Iniciante

Desafio do processo de alfabetização em questões no Brasil

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   A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do pais, prevê em seu artigo 6, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Com quanto, oque vemos não se baseia nesta constituição. Além disso temos que cuidar dos nossos jovens, para que os mesmos tenham um bom futuro á frente.

     Atualmente, o Brasil carrega grandes taxas de analfabetismo em todo mundo. Evetualmente, o pais tem que trabalhar mas afundo para que a maioria tenha acesso a uma educação basica, saber ler e escreve. Esses conhecimentos são essênciais em todo canto do mundo, pois gera mais oportunidades, assim tirando da pobreza milhões de pessoas.

     De acordo com, Panad continua( Pesquisas Nacional por amostra Domicílio contínua), à cerca de 11,5 milhões de pessoas analfabetas no Brasil, não sabem no minimo escrever seu próprio nome. Tendo isso, são excluidas da sociedade, e assim chegam a sofrer varios tipos de preconceitos.

     Assim sendo, isto não é um trabalho social mas sim político. Onde todos devem- se organizar e trassar estratégias alfabetização. O ministério da educação tem que se reavaliar e acabar com essa margem, fazendo que todos tenham uma ótima educação, investindo nas escolas, dando incentivos aqueles que são reprovados mais de uma vez, para que assim todos tenham oportunidades iguais e ampliando toda a alfabetização.

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3 Correções

  1. Bom, ao avaliar a sua redação, notei vários erros gramaticais, que podem ser também erros de digitação. Outra coisa que percebi também, foi o erro de concordância e de uso da virgula, como se mostra em: ´´Atualmente, o Brasil carrega grandes taxas de analfabetismo em todo mundo. Evetualmente…“. Portanto, sugiro que releia seu texto, e tente encontrar todos esses erros e, dessa forma, corrigi-los, se possível. Outro ponto que reparei, foi no tempo verbal que você usou. Nunca use o verbo na primeira pessoa, sempre na terceira, pois o texto tem que ser impessoal.
    Espero ter ajudado da melhor forma possível!
    Bons estudos!

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  2. Primeiramente, peço desculpas caso minha correção não seja muito boa, estou começando a fazer isso agora.
    – Competência 1: 80
    Percebi muitos desvios gramaticais, que podem ser resultado de erros de digitação, como falta de pontuação em diversas sentenças e também de acentuação em algumas palavras como país. Além disso, algumas palavras estão incorretas. Ambas as coisas podem ter decorrido de uma falta de revisão após o término do texto, então fica atenta para esse passo :).
    – Competência 2: 120
    Apesar dos seus desenvolvimentos trazerem repertório, a argumentação é rasa, então cabe aprofundar um pouco mais, por exemplo, trazendo causas do problema. Ademais, muitos verbos foram colocados em primeira pessoa, o que não é característica do modelo dissertativo argumentativo.
    – Competência 3: 120
    Na introdução você traz como repertório a Constituição Federal e consegue trabalhar em cima disso, entretanto, no D2, ao trazer o PNAD Contínua, além de estar escrito de forma incorreta, não há muito proveito dos dados, te indico que relacione um pouco mais o texto com o que você traz, fazendo mais associações.
    – Competência 4: 120
    Faltam recursos coesivos, sugiro que aumente os conectivos no seu texto e reveja alguns utilizados, como por exemplo, no trecho seguinte: ” Além disso temos que cuidar dos nossos jovens, para que os mesmos tenham um bom futuro á frente.”, seria mais plausível um conectivo como “Dessa maneira, há a necessidade de…”, porque um além disso dá a ideia de algo mais sendo exigido, mas nas orações anteriores são dados fatos e não ideias.
    – Competência 5: 120
    Então, na sua proposta de intervenção você traz um Ministério como agente, além da ação e das consequências, o que é um ótimo ponto, entretanto, falta um meio para isso acontecer, uma forma que deixe as ações mais palpáveis e não tão idealizadas.

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  3. Olá! Então, sobre sua redação, logo nas primeiras linhas fica muito claro que é um modelo coringa, mas não tem nada de mal nisso, desde que não cometa erros e equívocos, hein! Só tome cuidado com isso ;) Ainda na introdução reparei que você utilizou palavras como “vemos”, “temos” e “nossos” que são típicos da 1º pessoa e na dissertação argumentativa você não pode fazer isso, deve sempre escrever em terceira pessoa para que seja um texto impessoal.

    Acredito que se você reescrevesse o primeiro paragrafo dizendo “A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do pais, prevê em seu artigo 6, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, a realidade brasileira é distinta do que é previsto pela constituição. Além disso, deve-se manter cuidado om os jovens, para que os mesmos desfrutem de um futuro oportuno.” Ainda assim há erros nessa frase reescrita, mas é uma sugestão de como retirar a primeira pessoa ;)

    No segundo parágrafo você poderia dizer a taxa de analfabetismo, ou então dizer brevemente como o brasil tem que fazer para melhorar a educação (dar só um spoiler do que vc falaria na conclusão, não vai explicar tudo no desenvolvimento) ou então citar quais as oportunidades são geradas.

    No terceiro parágrafo você poderia citar brevemente tipos de preconceitos sofridos por essas pessoas.

    Há erros de posição de vírgulas e seria interessante se você conseguisse aumentar seu vocabulário, para não cometer erros na escrita, como o “com quanto” que na realidade é “conquanto” para que consiga utilizar palavras mais corretas para o contexto, pois, particularmente, não considero o termo “carrega” como mais adequado no segundo parágrafo, e para evitar gerúndios! No último parágrafo há os gerúndios “fazendo”, “investindo” e “dando” e usar em excesso palavras assim faz com que o corretor do ENEM considere nosso vocabulário pobre, por isso é bom evitar.

    A conclusão do ENEM requer vários aspetos para ser avaliada (quem, o que, como, para que…)… Então crie perguntas na sua cabeça e tente responder todas, tipo quem vai fazer a intervenção? com quem mais? como ela vai fazer isso? o que ela espera com isso?
    Você pode montar seu esquema, “Em suma, [_retoma_a_tese_]. Logo, cabe ao [_fulano_] em união ao [__outro_fulano__] realizar/fazer/promover [_isso_ isso_], por meio [__desse_jeito__], a fim de que seja possível [__fazer_tal_coisa__]. [frase de fechamento]

    Desculpe-me qualquer coisa, posso ter sido equivocada em meus comentários, mas tirei um tempinho para tentar te ajudar… Espero que tenha entendido pelo menos um pouco e me desculpe por não saber atribuir nota :( mas vc com certeza vai melhorar e tirar um notão!! Sucesso e não desiste nunca!!

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