacar a falta de conscientização da população e a estigma relacionada ao assunto.

Primeiramente, pode-se citar que os estoques de sangue nos Hemocentros estão há cada ano mais baixo, já que o número de doadores é carente e a conscientização da população não está sendo realizada como deveria, pois campanhas publicitárias não são frequentes, e sem uma maior divulgação à população, o número de doadores faz-se menor do que a real demanda. No entanto, o posicionamento das mídias sociais, seria muito importante para mudar esse quadro.

Além disso, soma-se os mitos relacionados a esse assunto, por exemplo: há pessoas que acreditam que se doarem uma vez, vão ter que doar sempre, outras acham que doar sangue engorda e tem aqueles que temem contrair alguma doença infecciosa durante a coleta. Portanto, é preciso desfazer esses mitos e informar a população sobre a importância e benefícios da doação de sangue.

Logo, é importante que o Ministério da Educação, junto com outros órgãos competentes, instale nas escolas campanhas de incentivo a doação de sangue, para construir doadores futuro. Além disso, fazer campanhas diariamente nas mídias sociais com informativos desconstruindo as estigmas relacionadas a esse assunto e mostrando a população a grande importância que tem esse ação social. Afinal, um país que busca desenvolvimento deve promover a solidariedade e amor ao próximo.

Compartilhar

2 Correções

  1. O seu texto foi desenvolvida de uma maneira boa,porém,eu senti falta de organização.
    *Você soluciona a problemática do seu texto,logo após o desenvolver da tese do parágrafo, a mesma deveria ser posicionada na conclusão.
    *No segundo parágrafo o argumento da exemplificação foi muito bom.
    *Na introdução é necessário complementar o dado estatístico apresentado,colocando o ano em que a pesquisa foi realizada.
    *E o principal que é a ausência de repertório sócio-cultural que deixa a dissertação fraca e sem embasamento
    Bons estudos e boa sorte!!

    • 1
  2. O texto foi muito bem desenvolvido, ótimo conhecimento sociocultural e um amplo vocabulário. Só achei que faltou detalhamento em algumas partes específicas e na parte das mídias sociais, talvez não seja tão aconselhável trazer uma solução já no primeiro parágrafo, você poderia usar isso no final do segundo parágrafo para já entrar na conclusão com a proposta de intervenção, fazendo um detalhamento mais específico nessas mídias sociais, pois se colocar no primeiro parágrafo pode parecer “jogado”, para querer ocupar espaço ou eles podem achar que o participante não pensou na estrutura da redação! Mas eu gostei bastante e acho que os seus argumentos foram bem colocados, só analisar essas questões mesmo!
    Fora isso eu te daria 880 (Estilo Redação ENEM) ou 8.8 (Da maneira que foi solicitada)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.