A Educação a Distância (EAD) é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram em registros de 2003 a 2013, que das 3,3 milhões de matrículas no ensino superior, um terço correspondia a cursos a distância. Atualmente, com a pandemia do COVID-19 e consequentemente o isolamento social, o método EAD ganhou muito mais reconhecimento. Porém, apesar do aumento da preferência para esse tipo de ensino, ainda existem desafios que inviabilizam o acesso do aluno e do professor dentro dessa modalidade.
Apesar da regulamentação pelo MEC em 2006, ainda é possível encontrar preconceito com relação a EAD, mais precisamente no quesito qualidade. É muito comum haver repulsão quando se trata de serviços oferecidos nesse meio, principalmente entre indivíduos que não tem muito contato com recursos digitais. Esse problema se torna ainda mais evidente ao se referir a empresas que, muitas vezes não tem um órgão fiscalizador, o que reforça a ideia de pouca qualidade nessa área.
Outro fator relevante é a democratização do acesso a tecnologia em áreas de baixa renda. Atualmente no Brasil, regiões menos desenvolvidas são desprovidas de recursos on-line pela falta de acesso a internet, pois esse serviço ainda é muito escasso em boa parte do país. Além disso, a demanda por dispositivos como computadores e celulares também é muito grande. Desse modo, muitas pessoas não conseguem usufruir do que a internet proporciona, seja no âmbito educacional como cursos, graduação e até especialização em diferentes áreas, ou o serviço como um todo.
Em suma, é importante reconhecer o valor do ensino a distância assim como seus benefícios. Porém, vale destacar alguns desafios que são enfrentados ao preferir essa modalidade, como a qualidade e a falta de acesso em regiões pouco desenvolvidas. Com isso, faz-se necessário que as empresas tomem a iniciativa de implantar um órgão fiscalizador para garantir a disponibilização do ensino com a qualidade exigida. Ademais, o Governo Federal deve se atentar a essas regiões, e investir na infraestrutura de cidades pequenas e na construção de bibliotecas para que todos possam se valer dessa tecnologia.
(SE BASEIE NAS COMPETÊNCIAS DO ENEM PARA CORRIGIR)
KaCa
A redação em si está muito boa, os argumentos estão bem articulados! Porém, o que poderia ser mudado é a introdução que não precisa ser muito extensa. E os dados estatísticos que você colocou na introdução são ótimos argumentos para serem utilizados no desenvolvimento. Mas está de parabéns!
FrancianeBorges
Competência 1: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, totalizando 120 pontos.
OBS: Silvia, não sou uma especialista, sou apenas uma aluna como você, mas no meu ver, no seu texto foi encontrado desvios ortográficos e dificuldade de pontuação. Na redação do seu texto, você deve procurar ser clara, objetiva, direta; empregar um vocabulário mais variado e preciso, diferente do que utiliza quando fala. Além disso, o texto dissertativo-argumentativo escrito exige que alguns requisitos básicos sejam atendidos, como por exemplo, a precisão vocabular. E também, as propostas de problemas ou desafios que você abordou na conclusão, deveriam estar na introdução do seu texto.
Competência 2: Desenvolve bem o tema e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão, totalizando 160 pontos.
OBS: Silvia, você desenvolveu de forma adequada o tema, mas apresenta uma abordagem, superficial. Seja incisiva quanto ao seu ponto de vista. a linguagem da redação deve ser impessoal, mas isso não quer dizer que o seu texto não deva apontar um direcionamento sobre o que você defende. Não fique apenas apresentando uma série de dados e de fatos sem que o seu vocabulário indique que eles foram apresentados para fundamentar sua opinião. Relacionar o tema com a sua realidade de aprendizados é enriquecedor para o texto e ajuda a credibilizar suas ideias, tornando-as plausíveis e persuasivas.
Competência 3: Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém os organiza e relaciona de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista, totalizando 120 pontos.
