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Desafio para a valorização da herança africana no Brasil

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Na obra “Utopia” de Thomas More, é retratado uma sociedade perfeita, na qual o corpo social organiza-se pela falta de problemas e conflitos no entanto, na sociedade atual existem barreiras que frustram o ideal do autor como a desvalorização da herança africana no Brasil. Esse fruto antagônico se deve tanto ao apagamento educacional quanto baixa atuação governamental. Desse modo, esses aspectos devem ser analisados.

É importante ressaltar o apagamento educacional que a cultura africana sofre no brasil. O pensador Thomas Hobbes diz que é dever do governo garantir o bem-estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil. Devido ao apagamento da cultura africana sofre principalmente nas escolas e por consequente não leva a história africana para as casas, formando gerações sem o conhecimento básico de seu passado.

Além disso, é imperativo falar da baixa atuação governamental como promotora do problema. A falta de investimento em cultura, centros culturais e artísticos e profissionais na cultura africana e do apagamento de pessoas negras nos centros midiáticos e de poder a cultura e influência negra não poderia ser passada as futuras gerações. Diante disso quadro necessita ser alterado.

Portanto, a mudança se faz necessária. Devido as problemáticas encontradas e com o intuito de mitigar elas, o governo federal deverá direcionar capital a centros de cultura e preservação africana e, por meio de profissionais especializados na cultura negra levar a história e arte africana aos seus decendentes em escolas, livros e midiá. Assim podendo se consolidar um Brasil com sua história preservada e transmitida aos seus sucessores, assim alcançando a Utopia de More.

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4 Correções

  1. Na obra “Utopia” de Thomas More, é retratado uma sociedade perfeita, na qual o corpo social organiza-se pela falta de problemas e conflitos no entanto, na sociedade atual existem barreiras que frustram o ideal do autor como a desvalorização da herança africana no Brasil. Esse fruto antagônico se deve tanto ao apagamento educacional quanto baixa atuação governamental. Desse modo, esses aspectos devem ser analisados.
    É importante ressaltar o apagamento educacional que a cultura africana sofre no país. O pensador Thomas Hobbes diz que é dever do governo garantir o bem-estar da população, entretanto, tal prerrogativa não é reverberada, devido ao apagamento do legado de determinado grupo social, principalmente nas escolas e, por consequente, não adquirem conhecimento, formando gerações sem o conhecimento básico de seu passado.
    Além disso, é imperativo, falar da baixa atuação governamental como promotora do problema. Portanto, a falta de investimento do Governo em centros culturais, artísticos e profissionais africanos, e o apagamento de pessoas negras nos centros midiáticos, a influência afro-brasileira, não poderia ser passada. Diante disso, é inadmissível que o quadro persista.
    Logo, a mudança se faz necessária. Devido as problemáticas encontradas e com o intuito de mitigar elas, o Governo–órgão de maior importância no âmbito nacional– deve direcionar capital aos centros culturais de preservação africana e, por meio de profissionais especializados na cultura negra, levar a história e arte africana aos seus decendentes em escolas, livros e mídias digitais. Assim, podendo se consolidar um Brasil com sua história preservada e transmitida aos seus sucessores, alcançando a Utopia de More.

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  2. Competência 1
    O texto apresenta vários erros de ortografia e gramática, como “é retratado uma sociedade” (correto seria “é retratada uma sociedade”), “decendentes” (correto: “descendentes”), e erros de pontuação.

    Competência 2
    A redação compreende o tema e desenvolve argumentos relevantes relacionados à desvalorização da herança africana no Brasil, apontando problemas no sistema educacional e a falta de apoio governamental.

    Competência 3
    Embora o texto apresente uma linha argumentativa coerente, há uma falta de clareza e organização em alguns pontos. Algumas frases são confusas e apresentam problemas estruturais.
    Competência 4
    O uso de conectores e transições é limitado. Em alguns pontos, a ligação entre as ideias poderia ser aprimorada para dar mais fluidez ao texto. Conectores como “Além disso” e “Portanto” ajudam na estruturação, mas há falta de conectivos em outros trechos, o que torna o texto menos coeso.

    Competência 5
    A proposta de intervenção é relevante e viável, sugerindo investimentos em centros culturais e em educação para promover a cultura africana no Brasil. No entanto, faltam detalhes sobre como as ações sugeridas seriam implementadas na prática. Além disso, a proposta poderia ser mais clara em alguns pontos para uma maior precisão.

