*tema: desafio do saneamento básico no Brasil*
Desde os tempos passados, grande parte da população brasileira vive em condições precárias. Mostrando vários conflitos que deveriam tocar as pessoas como um todo. Um deles é a falta de saneamento básico, que é um problema não só por mostrar um ponto a desigualdade social, como também por ser uma ameaça à saúde pública.
Antes de tudo, é necessário saber que o Brasil é um dos países com maior índice desigual do mundo. Tendo conhecimento da pirâmide social, é compreendido que existem pessoas com capacidade de solucionar os problemas dos menos favorecidos, porem não o fazem. Segundo Martin Luther King ” a injustiça num lugar qualquer, é uma ameaça a justiça em todo lugar” nesse sentido pode se relacionar a desigualdade, sendo um problema que resolvido, traz um bem a todos.
Ademais, é notório que a questão de saúde pública é algo que afeta grande parte da população. Com base nas pesquisas brasileiras, 35 milhões de pessoas não tem acesso à agua tratada e 100 milhões sem coleta de esgoto, é inegável o quão séria essa situação é. A revolta da vacina nos mostra isso, como exemplo de que viver nessa situação precária, sem rede esgoto e a falta de saneamento em geral, afeta a saúde das pessoas, trazendo na grande maioria, doenças desconhecidas como resultado.
É certa a necessidade de solução para este problema, em suma de tornar-se um país menos desigual, o Ministério da saúde e o Ministério público, junto com todos os representantes governamentais devem olhar com um lado mais empático para a situação. Criando um amplo projeto que combata a falta de saneamento nos lugares, em especial as periferias. Isso pode ser feito por meio do tratamento da água e da rede de esgoto. Desse modo espera-se uma condição melhor de vida e uma sociedade menos desigual.
quem puder dar nota, obrigada :)
Barbara Klaus
Oi Laura, tudo bem? Vou corrigir seu texto por parágrafos, ok?
1-Desde os tempos passados, grande parte da população brasileira vive em condições precárias. Mostrando vários conflitos que deveriam tocar as pessoas como um todo. Um deles é a falta de saneamento básico, que é um problema não só por mostrar um ponto a desigualdade social, como também por ser uma ameaça à saúde pública.
* A sua introdução está muito vaga, muito superficial, é sempre bom você fugir do generalismo e utilizar algo mais concreto, como uma referência histórica ou da literatura. Além disso, encontrei o uso de gerúndios, falta de concordância e a repetição de palavras, o que não é adequado.
2-Antes de tudo, é necessário saber que o Brasil é um dos países com maior índice desigual do mundo. Tendo conhecimento da pirâmide social, é compreendido que existem pessoas com capacidade de solucionar os problemas dos menos favorecidos, porem não o fazem. Segundo Martin Luther King ” a injustiça num lugar qualquer, é uma ameaça a justiça em todo lugar” nesse sentido pode se relacionar a desigualdade, sendo um problema que resolvido, traz um bem a todos.
* Notei o uso correto do conectivo, parabéns. Sua argumentação também possui erros de concordância. Você pode reescrever o primeiro período simplesmente alterando algumas palavras. Ex: “Antes de tudo, é necessário saber que o Brasil é um dos países com maiores índices de desigualdades no mundo.”
Além disso, você mantém generalizações ao não exemplificar como poderia haver essa equidade por parte das pessoas privilegiadas. É sempre bom falar mais da pessoa que você está citando. Quem foi Martin Luther King? O que ele fez? Onde nasceu? É muito válido complementar a citação para aumentar sua validação.
3-Ademais, é notório que a questão de saúde pública é algo que afeta grande parte da população. Com base nas pesquisas brasileiras, 35 milhões de pessoas não tem acesso à agua tratada e 100 milhões sem coleta de esgoto, é inegável o quão séria essa situação é. A revolta da vacina nos mostra isso, como exemplo de que viver nessa situação precária, sem rede esgoto e a falta de saneamento em geral, afeta a saúde das pessoas, trazendo na grande maioria, doenças desconhecidas como resultado.
* Novamente, generalizações e superficialidade. Que pesquisas são essas? Quem fez? Quando? Quais as consequências disso para a saúde coletiva em aspectos reais e práticos?. Além disso, não achei válida a referência á revolta da vacina da forma que você exemplificou, novamente, é necessário sempre especificar. Notei também o uso incorreto e a falta de acentuações.
4-É certa a necessidade de solução para este problema, em suma de tornar-se um país menos desigual, o Ministério da saúde e o Ministério público, junto com todos os representantes governamentais devem olhar com um lado mais empático para a situação. Criando um amplo projeto que combata a falta de saneamento nos lugares, em especial as periferias. Isso pode ser feito por meio do tratamento da água e da rede de esgoto. Desse modo espera-se uma condição melhor de vida e uma sociedade menos desigual.
*Gostaria de novamente ressaltar a superficialidade. De quê maneira o MS e o MP podem efetivar esse projeto? Como isso vai ajudar no combate á problemática?*
EduardaVargas
Vamos lá, eu achei a sua redação bem boa em alguns aspectos, como o uso de citações e dados para embasar a sua argumentação. Porém, eu encontrei alguns erros de ortografia que acho que seria válido você arrumar;
-Como por exemplo o uso do “trás” no segundo parágrafo, sexta linha. O correto seria “traz”, já que trás= atrás, traz= trazer.
-Também quando você vai fazer a citação de Martin Luther King, após você colocar os aspas você deve começar com letra maiúscula.
-Além disso, quando você for citar o Ministério Público ou qualquer outro ministério, você deve citar com a letra maiúscula assim como eu acabei de escrever, já que é um substantivo próprio.
– Também achei alguns erros nas vírgulas e de pontuações, que acho que seria legal se você trabalhasse mais nessa área.
– E por fim, tente evitar o uso de palavras conotativas ( sentido figurado) e mais as palavras de sentido denotativo ( sentido literal). Também acho que seria legal se você utilizasse mais conectivos como: além disso, mas, porém, entretanto, contudo,
portanto, todavia, acerca disso, por outro lado, por conseguinte, entre outros.
Fora esses erros, a estrutura da sua redação está muito boa, e a sua argumentação está bem embasada de forma coerente e coesa, e a sua proposta de intervenção está respeitando os direitos humanos e trazendo elementos essenciais como ação, agente, meio e finalidade. A relação de causa/efeito durante o texto também está bem explícito.
Portanto, eu diria que a nota da sua redação estaria entre 820, por aí. Espero ter ajudado =)