Iniciante

Desafios da alfabetização tecnológica para os idosos

  • 0

Nos pós-créditos do filme “Capitão América:o primeiro vingador”,após setenta e cinco congelado, ele acorda em plena Nova York e se depara com novas tecnologias e táticas de batalha. Muitos idosos se veem nessa situação e têm a sensação de estarem parados no tempo; vários não conseguiram terminar os estudos e querem tentar novamente. Entretanto, o extremo avanço dos meios tecnológicos e a desigualdade presente na realidade contemporânea são alguns dos desafios que a velha guarda está enfrentando.
No jogo “Detroit: Became Human” pode-se perceber os vários avanços científicos e tecnológicos presentes na humanidade; lá os androids são uma verdade e buscam até a liberdade. O mundo real não chegou a esse ponto, mas já se vive atualmente a Revolução Técnico-Científica que trouxe consigo novas tecnologias, como internet, que encurtaram o planeta. Além disso, trouxe o descaso com as pessoas mais velhas que têm dificuldade em lidar com esses aparelhos modernos. As pessoas mais jovens, principalmente adolescentes, têm mais facilidade e tendência em aprender coisas novas; já com os idosos é diferente ,pois eles já possuem um pensamento formulado e conceber algo novo demanda mais tempo e paciência. Desse modo, os idosos que sentem vontade de voltar aos estudos se encontram com este obstáculo sendo impedidos de progredir.
Conforme o pressuposto, os idosos têm maior dificuldade em conseguir acompanhar as muitas evoluções presentes em todo o mundo, ademais que o acesso a essas tecnologias não são necessariamente a todas as pessoas. Na matéria de Sociologia é ensinado aos alunos o conceito de “desigualdade” que refere-se à privação de direitos ou de acesso a recursos por uma pessoa ou um grupo o que cria distinções entre os indivíduos. Analogamente, com o fenômeno da globalização as áreas mais periféricas acabam não sendo contempladas com as novas tecnologias produzidas pelo ser humano, acarretando uma sociedade desigual. Sendo assim, soluções devem ser pensadas para resolver esse impasse.
Em virtude dos fatos apresentados, percebe-se portanto, que medidas de intervenção são necessárias para superar essa tribulação. Então, é fundamental que o governo disponibilize verbas para a construção de mais bibliotecas nas periferias das cidades valorizando mais essas áreas, com o objetivo de possibilitar mais oportunidades, não somente aos mais velhos, mas também todas as pessoas que desejam concluir sua alfabetização e precisem de um local para estudar. É também papel das famílias ajudar seus velhinhos ensinando-os a utilizar corretamente os aparelhos celulares e a internet. Nesse sentido tanto educação quanto lazer para os idosos seria mais acessível e inclusiva.

Quem puder corrigir no modelo ENEM e atribuir nota eu agradeço 🤙

Compartilhar

1 Correção

  1. Melchior,
    a redação do ENEM deve ter no máximo 30 linhas e sua redação ultrapassou esse limite. Se você reescrever ou retirar algumas frases conseguirá diminuir a quantidade de linhas.
    Por exemplo, o período,
    “Na matéria de Sociologia é ensinado aos alunos o conceito de “desigualdade” …. poderia ser reescrito como
    Em Sociologia, o conceito de “desigualdade” …
    No seu 1o paragrafo está faltando uma palavra no frase “após setenta e cinco congelado”. São após setenta e cinco ANOS congelado?
    Quanto a quantidade de parágrafos está bom, pois as redações bem pontuadas no ENEM tem 4 parágrafos.
    Continue treinando!
    Cristiane

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.