OBS: Silvia, na dissertação a argumentação é a chave. Além disso, é importante ter claro a estrutura do texto, que tem parâmetros bem definidos. O seu texto foi organizado em 4 parágrafos: introdução, dois de argumentação e um de conclusão, isto é um ponto positivo para você. Em relação à introdução do Enem, geralmente, está dividida em duas partes: contextualização e tese. A contextualização é onde se apresenta o tema ao leitor. É possível começar definindo os conceitos principais, fazendo um percurso histórico e/ou fazendo uma alusão a algum acontecimento recente.
Competência 4: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos, totalizando 120 pontos.
OBS: Você deve fazer uma análise para que as palavras e os períodos da sua redação tenham uma boa articulação entre si. Por isso, leia e releia-os, refletindo se o que você está dizendo está realmente compreensível para o leitor. Lembre-se que para fazer este exercício de forma eficiente, você precisa ter certa distância do seu texto. Afinal, como autor, você sabe exatamente o que ele quer dizer.
Competência 5: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto, totalizando 120 pontos.
OBS: Em sua proposta de intervenção é possível observar os seguintes elementos: a ação (o que faz?), o agente (quem faz?), efeito ou objetivo pretendido (para quê?), faltando apenas o modo/meio (como faz?) e detalhamento de um dos elementos citados. Para atingir uma boa nota nessa competência, você precisa pensar em uma solução realmente prática e efetiva e que responda todos os questionamentos supracitados.
TOTAL: 640 pontos.
RicardoAlves07
Redação muito boa, argumento estão bem elaborados e organização excelente. Só dois pontos que cabem ser citados. Só usou dois dados estatístico, seu texto é ótimo, mas se colocasse uma ou duas alusões Históricas ou filosóficas ficaria melhor ainda. o segundo ponto é da sua introdução, para que ela tivesse perfeita bastava você citar o que iria escrever nos argumentos, além dos desafios a serem superados.
não sou um especialista, só minha opinião para ajudar seus estudos.
não levei em consideração a ortografia, mas daria para a sua redação 900 pontos.
Laila Carolina
Olá, você fez todos o detalhamento na introdução do que iria abordar no decorrer dos textos, mas esqueceu de expor os pontos que iria ser usado. Usou dados informativos que é essencial para as redações.
Você só teve dois erros no inícios dos seus desenvolvimentos 1 e 2 que foi o uso dos conectivos inicial, se você tivesse usado sua nota aumentaria. Na sua conclusão (qual empresa de órgão fiscalizador poderia implemeta ele?), detalhe mais, procure mais, existem muitos órgãos e precisa detalhados. Te darei 720.
thaisssss
Oie, tudo bem?
Achei sua redação muito bem escrita, estruturada da maneira correta, norma padrão ok…Por isso, não notei nada pra pontuar aqui hahahah
Meus parabéns! Ótima redação! :)
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reness0
A sua introdução está ótima, embora você repita uma única palavra muitas vezes. que foi o caso do ensino. Para além disso, você cita que existem desafios para a concretização desse ensino, seria bom que falasse quais seriam eles na sua introdução, as chamadas teses.
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Ambos os seus desenvolvimentos apresentam tópicos frasais, e isso ajuda muito na coesão do seu texto aumentando sua nota na C4, em consonância com isso, você utiliza muito bem dos conectivos, fazendo seu texto ficar mais fluído.
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O seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, o seu argumento eu não consegui entender, você faltou dissertar mais sobre ele:
> “Esse problema se torna ainda mais evidente ao se referir a empresas que, muitas vezes não tem um órgão fiscalizador, o que reforça a ideia de pouca qualidade nessa área.” <
Podia falar mais sobre o que elas não fiscalizam, e que a internet ruim prejudica muito o contato dessa parcela da população com o EAD.
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C1: 160;
C2 120 (não apresentou repertório sociocultural muito vasto, é preciso que melhore isso e se aprofunde mais, uma dica: pesquise agora na internet, aprenda, pratique, só assim você pode aprimorar e buscar outras ideias);
C3: 120;
C4: 200;
C5: 200;
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TOTAL: 800
TamiresRosa
*A COVID-19
* do acesso à tecnologia
* acesso à internet
160 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
160 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
120 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
120 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
120 – Competência 5: Proposta de intervenção
TOTAL: 680
Parabéns!!