DESAFIOS ATUAIS DO EMPREENDEDORISMO COMO FATOR DE MOBILIDADE SOCIAL

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No filme “À Procura da Felicidade” é retratado as dificuldades que um trabalhador autônomo enfrenta ao longo de sua trajetória. Nesse sentido, a narrativa foca na história de Chris Gardner, que foi abandonado por sua esposa com um filho pequeno e acaba morando em abrigos, falido e sozinho ele acaba se reinventando e criando um comportamento empreendedor que o faz dar a volta por cima. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada no filme pode ser relacionada à atualidade, em que se apresenta uma escassa valorização a novos empreendedores, e a negligência do Estado na ausência de investimentos em empreendedorismo social.

Em primeiro lugar, é importante destacar que além de lidar com toda a burocracia de criar um negócio, os trabalhadores autônomos têm de enfrentar a desvalorização social pois, grande parte da população negligenciam os pequenos empreendedores e acabam comprando apenas de marcas mais conhecidas. De acordo com o Sebrae, em 2019, apenas um por cento das empresas do país eram grandes negócios, os outros noventa e nove eram de micro e pequenas que necessitavam de maior visibilidade para subir no mercado. Assim, faz-se necessário a busca pela valorização das pequenas empresas para consequentemente conseguirem maiores resultados.

Ademais, é fato que o empreendedorismo tem grande influência na mobilidade social de forma positiva, pois a maior parte dos pequenos negócios são de indivíduos de classe média e baixa, e o alavancamento destes negócios, consequentemente auxiliaria no aumento da renda mensal das pessoas inseridas nessas classes sociais. Portanto, é mister que a Regência deva investir genuinamente nos trabalhadores autônomos, visto que, tal atitude ajudaria a diminuir os quadros de pobreza tão evidentes no nosso país.

É preciso, portanto, que o  Estado tome providências para amenizar este quadro. Para conscientizar a população brasileira a respeito do problema, urge que o Governo em parceria com grandes influencers promova campanhas na internet para incentivar a população a consumir produtos de pequenos empreendimentos, detalhando a importância deste ato não só para os trabalhadores autônomos quanto para a economia brasileira. Além disso, também é necessário que a Regência beneficie com um fundo de investimento os empreendedores de média e baixa renda que não possuem recursos, a fim de contribuir consequentemente para a mobilidade social.

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2 Correções

  1. C1: Demonstra excelente domínio da norma culta. Sem desvios gramaticais ou de convenções da escrita. ; 200
    C2: Argumentação consistente e repertório sociocultural produtivo; 200
    C3: Fatos de acordo com o tema proposto de forma consistente e organizada ; 200
    C4: Articula bem as partes do texto; 200
    C5: Todos os agentes necessários;200

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  2. 1 Pg – título nao necessita de aspas. Legal citar empreendedorismo social, mas acredito que seria bacana explicitar qual seu significado. Alem disso, a repetição de “acaba” empobrece o texto. Talvez as conjunções poderiam ser substituídas para agregar coesão à redação. Muito legal as referências ao filme.

    2 Pg – Quando é usada a expressão “em primeiro lugar”, e necessário que o proximo parágrafo adote “em segundo lugar”, ou entao a coerência fica comprometida. Ademais, o argumento trazido (a negligencia) seria reforçado caso algum dado o embasasse.

    3 pg – O conteúdo em si eh bacana, mas a construção poderia ser feita em um parágrafo de causa e outro de consequência (por exemplo). Tendo em vista a coesão, a costura de um texto – de maneira lógica.

    4 pg – Acredito que focar apenas em um canal de solução proporcionaria maior facilidade nas respostas da conclusão. (COMO, QUEM, PQ, PARA QUE)

    Sobre a nota, talvez eu n tenha a capacidade de aplicá-la, mas eu encaixaria seu texto entre os medianos , ou seja, está no caminho para torná-lo excelente. (para isso, sempre lembre de apresentar repertório própio, tanto cultural/político quanto gramatical e ortográfico)

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