Desafios atuais das grandes cidades brasileiras

  • 0

A urbanização brasileira alcançou seu pico durante o século XX. Nos anos 1950, eram milhares de pessoas chegando diariamente aos grandes centros. O inchaço urbano ocasionou a existência de subcentros e a consequente segregação socioespacial.

O documentário “Alphaville, do lado de dentro do muro”, por Julia Campos,  apresenta moradores dos grandes condomínios fechados de São Paulo. A intensa onda de migração inter-regional do país no século passado ocasionou superlotação, desemprego, falta de saneamento básico e violência, resultando em construções de mundos/cidades trancadas por muros que separam a população.

O longa aborda entrevistas entre moradores do local, que afirmam se sentirem seguros apenas no condomínio. São cinco metros de altura com arames e guardas, assemelhando-se a uma penitenciária, abrigando o sonho norte-americano de estilo de vida. Enquanto os centros das capitais se aglomeram em violência, a alta sociedade se esconde e foge das moradias subnormais.

Portanto, é necessário que o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de verbas e nomeações profissionais, estabeleça projetos arquitetônicos de planejamento expansional, e garanta a integração total da sociedade ao acesso à serviços, visando diminuir o impacto causado pela segregação socioespacial.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, não sou profissional, mas irei citar alguns pontos que notei com base no texto modelo ENEM, espero que ajude nos seus estudos. Se não for para o ENEM que estiver treinando desconsidere minha correção.
    Sua introdução é rasa e não apresenta uma tese.
    Seus desenvolvimentos são expositivos, não consegui ver argumentação, somente descreve o documentário o que não leva seu texto a lugar nenhum, o correto seria trazer esse repertório para creditar seus argumentos, problematize o tema. Por que esses desafios existem? Dê exemplos das consequências para a sociedade.
    Na sua conclusão falta o detalhamento.
    No geral falta organizar a estrutura do texto, usar conectivos e atender aos critérios de uma redação dissertativa-argumentativa.
    Sugiro que leia redações nota mil, pesquise sobre conectivos para ligar uma frase na outra ou parágrafo e procure ver alguns vídeos explicando a estrutura e projeto do texto.
    Parabéns e continue treinando!

    • 0
  2. Vamos lá, não sou profissional, mas vou dar minha opinião com base nos meus poucos conhecimento
    I: a introdução começou bem, mas acho que vc deveria ter se aprofundado mais no porque do êxodo rural, que consequentemente ocasionou o inchaço urbano.
    D1/ D2: a mesma coisa, a ideia é boa, porém faltou se aprofundar mais no tema, ficou um pouco vago seu texto e não há conectivos (atenção a isso porque é muito importante). E na D2, aparentemente vc usou o mesmo repertório. Não que será errado, mas com certeza vai diminuir seus pontos na redação.
    C: faltou detalhes da execução da intervenção.
    Em fim, suas ideias são boas, mas precisam está bem elaborada e estruturadas no texto. Tente outra vez, leia redações nota 1000 dos anos anteriores que você vai melhorar muito mais (sei disso por experiência própria). Beijos, bons estudos 😸

    • 0
  3. Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0

    Acredito que a sua introdução poderia conter informações mais aprofundadas. “A urbanização brasileira alcançou seu pico durante o século XX”. Ok, mas por que foi nesse período? Qual foi o fator que contribuiu para que esse pico fosse alcançado? Por que ocorreu esse êxodo rural? São informações que, na minha visão, seria interessante se estivessem neste parágrafo. Além disso, você citou as consequências causadas por este evento, no entanto não citou os argumentos que você irá utilizar durante a redação. Sendo assim, coube ao leitor interpretar acerca dos argumentos utilizados. Lembre-se que é necessário que não ocorra situações que dependem do leitor, pois o corretor pode acabar interpretando de maneira equivocada. Sugiro que você comece a colocar uma tese com os argumentos incluídos.

    Percebi que você utilizou, de maneira indireta, o mesmo repertório nos dois parágrafos de desenvolvimento, mas, apesar de eu não saber se é considerado errado, acredito que não seja a melhor estratégia, aparenta que você não possui outros repertórios pertinentes ao tema. Ademais, eles estão mais expositivos do que argumentativos, tendo em vista que houve apenas a descrição das características do local onde os moradores vivem(D2).

    Eu não consegui, de maneira clara, identificar os seus argumentos. No D1 parece que você utilizou o êxodo rural, juntamente com a falta de auxílio do governo, entretanto o D2 parece ser uma continuação do primeiro desenvolvimento.

    Vale ressaltar que não foram utilizados tópicos frasais no início dos desenvolvimentos e nem conectivos, fatores que auxiliam o corretor identificar se a pessoa que escreveu possui uma estrutura de texto.

    Dica: Argumento é mais importante do que repertório, priorize a sua opinião acerca do tema, é isso que é realmente avaliado nos parágrafos de desenvolvimento.

    É sempre recomendável que você retome os argumentos antes de começar a propor as ações de intervenção. Outrossim, não há um detalhamento maior de como serão feitas tais ações. Quais serão essas nomeações profissionais? Quais são esses projetos arquitetônicos? São duas dentre outras informações que poderiam estar presentes no texto. Por fim, termine a conclusão com uma frase que remete ao primeiro repertório utilizado na introdução.

    Acerca da gramática, não identifiquei nenhum erro.

    Recomendo que você pesquise mais acerca da estrutura que o ENEM exige que você siga. Se você conseguir identificá-los, tenho certeza que poderá aumentar muito seus pontos.

    Espero que eu tenha te ajudado de alguma maneira! Se ficou alguma dúvida sobre a correção, pode me chamar :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.