Iniciante

Desafio para combater o analfabetismo no Brasil

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Ulisses Guimarães – ex deputado federal e participante da Assembléia Constituinte ao promulgar a Constituição Federal de 1988, fez um discurso marcante com a promessa de tornar a carta Magna a voz da sociedade rumo à mudança. No entanto, no que diz respeito a educação vê-se que grande parte dos brasileiros tem esse direito que lhes é garantido em Constituição negado. Nesse âmbito, e lícito destacar como as principais causas de analfabetismo no Brasil o pouco investimentos nos anos primários e a evasão escolar.

Sob essas perspectiva, convém enfatizar que o analfabetismo no Brasil é histórico, cultural e vergonhoso. Segundo o IBGE, 3 de cada 10 brasileiros é analfabeto funcional ou seja é portador do diploma mas tem dificuldade para compreender o que lê. Neste sentido grande parte do desafio de educar no Brasil, dar-se principalmente pelos pouco investimento nos anos iniciais, tornando assim uma educação deficiente que na maioria das vezes afeta a parte mais pobre da sociedade.

Além disso, outro fator responsável pela permanência da problemática é a evasão escolar, causada principalmente pelo desigualdade social. Nesse sentido, de acordo com o Gini, o Brasil está entre as 10 nações mais desiguais do mundo. Desse modo, essa cruel disparidade força estudantes de famílias carentes a abandonarem a escola para que contribuam com a renda do lar ou assumir responsabilidades doméstica. Consequentemente, parcela da sociedade brasileira, devido a sua condição social, é impedida de ter acesso à educação, fato que agrava o entrave social.

Dessa forma, pode-se perceber que o debate acorda do ineficaz sistema de alfabetização é imprescindível para a construção de uma sociedade mais igualitária. Do mesmo modo que não é possível construir uma casa sem o alicerce, é impossível ter uma população alfabetizada sem que se invista na educação inicial. Nessa lógica, é imperativo que o Ministério da Educação destine verbas para contrução de escolas integrais, dando opções diversas de esportes, cultura, arte e tantos outros que se fazem tão importante para a formação academia da sociedade num todo.

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2 Correções

  1. CONCLUSÃO:
    Nessa lógica, é imperativo que o Ministério da Educação realize a construção de escolas integrais POR MEIO… 💭 dela forneça opções diversas de cultura
    DETALHAMENTO… 💭 , como esportes, cultura, arte
    AFIM DE….💭
    SUA CONCLUSÃO… 💭

    🎈Sua conclusão estava incompleta~
    🎈Reescrevi rapidinho só pra vc ter uma ideia

    você precisa usar conectivos.
    Meios – Por meio de, por intermédio de, mediante etc.
    Finalidade – Com intuito de, com o objetivo de, para que etc

    ESPERO QUE TENHA AJUDADO EM ALGO, TUDO DE BOM PRA TI!

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  2. SEGUNDO PARÁGRAFO:
    Sob esta perspectiva, enfatiza-se que o analfabetismo do Brasil possui um perfil gradativo, com influência histórica e cultural. Dados do IBGE relatam que 3 de cada 10 brasileiros é analfabeto funcional, uma realidade vergonhosa e destituída de reformulações. Dentre inúmeros desafios destaca-se a má distribuição dos investimentos educacionais aos ensinos fundamentais, tal desacerto tem como consequência dados horrendo quanto a educação, tornando assim uma educação deficiente que na maioria das vezes afeta a parte mais pobre da sociedade.

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