Desafios atuais das grandes cidades brasileiras.

  • 0

Segundo Priscila Pacheco, analista de comunicação da WRI brasil, cidades são hoje , antes de tudo, aglomerações de pessoas. Essas concentrações passaram a ser o modelo dominante em relação aos grupos nômades, devido a domesticação de animais para a pecuária e o domínio da agricultura, há cerca de 15 mil anos.

De acordo com a professora Denise Duarte, da Universidade de São Paulo, duas forças moldam as cidades de hoje, que são: o crescimento da população e as taxas de urbanização. Dessa forma, com aumento da densidade vem os desafios: as forças econômicas afastam as pessoas dos centros das cidades, impelindo-as para áreas mais distantes, onde o preço das moradias são mais baixos. Esses locais tornam -se densos, o que dificulta o acesso a serviços urbanos básicos, além de serem as áreas mais vulneráveis à criminalidade e a desastres naturais.

Segundo o site Carta capital 2020, a população negra e periférica é mais vulnerável a pandemia, representando 57% dos óbitos enquanto a população branca 41%. Isso é resultado da dificuldade de acesso dessa população a serviços de saúde, principalmente os de maior complexidade.

Além disso, o aumento da poluição dos grandes centros urbanos colabora para o desenvolvimento de doenças atreladas, não só, aos poluentes atmosféricos dessas cidades, mas também à qualidade de vida do indivíduo . De acordo com Paulo Saldiva, patologista, as doenças causadas pelo meio urbano são resultado da gestão imobiliária, em que uma pessoa perde três à quatro horas do dia dentro de um trem, ônibus ou carro.

Portanto, é preciso a atuação do governo federal junto com os estados e o Ministério da infraestrutura elaborar políticas de implementação de cidades compactas, as quais não vão se expandir, evitando desperdício de uma grande rede de infraestrutura para bairros distantes, ademais os empregos e serviços ficarão mais perto das residências, contribuindo para uma melhora na qualidade de vida e impedindo que a população vulnerável fique à margem desses centros e sofrendo com a falta de infraestrutura e seus direitos básicos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Eu não sou boa em corrigir redações, mas acho que você poderia ter usado um outro repertório na sua redação, pois esse é um tema muito abrangente.
    Mas para mim você fez uma boa redação e com o tempo você vai melhorar e aprimorar ainda mais a sua redação.
    Eu daria a nota 700 para a sua redação.

    • 0
  2. Boa tade! Vamos lá!
    (2)Segundo Priscila Pacheco, analista de comunicação da WRI brasil, cidades são hoje , antes de tudo, aglomerações de pessoas. (1)Essas concentrações passaram a ser o modelo dominante em relação aos grupos nômades, devido (3)a domesticação de animais para a pecuária e (4)o domínio da agricultura, há cerca de (5)15 mil anos.(6)
    1- insira um conectivo!
    2- Não achei de relevância absurda você colocar a Priscila Pacheco como um repertótio sociocultural, não ficou muito desenvolvido. Você poderio ter colocado um filme, livro, filósofo, etc…
    3- à
    4- ao
    5- De onde veio essa fonte? Você tem que especificar, pois senão os corretores pensarão que inventou esse dado.
    6- E agora? O que deve ser feito? Sugestão: Assim, faz-se necessário analisar…. no sentido de ….

    _______________________________________________________________________________________________________

    De acordo com a professora Denise Duarte, da Universidade de São Paulo, duas forças moldam as cidades de hoje, que são: o crescimento da população e as taxas de urbanização. Dessa forma, com aumento da densidade vem os desafios: as forças econômicas afastam as pessoas dos centros das cidades, impelindo-as para áreas mais distantes, onde o preço das moradias são mais baixos. (1)Esses locais tornam -se densos, o que dificulta o acesso a serviços urbanos básicos, além de serem as áreas mais vulneráveis à criminalidade e a desastres naturais.
    1- insira um conectivo!
    2- Esse d1 ficou bem desenvolvido!

    Segundo o site Carta capital 2020, a população negra e periférica é mais vulnerável a pandemia, representando 57% dos óbitos enquanto a população branca 41%.(2) Isso é resultado da dificuldade de acesso dessa população a serviços de saúde, principalmente os de maior complexidade.(1)(3)
    1- É melhor fazer 2 desenvolvimentos muito bem argumentados do que três, sendo 1 muito superficial.
    2- Conectivo!
    3- Se eu fosse você, eu dissertaria bem mais. Ficou meio incompleto…

    _____________________________________________________________________________________________________
    Além disso, o aumento da poluição dos grandes centros urbanos colabora para o desenvolvimento de doenças atreladas, não só, aos poluentes atmosféricos dessas cidades, mas também à qualidade de vida do indivíduo . De acordo com Paulo Saldiva, patologista, as doenças causadas pelo meio urbano são resultado da gestão imobiliária, em que uma pessoa perde três à quatro horas do dia dentro de um trem, ônibus ou carro.(1)
    1- Tente ver redações nota 1000! Não houve o fechamento do seu D3. Argumente mais!
    ______________________________________________________________________________________________________
    Portanto, é preciso a atuação do governo federal junto com os estados e o Ministério da infraestrutura elaborar políticas de implementação de cidades compactas, as quais não vão se expandir, evitando desperdício de uma grande rede de infraestrutura para bairros distantes, ademais os empregos e serviços ficarão mais perto das residências, contribuindo para uma melhora na qualidade de vida e impedindo que a população vulnerável fique à margem desses centros e sofrendo com a falta de infraestrutura e seus direitos básicos.
    Nada a reclamar da sua conclusão, ficou boa ao meu ver! Só acrescentaria uma retomada no final.
    .
    .
    .
    No mais, parabéns pelo empenho! Foca nos conectivos e reveja a sua estrutura! Sucesso!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.