Iniciante

Desafios atuais do empreendedorismo como fator de mobilidade social.

  • 1

No filme “Walt antes do Mickey”, são retratados os desafios que Walt Disney passa para atingir seus objetivos, até criar o personagem Mickey Mouse. Infelizmente, no Brasil é extremamente raro superar tais desafios, já que envolver-se no mundo do empreendedorismo não é algo fácil. Isso se deve por conta da alta concorrência em relação ao nível das empresas, que resulta na ausência de mobilidade social positiva.

Primeiramente, é importante ressaltar que a competitividade hierárquica é um obstáculo para a resolução do problema. Nesse sentido, segundo uma pesquisa do Desabafo Social e Afrotrampos, dos 200 empreendedores entrevistados, 60,3% são MEI(microempreendedores individuais) e 30,8% não possuem CNPJ. Dessa forma, analisa-se que tal competição acarreta no crescimento de pequenos empresários, o que impede-os da chance de sucesso. Logo, comprova-se que esse conflito é uma causa da problemática.

Como consequência, a mudança de status social esperada por tais negociantes não acontece. Por conseguinte, estima-se que cerca de 4 mil famílias possuem renda familiar mensal de apenas 2 mil reais. A partir daí, infere-se que tal falta de deslocamento impede que haja uma melhora na qualidade de vida por meio do ramo dos negócios. Ou seja, evidencia-se que essa ausência de evolução social é uma consequência do problema.

Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Economia, deve situar a população sobre o mundo do empreendedorismo, por meio de políticas públicas e campanhas de divulgação em massa, as quais devem abordar sobre como funciona o mundo das empresas, métodos para ingressar nele e obter sucesso. A fim de que erradique os desafios do empreendedorismo como fator de mobilidade social.

De preferência, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!

 

 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. repetição da palavra –> desafios, no mesmo parágrafo.
    Substituir: Isso se deve por conta —> Isso se deve a/ao

    Erros de colocação pronominal –> Quando o verbo é antecedido por “que” o correto é escrever a próclise:
    Ex “já que se envolver no mundo[…]
    https://www.concursosnobrasil.com.br/escola/portugues/colocacao-pronominal.html

    Por conseguinte, estima-se que cerca de 4 mil famílias possuem renda familiar mensal de apenas 2 mil reais. —> Qual a fonte disso?

    Nesse sentido, segundo uma pesquisa do Desabafo Social e Afrotrampos, dos 200 empreendedores entrevistados, 60,3% são MEI(microempreendedores individuais) e 30,8% não possuem CNPJ. Dessa forma, analisa-se que tal competição acarreta no crescimento de pequenos empresários, o que impede-os da chance de sucesso. —>
    Essa frase ficou incoerente, como que o crescimento pode impedir a chance do sucesso?

    Ficou mal explicado, os empreendedores que não tem CNPJ também são pequenos empresários, apesar de você ter usado um bom repertório, relacionado ao tema, ele não sustentou sua argumentação, já que não ficou claro o que você está defendendo, é isso o que chamam de repertório improdutivo, que tira 160 pontos na Competência 2.

    Você fez um projeto de texto, falou da concorrência e da mobilidade social na introdução, e posteriormente falou disso no 2 e 3 parágrafo de desenvolvimento. No entanto, você não soube desenvolver corretamente as ideias no 2 parágrafo, por exemplo na frase: “Dessa forma, analisa-se que tal competição(Que competição?) acarreta no crescimento de pequenos empresários, o que impede-os da chance de sucesso.(Incoerência) ”

    Não fica claro se vc está falando dos empreendedores sem CNPJ ou dos microempreendedores.

    “Infelizmente, no Brasil é extremamente raro superar tais desafios,” -> Você fala disso na introdução, mas não o comprova no decorrer do texto, também prejudica a competência 3.

    “já que envolver-se no mundo do empreendedorismo não é algo fácil” –> Por que não é fácil? Você deveria ter falado disso no desenvolvimento.

    Tente usar mais conectivos: https://www.todamateria.com.br/conectivos/#:~:text=Conectivos%20s%C3%A3o%20palavras%20ou%20express%C3%B5es,e%20ora%C3%A7%C3%B5es%20em%20um%20per%C3%ADodo.
    Pode parecer besteira, mas no ENEM você ganha 200 pontos da redação se utilizá-los corretamente.

    Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Economia,(agente) deve situar a população sobre o mundo do empreendedorismo(ação), por meio de políticas públicas (meio) e campanhas de divulgação em massa, as quais devem abordar sobre como funciona o mundo das empresas, métodos para ingressar nele e obter sucesso(detalhamento). A fim de que(finalidade) erradique os desafios do empreendedorismo como fator de mobilidade social.

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200

    • 2
  2. Competência 1: 160
    Alguns erros de concordância sintática nos parágrafos.

    Competência 2: 200
    Ótima compreensão do tema e da proposta solicitados.

    Competência 3: 100
    Argumentação muito quantitativa e ausência de um conceito mais abstrato, ou de uma citação.

    Competência 4: 180
    Presença de alguns erros coesivos.

    Competência 5: 160
    Faltou um maior detalhamento.

    Total: 800

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.