Desafio no descarte adequado de resíduos sólidos urbanos no Brasil

  • 1

Machado de Assis, em sua fase realista, despiu a sociedade brasileira críticas aos comportamenos egoístas e superficiais que caracterizam essa nação. Não longe da ficção, percebe-se aspectos semelhantes no que tange à questão do descarte inadequado de resíduos sólidos urbanos no Brasil. Nesse contexto, torna-se evidente como causa a negligência governamental, bem como o silenciamento.

A príncipio, o descaso do Estado sobre os resíduos sólidos e destino correto é uma barreira para solucionar o desafio. Conforme Jhon Locke, os seres humanos tem direitos naturais inálienaveis, sendo o da vida, educação, saúde, entretanto, o governo não tem cumprido com seu objetivo de garantir certos direitos, uma vez que, a falta de um bom planejamento para o descarte do lixo é alarmante no país, o que acarreta consequências ruins, como por exemplo, prejudicam a sobrevivência de doenças, alagamentos nas grandes cidades, etc.

Ademais, a não abordagem do grave problema ambiental e social na sociedade corrabora com a persistência da problemática. Consoante com o sociológo Jüngen Habermas, a linguagem é uma verdadeira forma de ação, nesse quesito, atraves da ação comunicativa, é possível transformar os aspectos objetivos, subjetivos e sociais do mundo. Assim, essa ela é uma ótima estratégia para o combate do descarte errado de resíduos sólidos.

Portanto, em função do posicionamento assumido, urge que o Ministério do Meio Ambiente deve maximizar o destino adequado do lixo por meio de investimentos e apoio técnico junto a estado e municipios, com o objetivo de melhorar a gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil. Logo, com essa medida provavelmente o desafio descrito será superado.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá! Gostei muito de sua redação. Gostei da extrutura do seu texto . Ele apresenta uma boa tese , possui repertório sócio cultural . Contudo ,ficou meio confuso o seu 2° desenvovimento , nao “casou” muito com aquilo que você citou no final da introdução: na parte onde você diz sobre o silenciamneto. Faltou detalhar um dos 4 elementos da sua conclusão ( Agente, ação, modo/meio ou finalidade).
    Competência 1 : 160
    Competência 2 : 200
    Competência 3 : 120
    Competência 4 : 160
    Competência 5 : 180

    Nota: 820 . Parabéns pela nota !

    • 1
  2. Olá, gostei da sua redação, mas acho que poderia melhorá-la em alguns pontos.
    Na introdução teve um erro de digitação em “comportamentos” que acho que não foi proposital rsrs. Na frase ” Não longe da ficção” eu não colocaria isso, pois você citou o escritor que não faz parte da ficção.
    No terceiro parágrafo, a última frase ficou confusa.
    É uma boa redação, você escreve bem é só ter um pouco mais de atenção em algumas partes do texto!

    • 1
  3. Muito boa a redação! Elencou citações e alusões, enriquecendo a redação.
    Na introdução poderia ter feito um aposto do autor Machado de Assis, por exemplo, o autor brasileiro Machado de Assis.
    No desenvolvimento 1 ficaria melhor o entendimento se tivesse ponto final antes de entretanto. Você também poderia citar algumas doenças que são causadas, e por fim a utilização do ETC empobrece a redação.
    No desenvolvimento 2 ficou um pouco consufo a última frase.
    A conclusão está boa, porém poderia ter mais intervenções, e a palavra provavelmente traz algo duvidoso, é melhor evitar usar.

    nota: 750

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.