desafio e perspectivas do ensino a distância.

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Durante a Guerra Fria, o desenvolvimento tecnológico avançou como nunca antes, entre as diversas ferramentas criadas, destaca-se a internet que modificou diversas relações na sociedade. Com a expansão desta, novas possibilidades surgiram, como a educação a distância. Contudo, essa forma de ensino que possibilitou que mais pessoas fossem inseridas nas universidades, também acabou segregando as parcelas da sociedade que não possuem acesso à internet e os meios para usar esta.

   Em primeira análise, é  inegável que EAD beneficiou diversos jovens que não tinham tempo disponível ou moravam em áreas distantes. Entretanto, como mostra a pesquisa de 2018 do Comitê Gestor da Internet no Brasil, CGI, 33% dos lares brasileiros não possuem internet, esse dado evidencia que nem todos brasileiros que precisam do ensino a distância possui internet para acessá-lo. Assim, a forma de ensino que deveria democratizar o acesso à educação, acabou a elitizando.

   Outrossim, de acordo com a mesma pesquisa do CGI, 58% dos lares não possuem computador, o que mostra que mesmo que os números de lares sem internet não sejam tão altos, os meios para usá-la são. O que torna mais difícil a democratização dessa forma de educação.  Dessa maneira, fica evidente  o quanto as tecnologias criadas na Guerra Fria não são acessíveis à toda população e isso colabora para que o ensino a distância desigual.

   Em virtude do que foi mencionado, é inegável que ações precisam ser tomadas para superar esses problemas. Portanto, fica imperativo que o Ministério da Educação, em parceria com ONGs voltadas para essa área social, promover a democratização da forma de educação EAD por da criação de programas que ofereçam a população internet gratuita, bem como a instalação de mais laboratórios de informática nas escolas municipais e estaduais a fim de promover acesso democratizado as tecnologias necessárias para o ensino a distância. Dessa maneira, tornando a educação mais justa e igualitária.

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3 Correções

  1. Olá!
    Sua redação tem estrutura de texto dissertativo, bom uso dos conectivos, o repertório poderia ser um pouco mais diversificado, mas tem dados e história, o que, por sinal, já é bom.
    Em relação ao uso da norma culta, No segundo parágrafo, “possui internet para ” o sujeito não seria “os brasileiros que precisam do ensino a distância” ?
    No último parágrafo,”promover a democratização da forma de educação EAD por da criação de programas ” após o “por” faltou um “meio” né, mas você só deve ter esquecido, só que compromete o como da sua intervenção,visto que, alguns corretores passam os olhos procurando as palavras chaves da intervenção. Então, por mais clichê que seja, vamos nos garantir né. Tirando esse detalhe, está perfeita a intervenção, mas eu trocaria o “Dessa maneira” porque você já utilizou no parágrafo anterior.
    Enfim, são só alguns detalhes que eu pude reparar, bons estudos!

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  2. No início, há a repetição da palavra “diversas”. Depois, há uma falta de vírgula em “destaca-se a internet que modificou diversas relações na sociedade”, sendo correto haver uma vírgula depois de internet. Na frase final do primeiro parágrafo a tese fica clara, o que é ótimo, porém poderia ter ficado mais sucinta e formal. Eu trocaria esta última frase por “Apesar de tal forma de ensino ter possibilitado que mais pessoas fossem inseridas nas universidades, gerou a segregação de parcelas da sociedade que não possuem acesso à internet e os meios para usar esta.”
    O segundo parágrafo começa bem, porém vai se tornando um pouco confuso. A segunda frase, entre “internet” e “esse dado”, ficaria mais adequada com um ponto final ou, caso prefira manter a vírgula, trocar “esse dado afirma” por “afirmando, assim, que…” (Nesse caso, seria interessante trocar o “Assim” que inicia a próxima frase por “Dessa forma”). Há alguns errinhos que acredito que sejam falta de atenção, como possui” no lugar de “possuem”, uma vez que se refere a “brasileiros”.
    O terceiro parágrafo começa confuso. Como assim “os meios para usa-la são”? Os meios são altos? Depois, há o uso de um ponto final no lugar onde deveria ser utilizada a vírgula, além da falta de “seja” na parte “para que o ensino a distância desigual.”
    O último parágrafo começa de uma maneira bem bacana, apesar do erro de concordância em “promover”, uma vez que o correto seria “promovam” (afinal, se refere aos agentes citados). Não entendi o “EAD por da criação”. “ofereçam a população” e “acesso democratizado as tecnologias” necessitam de crase.
    Apesar desses errinhos, a redação está, de forma geral, muito promissora. Você fez colocações muito interessantes! Espero ter ajudado <3

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  3. Olá youngblzzd, tudo bem? Espero que sim.
    Bom…
    Gostei bastante do seu texto
    Deu para ver que você compreendeu é transpôs bem o tema
    Você apresentou bons argumentos e soube desenvolve-los bem
    Você não utilizou outro repertório no desenvolvimento 2
    Você utilizou bem os conectivos
    Você cometeu alguns erros de concordância e acho que por esquecimento ou distração esqueceu de colocar algumas palavras
    Sua intervenção contém todos os elementos necessários para obter os 200 pontos na competência 5
    Como nota eu avaliaria dessa forma:
    C1: 140
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    NOTA: 860

    E é isso, espero ter te ajudar
    Continue escrevendo, você vai longe

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