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  3. Aqui está a avaliação detalhada do seu texto com base nos critérios do ENEM:

    ### Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
    O texto apresenta alguns problemas de concordância, ortografia e pontuação, como em “é retratado uma sociedade perfeita” (correto: “é retratada uma sociedade perfeita”) e “decendentes” (correto: “descendentes”). Além disso, falta o uso de vírgulas em alguns trechos, o que prejudica a fluidez do texto. Corrigir esses pontos melhoraria o domínio da norma culta.

    **Nota sugerida: 120/200**

    ### Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos para desenvolver o tema
    O tema da desvalorização da herança africana no Brasil foi abordado de maneira coerente, com referências adequadas a autores clássicos como Thomas More e Thomas Hobbes. No entanto, a relação com a obra “Utopia” poderia ser mais aprofundada para tornar o argumento mais claro e fundamentado.

    **Nota sugerida: 160/200**

    ### Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    O texto apresenta uma estrutura lógica, dividindo-se em introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, alguns argumentos carecem de clareza e precisão, especialmente no segundo parágrafo, onde a frase “Devido ao apagamento da cultura africana sofre principalmente nas escolas…” está confusa. Uma organização mais cuidadosa e explicações mais detalhadas fortaleceriam o desenvolvimento.

    **Nota sugerida: 120/200**

    ### Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    O texto faz uso de conectivos e recursos coesivos, mas há algumas construções ambíguas e problemas de coesão, como em “esse fruto antagônico” e “Diante disso quadro necessita ser alterado”. Revisar essas construções ajudaria a melhorar a clareza e a fluidez da argumentação.

    **Nota sugerida: 120/200**

    ### Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos
    A proposta de intervenção é pertinente e inclui ações específicas, como o financiamento de centros culturais e a inclusão da cultura africana nas escolas. No entanto, poderia ser mais detalhada, especificando melhor os agentes responsáveis e os meios de implementação. Isso daria mais força e realismo à proposta.

    **Nota sugerida: 160/200**

    **Nota Final Estimada: 680/1000**

    Para melhorar sua redação, sugiro focar na correção dos erros gramaticais, na clareza dos argumentos e no detalhamento da proposta de intervenção. Esses ajustes tornarão seu texto mais coeso, claro e alinhado aos critérios do ENEM.

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  4. Em sua obra “Utopia”, o renomado autor Thomas More retrata uma sociedade perfeita, sem conflitos ou mazelas sociais. No entanto, na realidade brasileira, percebe-se que são enfrentados desafios para que a herança africana seja valorizada, distanciando a população da perfeição. Então, é preciso analisar a lacuna educacional e a desigualdade social como fatores determinantes da problemática.

    Diante desse cenário, entende-se que a lacuna educacional necessita de superação. Sobre isso, Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, defendia que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Contudo, ao olhar para o sistema de ensino e perceber o quanto está focado no passado negro escravocrata, entende-se que os alunos irão sair sem refletir sobre a presença, em seu cotidiano, de características africanas, visto que, nas escolas essas heranças são pouco trabalhadas. Assim, é notável que essa dificuldade de ensino impede a valorização.

    Ademais, a desigualdade social é um empecilho que precisa ser mitigado. Nesse sentido, George Orwell, renomado intelectual, aponta que todos somos iguais, mas alguns são mais do que outros. Nessa lógica, quando observa-se a interiorização de afro-brasileiros e de suas culturas é possível perceber que o legado dos mesmos vem se apagando, visto que, as pessoas tratam sua cor, seu formato de cabelo, sua forma de agir e até mesmo seus costumes culinários com indiferença e discriminação, como se fosse uma maneira errada de viver. Então, a maneira desigual como são tratados socialmente precisa sofrer mudanças.

    Portanto, é fulcral mitigar as principais causas dos desafios para a valorização da cultura africana. Nesse contexto, o Estado deve direcionar verbas para a disponibilização de formações a professores e gestores, que irão participar de aulas construtivas sobre herança dos negros na nação verde-amarela, a fim de que os mesmos preparem momentos educativos para compartilhar com seus alunos, as informações que absorveram. Em acréscimo, as escolas publicariam nas redes sociais as atividades realizadas, com o intuito de aumentar o engajamento das ações, chegando aos olhos da sociedade. Assim, o nosso país terá progresso e estará mais próximo da perfeição retratada por More.

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