Desafio do tabagismo entre os jovens

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A Constituição Federal de 1988 garante a saúde — bem como políticas sociais que visem a diminuição do risco de doenças — como direito fundamental de todo cidadão. No entanto, voltando-se à questão do tabagismo entre os jovens, urge uma problemática, fundamentada numa passividade estatal que contribui para que cada vez mais cedo os indivíduos passem a fumar. Frente a isso, é necessário que se avalie a busca excessiva pelo lucro capitalista, bem como a questão da formalização educacional.

Em primeiro lugar, a lógica lucrativa, aliada à negligência do governo, acentua a problemática. Isso ocorre porque não há uma fiscalização feita pelo órgão federal à empresas que comercializam produtos feitos à base de nicotina, o que facilita o acesso por parte dos mais jovens. Dessa forma, o tabaco encontra-se disponível para o consumo cada vez mais precocemente.

Além disso, a imposição de uma escola formal fomenta a questão. Tal afirmação se explica pelo fato das instituições se voltarem apenas para a formação técnica de seus alunos, uma vez que poderiam implementar discussões a respeito do tabagismo e suas consequências. Consoante a isso, o educador Paulo Freire afirma que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”, evidenciando o papel educacional na construção de pessoas mais críticas e informadas.

Sendo assim, o governo federal, aliado ao Ministério da Saúde, deve criar um Plano Nacional de Combate ao Tabagismo, por meio de um decreto, que atue em postos de saúde e escolas realizando palestras a respeito do tema e enfatizando seus riscos, para inteirar a população, e, consequentemente, assegurar um direito constitucional.

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2 Correções

  1. Introdução
    – bem apresentada, contextualizada
    -possui problematização
    -teses explícitas

    Desenvolvimento 1
    – possui tópico frasal
    – falta repertório de sustentação
    – possui argumentação autoral
    -possui fechamento

    Desenvolvimento 2
    – possui tópico frasal
    – contém argumentação autoral
    -possui repertório e fechamento

    Conclusão
    Possui todos os 5 elementos
    Atente-se ao tópico frasal, na conclusão vc precisa retomar brevemente o tema

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  2. Olá. Sua redação é prática, simples e direta um ponto forte, na visão dos corretores, a parte de articulação do esqueleto do texto deve ser mais explorada devido a ausência de margem no inicio dos parágrafos, outra dica é a presença de mais repertorio cultural no que diz respeito a dados e frases de filósofos e pensadores- no mínimo 1 em cada paragrafo do desenvolvimento- oque vai enriquecer mais sua tese defendida juntamente com a presença de mais conectivos. Sobre sua conclusão ela faz um complemento direto aos problemas expostos, tento esquecido apenas de resolver sobre a fiscalização econômica como afirmado no desenvolvimento do texto “…não há uma fiscalização feita pelo órgão federal à empresas que comercializam produtos feitos à base de nicotina…”
    Nota de acordo com as competências:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa-160(bom)
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo-200(ótimo)
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista-120(mediano)
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação- 160(bom)
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural- 200(ótimo)
    Parabéns pela sua redação e continue treinando…

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