O êxodo rural da década de setenta é um fato histórico social caracterizado pela migração em massa de pessoas do campo para as cidades que, por sua vez, estimulou a concentração insustentável ainda vigente das metrópoles, devido ao entrave na mobilidade urbana brasileira. A permanência do problema é explicada pela falta de apoio logístico e, além do mais, pela carência de reorganização estrutural de responsabilidade governamental. Portanto, cabe uma análise acerca da lacuna.
A priori, cabe destacar a maneira pela qual a falha logística tem alimentado o problema. De acordo com a história, povos antigos, como mesopotâmicos e egípcios, já se valiam de pontes para que a locomoção social e econômica pudesse vigorar. Todavia, o povo brasileiro ainda carece de tecnologias como esta, o que é evidenciado em casos como o do extremo-oeste catarinense, no qual, para que pessoas e empresas possam se deslocar de um estado a outro – Santa Catarina e Rio Grande do Sul -, precisam optar, ou por um longo trajeto até a ponte mais próxima, ou por esperar horas até que uma balsa os leve de uma margem à outra. Esses casos provocam, consequentemente, um desestímulo à mobilização brasileira, pois torna inviável ocupar regiões diversas que carecem de estrutura, o que deve ser tratado.
Em apoio ao supracitado, a falta de planejamento organizacional dos grandes centros estimula o sufocamento de quem o habita e, inobstante, a segregação social. Isso ocorre porque as metrópoles se valem de poucos centros comerciais abundantes, os quais, por conseguinte, atraem constantemente mais pessoas e giro monetário que, por sua vez, de acordo com o princípio econômico da oferta e procura, de Adam Smith, eleva os preços exorbitantemente. Assim, as habitações se tornam acessíveis apenas à elite social, enquanto a classe abaixo têm de se afastar para sobreviver, o que causa os enormes e constantes engarrafamentos nos horários de troca de turno.
Assim, faz-se necessário medidas de contenção aos desafios discutidos. Primeiramente, é mister que o Ministério da Economia separe recursos monetários para o apoio à estrutura rodoviária nas cidades menos densas, junto de análises e planejamento do Ministério da Infraestrutura, o qual também será responsável pela execução dos projetos junto com os municípios locais. Não menos importante, o esse órgão deverá elaborar, discutir e analisar pautas de reorganização urbana das metrópoles, de maneira que os comércios e indústrias passem a migrar dos aglomerados para outras localidades oportunas. Isso pode ser feito por meio de benefícios, como financiamentos, por exemplo. Ao adotar essas medidas, poder-se-á atenuar os desafios das cidades brasileiras.
Le.Le.Lê
Olá! Estou impressionada com a sua redação, ficou incrível! Eu procurei bastante algo para sugerir melhoria, mas não encontrei. Acredito que, com esse texto, você conseguiria nota 1000 no ENEM (ou, pelo menos, algo bem próximo disso).
Depois de reler, eu percebi alguns detalhes, mas eles provavelmente não descontariam pontos por não serem recorrentes.
“Esses casos provocam, consequentemente, um desestímulo à mobilização brasileira, pois *torna* inviável ocupar regiões diversas que carecem de estrutura, o que deve ser tratado.” (D1, L12)
“Esses casos […] tornam inviável…”
“Não menos importante, o* esse órgão deverá elaborar…” (C, L22)
“Não menos importante, esse órgão deverá elaborar…” (acredito que tenha sido apenas um erro de digitação)
“…de maneira que os comércios e *indústrias passem a migrar…” (C, L23)
“…de maneira que os comércios e as indústrias passem a migrar…” (paralelismo)
Eu vi que sua redação aproveitou muito bem as linhas, repleta de informação. Eu não sei se você já tem feito isso, mas procure o modelo de folha de redação que vai usar no dia da sua prova, e procure escrever nessas folhas, para verificar se você consegue colocar todas essas coisas com a sua letra manuscrita.
Parabéns pelo trabalho!
bialimaaaa
Olá Jadson!
Sou iniciante e não sou “expert” em redações, mas com o conhecimento que adquiri ao longo dos anos, consigo observar que a sua redação atende a todas as competências fundamentais. A estrutura da sua redação está muito bem feita, ótima argumentação e ótima conclusão. Eu utilizaria a sua redação como exemplo de uma redação perfeita KKKKKKKKK Parabéns!