A constituição Federal de 1988 garante prioridade aos direitos fundamentais da criança e do adolescente, incluindo a convivência familiar e comunitária. Entretanto, esses direitos não têm sido bem assegurados no Brasil, a adoção em território nacional é um grande desafio para muitos cidadãos que estão em busca de uma família, mas que dependem do longo processo de ordem burocrática e a incompatibilidade no padrão dos perfis majoritariamente escolhidos. Deste modo, faz-se necessário acelerar o processo adotivo e conscientizar a população sobre o verdadeiro significado da adoção.
Preliminarmente, segundo dados do CNJ, 43% das ações de adoção são realizadas em mais de 240 dias. Nesse contexto, é impossível não apontar a demora no processo adotivo como ponto principal do problema. Isto é, muitos dos cidadãos interessados em adotar estão sujeitos em desistir no meio do caminho devido ao extenso e cansativo processo de perfilhamento. Logo, é necessário diminuir a demora nas ações de adoção, para que o processo burocrático não seja o motivo de tantas crianças e adolescentes não terem a oportunidade de serem adotados.
Ademais, é imperativo ressaltar a teoria de Zygmun Bauman, que diz que as relações sociais são fluidas, de modo a atender os interesses pessoas de cada um. Analogamente, a maioria dos indivíduos interessados em adotar estão buscando suprir suas necessidades pessoais, e objetificam essa situação, buscam por crianças de pele branca e idade inferior aos 5 anos, o que corresponde a minoria sujeita ao processo adotivo no Brasil. Desse modo, esse tabu racial associado à ação de adoção faz com que muitas crianças e adolescentes nunca possam ter um lar.
Portanto, medidas são necessárias para coibir o entrave, cabe ao Ministério da justiça e da Segurança Pública acelerar ao máximo o processo de adoção, para que a demora na fila de espera não seja um impasse na hora de adotar. Juntamente, as mídias sociais devem ser responsáveis por conscientizar a população sobre a importância da adoção de adolescentes e crianças mais velhas e negras, com a finalidade de que todas as crianças possam ter a oportunidade da convivência familiar, como prometido na Constituição Brasileira. Deste modo, o Brasil superaria os entraves relacionados à adoção.
LíviaSousa7
Oi, sua redação está bem feita e segue corretamente os padrões exigidos. Vamos as competências:
C1= 160 – houve erros gramaticais no 3° parágrafo onde está escrito ” interesses pessoas”, creio eu que tenha sido o corretor ortográfico. Fora isso não encontrei erro algum de pontuação.
C2 = 200 – possui compreensão da proposta de intervenção apresentada, desenvolveu o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativa-argumentativo.
C3 = 200 – colocação do sociocultural correta, apresentação do ponto de vista posteriormente após o uso do mesmo.
C4 = 200 – norma padrão ok.
C5 = 160 – ficou confuso o meio da sua intervenção, não sei se pode ser chamado de um meio na verdade, está parecendo ser mais uma ação.
Nota: 920
Obs: Na introdução é necessário o uso da tese e a colocação do tema obrigatoriamente, sua redação tem isso, porém, você já coloca as soluções que deveriam estar na sua proposta de intervenção.
Boa sorte! Fique bem.
Bela,g04
Eu não sou muito experiente, por isso, irei fazer algumas observações e não irei dar nota a sua redação. Espero que isso lhe ajude.
>Na sua introdução você apontou duas teses no final e durante o desenvolvimento da sua redação você não desenvolveu a tese sobre “o verdadeiro significado da adoção”.;
>No segundo parágrafo, as palavras “ações de adoção” se repetem duas vezes;
>Na conclusão, você usa a segurança pública como agente e não tem sentido(pesquise a função da segurança pública no google).Seria melhor usar apenas o ministério público ou a vara da criança e do adolescente.
>Na conclusão são precisos ter 5 elementos:
ação: acelerar ao máximo o processo de adoção
agente: ministério da justiça
meio/modo: faltou falar como a ação vai ser feita/de que modo?
efeito: a fim de que…/qual a finalidade ?
detalhamento: ?
ps: você colocou duas propostas de intervenção e acima estão o que falta na primeira proposta.
ps: na segunda proposta falta o detalhamento, a ação e o meio/modo.
caso queira saber mais sobre a conclusão: https://cursoenemgratuito.com.br/conclusao-e-medida-de-intervencao-redacao-enem/
Lavynne marianne
A constituição Federal de 1988 garante prioridade aos direitos fundamentais da criança e do adolescente, incluindo a convivência familiar e comunitária. Entretanto, esses direitos não têm sido bem assegurados no Brasil, a adoção em território nacional é um grande desafio para muitos cidadãos que estão em busca de uma família, mas que dependem do longo processo de ordem burocrática e a incompatibilidade no padrão dos perfis majoritariamente escolhidos. Deste modo, faz-se necessário acelerar o processo adotivo e conscientizar a população sobre o verdadeiro significado da adoção.
Sua introdução está muito boa, no entanto, demorei um pouco para encontrar seus argumentos, na próxima vez os coloque mais explícitos