Desafio dos jovens no mercado de trabalho

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É fato que no panorama atual em que a sociedade se encontra, o índice de desemprego foi mais agravado como consequência da pandemia do Covid-19. Não há dúvidas de que os jovens são o grupo que mesmo antes da pandemia, já eram prejudicados e tinham como um desafio o primeiro emprego. A dificuldade de entrada e permanência no mercado de trabalho não só afeta a economia do país, como também a saúde mental dos jovens.

Em primeiro lugar, um bom candidato precisa estar com sua saúde mental em dia para poder se dedicar e conquistar aquilo que almeja. No entanto, fatores como a pressão psicológica da sociedade que evidenciam a desocupação, geram um sentimento profundo de desânimo e frustração, o que ajuda a tornar a conquista do primeiro emprego ainda mais desafiadora. Nesse sentido, a necessidade de conseguir um trabalho para ajudar na renda familiar e a imposição de ocupar um cargo que gere lucros para população crescem juntas, porém, sem a estrutura necessária.

Ademais, diante da crise enfrentada empresas optam por contratar um profissional experiente do que um jovem sem experiência, já que ambos geram os mesmos custos de contratação. Existem muitas vantagens na convivência entre jovens com pouca ou nenhuma experiência e profissionais formados, dentre elas o compartilhamento de ideias de pontos de vista diferentes no mesmo contexto profissional, que gera variação de alternativas de trabalho. Contudo, essa vantagem não é transpassada, dando abertura para o prejulgamento se instalar e prejudicar a admissão de jovens no mercado de trabalho.

Diante dos fatos evidenciados, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) deve investir na criação de cursos gratuitos profissionalizantes e em sua divulgação. Dessa forma, haverá disponibilização de estrutura a favor da capacitação dos jovens para entrada no ramo de atividades trabalhistas. A fim de que tanto o candidato, sem experiência porém com conhecimento, quanto a empresa tenham segurança para atuarem juntos.

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4 Correções

  1. Competência 1-160
    Competência 2-80
    Competência 3-120
    Competência 4-160
    Competência 5- 160 ( faltou o “o que”)
    Nota:670
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    * Sua conclusão apresenta falhas, siga meu bloco de dicas para essa Competência:
    Competência 5- nela você precisa citar o órgão que tem que interver na problemática, o que (como eu disse ali em cima) ele tem que fazer(ex: tomar medidas acerca do preconceito musical), quais as medidas que ele tem que tomar(ex: através de aulas interdisciplinares envolvendo a família), a finalidade daquilo (ex: com a finalidade de amenizar a discriminação no Brasil) e o detalhamento, que o detalhamento é o que gera mais dúvida, nele você pode detalhar um órgão, então você pode falar do órgão inicial e depois de colocar a finalidade, colocar também outro órgão para interver na problemática, por isso que em algumas redações nota 1000 você vê duas propostas de intervenção, além que pra citar todos os termos anteriores para fechar a competência 3, duas propostas vão te ajudar automaticamente.
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    — Seu texto precisa de evolução, ainda tem muitas coisas que você precisa avaliar nele.
    * Seu texto tem poucos conectivos, sempre que der coloque um, toda hora que iniciar uma frase, lembre do conectivo, se der, aproveite para coloca-lo. Na conclusão não tem nenhum, coloque: Portanto, a Organização…
    * Em uma dissertação você tem que colocar uma causa e uma consequência, ali você coloca a Covid-19 como causa e a economia baixa e saúde mental baixa como consequência. Será que esse é um argumento bom( A Covid-19)? Então quer dizer que antes da pandemia não tinha desemprego? (Não tô falando em Tom de crítica) pois é, aconteceu a mesma coisa comigo quando citei a Covid-19, mude esse argumento, você pode dizer: além de que a Covid-19 agravou essa questão etc, etc, etc…
    *no desenvolvimento você diz: “…crescem juntas, porém, sem a estrutura necessária.” Ao dizer isso, elabore uma explicação, diga o pq delas não crescerem juntas, isso impacta na C3.
    * Vi que seu texto apresenta alguns erros de vírgula e concordância verbal, meu estilo de correção não visa muito apresentar os erros gramaticais, então estude esse conteúdo: vírgula e concordância ( mais é vírgula mesmo)
    * Na conclusão você diz somente sobre os cursos que os jovens têm que ter(aliás, deixe explicito que isso vai melhorar a economia), mas não apresenta um proposta para a saúde mental baixa como você disse na introdução. Você disse que isso prejudica a economia, mas o que você fala no desenvolvimento 2 é sobre as empresas escolherem: ou jovem, ou adulto. Isso entra em discordância com o que você diz antes, uai, se isso provoca falha na economia, como que tá sobrando gente para a empresa contratar? Tá me entendendo? Eu não conseguiria colocar a economia prejudicada nesse contexto, as você pode dizer sobre os profissionais não qualificados(vc já falou né?! Mas lê as msm assim), uma vez que o jovem, por não ter estudo, mazela provocada pela negligencia governamental, não atende às espectativas das empresas de contratações, fazendo com que as empresas… Nesse sentido tendeu?
    * Seu texto não tem nenhuma citação, fora a covid né, mas ela não tem muito peso, você tem que colocar um filme ( ou um anime, como eu sempre faço), uma novela, citação de filósofos, poéticos, essas coisas, algo com peso, ae depois você cita um dado ( geralmente os textos motivadores têm dados) e só com essas 2 citações você já fecha a C2.
    *”…Contudo, essa vantagem não é transpassada” diga o pq, coloque “uma vez que” ou “visto que” ou “porquanto” e desenvolva, ae você ganha na C3 por desenvolver todas as ideias, e ao mesmo tempo na C4, colocando conectivos para conectar o texto.
    — Bom, envie mais redações que eu vou te ajudando, se quiser que eu te mostre os erros da competência 1 me comunique mas mensagens.

