De acordo com Jaime Lerner, arquiteto e urbanista especialista em mobilidade sustentável, afirma que “Além dos problemas como a educação, saúde e a segurança, a modalidade, a sustentabilidade e a sociodiversidade são temas essenciais em qualquer cidade no mundo”. Nota-se que é necessário enfatizar e alertar cada vez mais a sociedade, pois quando trata-se de um país em que seu histórico não é desenvolvido pode acabar dificultando o seu avanço.
Segundo Lerner, “A cidade é o nosso retrato de família”. Com isso, fica explícito que deixar de tratar sobre à educação, a saúde e a segurança, só possibilitará em uma falta de equilíbrio e um país mal desenvolvido, pois os três temas são incluídos em todo o sistema brasileiro, algo que sem, não terá um futuro digno de sucesso e nem de avanços, pelo contrário não contribuirá à sociedade e muito menos ao país.
Além disso, há uma enorme interferência na vida das pessoas, visto que muitos serão mais contribuídos que outros, pois se o governo não é coerente com conceitos básicos para a sobrevivência e o modo de vidas da comunidade, não será justo para a igualdade e o direitos de todos os brasileiros, que cada vez mais necessitam de algo simples, porém, importante em sua trajetória.
Em virtude dos fatos mencionados, os conceitos básicos devem ser cobrados e compridos, cabe ao governo proporcionar uma boa segurança, educação e um atendimento de qualidade na área da saúde, por meio de leis, estratégias e campanhas em seus discursos, para que assim esse problema se normalize positivamente e aos poucos o surgimento de novos avanços.
ViníciusGarciaM
Como você não especificou pra que vestibular ou concurso a redação será direcionada, eu vou corrigir com base no ENEM.
Introdução:
De acordo com Jaime Lerner, arquiteto e urbanista especialista em mobilidade sustentável, afirma que (1) “ (2)Além dos problemas como (4) a educação, saúde e a segurança, a modalidade, a sustentabilidade e a sociodiversidade são temas essenciais em qualquer cidade no mundo” (2). (6) Nota-se que é necessário enfatizar e alertar (5) cada vez mais a sociedade, pois quando trata-se (3) de um país em que seu histórico não é desenvolvido pode acabar dificultando o seu avanço. (7)
(1) O “afirma que” ficou estranho. Observe que no início da introdução você colocou “De acordo com”, ou seja, você já havia iniciado a discussão relacionando algo de Jaime Lerner. É desnecessário o uso do “afirma que”.
(2) Não precisava colocar isto entre aspas, pois não é uma citação direta.
(3) O pronome “se” sempre vai vir antes de uma palavra quando essa for precedida por um advérbio. O “quando” é advérbio e isso faz com que a partícula “se” venha antes da palavra, ou seja, o correto é “quando se trata”.
(4) Como “Além dos problemas como” ficou completamente estranho aqui. Como isso se liga com o que é dito posteriormente? Eu retiraria isso e colocaria apenas “A educação, saúde, segurança…”
(5) enfatizar e alertar sobre o quê?
(6) precisava de um conectivo para ligar o período anterior com este.
(7) Cadê a citação dos problemas que serão discutidos no desenvolvimento?
D1: (1) Segundo Lerner (2), “A cidade é o nosso retrato de família”. Com isso, fica explícito que deixar de tratar sobre à educação, a saúde e a segurança, só possibilitará em uma falta de equilíbrio e um país mal desenvolvido, pois os três temas são incluídos em todo o sistema brasileiro, algo que sem, não terá um futuro digno de sucesso e nem de avanços, pelo contrário (3) não contribuirá à sociedade e muito menos ao país.
(1) Não é agradável começar um parágrafo com um repertório. Quando for começar, cite brevemente e resumido o que será dito ao decorrer do parágrafo.
(2) Não é recomendável usar da mesma pessoa como repertório em dois ou mais parágrafos. Apresente um repertório que envolva filmes, livros, alusão histórica ou até uma pessoa diferente, mas não use o mesma pessoa como repertorio porque é como se você tivesse apenas ele como fonte do que estás a dizer.
(3) vírgula
D2:
Além disso, há uma enorme interferência na vida das pessoas, visto que muitos serão mais contribuídos que outros, pois se o governo não é coerente com conceitos básicos para a sobrevivência e o modo de vidas da comunidade, não será justo para a igualdade e o direitos de todos os brasileiros, que cada vez mais necessitam de algo simples, porém, importante em sua trajetória.
Obs: Faltou utilizar de repertórios para enriquecer o conteúdo abordado
Obs 2: O seu período ficou muito longo. Observe que de “Além disso” até “trajetória” você não distribuiu nenhum ponto final. Isso atrapalha a fluidez da leitura.
Conclusão:
Em virtude dos fatos mencionados, os conceitos básicos devem ser cobrados e compridos (3), (1) (2) cabe ao governo proporcionar uma boa segurança, educação e um atendimento de qualidade na área da saúde, por meio de leis, estratégias e campanhas em seus discursos (4), para que assim esse problema se normalize positivamente e aos poucos o surgimento de novos avanços. (5)
(1) Ponto final
(2) Faltou conectivo. Quando for citar o agente que vai interferir no problema, use “Para isso, urge ao”. Observe: “Em virtude dos fatos mencionados, os conceitos básicos devem ser cobrados e cumpridos. Para isso, urge ao Governo…”
(3) Cumpridos*
(4) discursos relacionados a que área?
(5) sempre termine a conclusão retomando a algum repertório utilizado no texto, preferencialmente o da introdução.
—————-
Eu diria que o maior problema da sua redação é a estruturação. Pesquise e assista vídeos sobre a estrutura de uma redação, pois assim você terá um molde pronto para escrever e, no final, você terá apenas que colocar os argumentos.
C1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 120
C5: 120
Total: 680