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  2. Olá. Vou fazer algumas observações na sua redação.

    É fato que no panorama atual em que a sociedade se encontra, o índice de desemprego foi mais agravado(1) como consequência da pandemia do Covid-19. Não há dúvidas de que os jovens são o grupo que mesmo antes da pandemia, já eram prejudicados e tinham como um desafio o primeiro emprego. (2)A dificuldade de entrada e permanência no mercado de trabalho não só afeta a economia do país, como também a saúde mental dos jovens.
    (1) Aqui o “foi mais agravado” soou bem informal. Seria melhor: “o índice de desemprego teve um agravamento como consequência…”
    (2) Faltou um conectivo aqui.

    Em primeiro lugar, um bom candidato precisa estar com sua saúde mental em dia para poder se dedicar e conquistar aquilo que almeja. No entanto, fatores como a pressão psicológica da sociedade que evidenciam a desocupação,(1) geram um sentimento profundo de desânimo e frustração, o que ajuda a tornar a conquista do primeiro emprego ainda mais desafiadora. Nesse sentido, a necessidade de conseguir um trabalho para ajudar na renda familiar e a imposição de ocupar um cargo que gere lucros para população crescem juntas, porém, sem a estrutura necessária.
    (1) Seria melhor não ter a vírgula aqui. Gerou uma confusão no texto.
    *Aqui faltou repertório para comprovar tudo isso que você disse. O que prova que exista essa pressão psicológica da sociedade? Você citou bastante coisa que poderia entrar um dado ou estatística nessa parte do seu texto. Não dá para explicar tudo, óbvio, mas você precisa trazer um repertório central e destrinchar ele.

    Ademais, diante da crise enfrentada(1) empresas optam por contratar um profissional experiente do que um jovem sem experiência, já que ambos geram os mesmos custos de contratação. (2)Existem muitas vantagens na convivência entre jovens com pouca ou nenhuma experiência e profissionais formados, dentre elas o compartilhamento de ideias(3) de pontos de vista diferentes no mesmo contexto profissional, que gera variação de alternativas de trabalho. Contudo, essa vantagem não é transpassada, dando abertura para o prejulgamento se instalar e prejudicar a admissão de jovens no mercado de trabalho.
    (1) Opa, vírgula.
    (2) Mais uma vez, conectivo. Aqui seria interessante um “Entretanto…”
    (3) Poderia tirar o “ideias” aqui tranquilo que o texto ficaria até melhor para ler.
    *Mesma observação do D1. Faltou algum repertório que comprovasse tudo o que você disse. Mas no geral, sua argumentação foi boa.

    Diante dos fatos evidenciados, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) deve investir na criação de cursos gratuitos profissionalizantes e em sua divulgação. Dessa forma, haverá disponibilização de estrutura a favor da capacitação dos jovens para entrada no ramo de atividades trabalhistas. A fim de que tanto o candidato, sem experiência porém com conhecimento(1), quanto a empresa tenham segurança para atuarem juntos.
    (1) Aqui teve uma falta de organização no texto. Ficaria melhor assim: “A fim de que tanto o candidato sem experiência, porém com conhecimento, quanto a empresa…”
    *Aqui houve um errinho de organização da sua redação. Seria interessante você trazer uma solução para o problema da saúde mental que você disse. Outra coisa, faltou mais detalhamento na sua proposta. Você poderia dizer mais sobre os cursos ou da capacitação desses jovens.

    Encontrei poucos erros gramaticais, a maioria em questão de pontuação mesmo. Dê uma olhadinha nesse assunto que é bem tranquilo de entender.

    Sobre a redação, acho que as observações que eu apontei já vão te ajudar bastante. O que comentaram abaixo já é uma boa análise em relação aos pontos que o ENEM exige na redação. Dei mais um foco na gramática mesmo.

    Parabéns, e continue treinando!

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  3. C1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
    escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160.
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio
    mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
    conclusão. 120.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada,
    com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. 160.
    C4: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
    repertório pouco diversificado de recursos coesivos. 120.
    C5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão
    desenvolvida no texto. 160.
    Total: 720

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  4. Olá!
    Nessa redação, você usou conectivos, porém um pouco escassos ainda.
    Sua introdução ficou bem contextualizada
    No D1, eu só trocaria o “conquistar aquilo que almeja “por conquistar o que almeja”
    No D2 achei bem estruturado, você constatou que existem vantagens de contratar os jovens e ainda exemplificou, isso confirma o que você está dissertando.
    Na sua conclusão, eu só colocaria um conectivo no começo, pra ligar o parágrafo anterior a esse. Na última frase, não tem necessidade de ter um ponto final a partir do “A fim”, ela é uma continuação da sua finalidade.
    Dica* Procure nos seus próximos textos, criticar mais o Governo, tipo, o que ele tem feito para agravar o problema ( ou o que não tem feito) para combater o problema. Você cobrar ações do Estado, na minha opinião, você vai estar se posicionando como cidadã.
    No mais, parabéns e não deixe de treinar

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